Governo federal lança pesquisa de mapeamento de maturidade BIM no Brasil

Governo federal lança pesquisa de mapeamento de maturidade BIM no Brasil
Governo federal lança pesquisa de mapeamento de maturidade BIM no Brasil - Imagem 1 de 1
Foto de Evgeniy Surzhan, via Unsplash

Alinhada à sua missão de promover o aumento de maturidade digital de todos os segmentos do setor produtivo, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), em conjunto com a Grant Thornton e Sienge, realiza a segunda edição da pesquisa Mapeamento de Maturidade BIM.

O estudo tem como objetivo identificar o nível de maturidade do BIM (Building Information Modeling) na indústria da construção brasileira. Ao responder à pesquisa, além de contribuir neste grande mapeamento do setor, será oferecida uma avaliação individual sobre a maturidade do BIM na sua empresa.

A pesquisa norteará ações mais assertivas de difusão e adoção do BIM voltadas a empresas do setor de Arquitetura, Engenharia e Construção. O prazo limite para respostas é até o dia 30 de junho.

A ABDI é responsável pela Plataforma BIMBR - portal do governo federal que vem sendo administrado pela Agência no âmbito da Estratégia BIM BR. Lançada em maio de 2018, a Estratégia BIM BR é a política pública que visa promover, em um período de dez anos, um ambiente adequado ao investimento em BIM e sua difusão no país.

BIM no Brasil

O governo federal estabeleceu, por meio do decreto nº 10.306/2020, a utilização do BIM na execução direta ou indireta de obras e serviços de engenharia realizadas por alguns órgãos e entidades da administração pública federal. No mesmo ano, 2020, quando foi realizada a primeira edição dessa pesquisa, os resultados indicavam que 38,4% das empresas participantes do mapeamento já utilizavam a plataforma, com 70% das empresas afirmando que pretendiam adotar em até dois anos.

Com a obrigatoriedade iniciada, torna-se necessário entender como esse processo, que promove mudanças na forma de pensar e agir dos envolvidos no setor, encorajando a visão dos projetos a longo prazo e com uma colaboração multidisciplinar, vem sendo utilizado e adotado pelas empresas da construção civil. A nova edição da pesquisa vai verificar se houve um incremento na utilização da metodologia e qual o seu impacto.

Neste ano, a pesquisa foi totalmente reformulada – são apenas 20 perguntas com foco no recorte essencial que apontará o nível de maturidade atual da metodologia. 

Participe da pesquisa.

Sobre este autor
Cita: ArchDaily Team. "Governo federal lança pesquisa de mapeamento de maturidade BIM no Brasil" 26 Jun 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/984083/governo-federal-lanca-pesquisa-de-mapeamento-de-maturidade-bim-no-brasil> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.