Governo federal lança pesquisa de mapeamento de maturidade BIM no Brasil

Governo federal lança pesquisa de mapeamento de maturidade BIM no Brasil - Imagem 1 de 1
Foto de Evgeniy Surzhan, via Unsplash

Alinhada à sua missão de promover o aumento de maturidade digital de todos os segmentos do setor produtivo, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), em conjunto com a Grant Thornton e Sienge, realiza a segunda edição da pesquisa Mapeamento de Maturidade BIM.

O estudo tem como objetivo identificar o nível de maturidade do BIM (Building Information Modeling) na indústria da construção brasileira. Ao responder à pesquisa, além de contribuir neste grande mapeamento do setor, será oferecida uma avaliação individual sobre a maturidade do BIM na sua empresa.

A pesquisa norteará ações mais assertivas de difusão e adoção do BIM voltadas a empresas do setor de Arquitetura, Engenharia e Construção. O prazo limite para respostas é até o dia 30 de junho.

A ABDI é responsável pela Plataforma BIMBR - portal do governo federal que vem sendo administrado pela Agência no âmbito da Estratégia BIM BR. Lançada em maio de 2018, a Estratégia BIM BR é a política pública que visa promover, em um período de dez anos, um ambiente adequado ao investimento em BIM e sua difusão no país.

BIM no Brasil

O governo federal estabeleceu, por meio do decreto nº 10.306/2020, a utilização do BIM na execução direta ou indireta de obras e serviços de engenharia realizadas por alguns órgãos e entidades da administração pública federal. No mesmo ano, 2020, quando foi realizada a primeira edição dessa pesquisa, os resultados indicavam que 38,4% das empresas participantes do mapeamento já utilizavam a plataforma, com 70% das empresas afirmando que pretendiam adotar em até dois anos.

Com a obrigatoriedade iniciada, torna-se necessário entender como esse processo, que promove mudanças na forma de pensar e agir dos envolvidos no setor, encorajando a visão dos projetos a longo prazo e com uma colaboração multidisciplinar, vem sendo utilizado e adotado pelas empresas da construção civil. A nova edição da pesquisa vai verificar se houve um incremento na utilização da metodologia e qual o seu impacto.

Neste ano, a pesquisa foi totalmente reformulada – são apenas 20 perguntas com foco no recorte essencial que apontará o nível de maturidade atual da metodologia. 

Participe da pesquisa.

Sobre este autor
Cita: ArchDaily Team. "Governo federal lança pesquisa de mapeamento de maturidade BIM no Brasil" 26 Jun 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/984083/governo-federal-lanca-pesquisa-de-mapeamento-de-maturidade-bim-no-brasil> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.