Frank Gehry divulga imagens da sua primeira torre residencial no Canadá

Great Gulf Group, Dream e Westdale Properties revelaram renderizações da mais recente arquitetura de Frank Gehry em Toronto, Canadá. Projetado para deixar uma marca no horizonte da cidade, Forma, a primeira torre residencial do arquiteto no Canadá, e seu edifício mais alto, tem 73 andares e apresenta um lobby cuidadosamente projetado por Gehry, juntamente com uma impressionante instalação de arte personalizada que reflete sua abordagem visionária, bem como interiores do estúdio de design internacional Paolo Ferrari.

Frank Gehry divulga imagens da sua primeira torre residencial no Canadá - Imagem 2 de 8Frank Gehry divulga imagens da sua primeira torre residencial no Canadá - Imagem 3 de 8Frank Gehry divulga imagens da sua primeira torre residencial no Canadá - Imagem 4 de 8Frank Gehry divulga imagens da sua primeira torre residencial no Canadá - Imagem 5 de 8Frank Gehry divulga imagens da sua primeira torre residencial no Canadá - Mais Imagens+ 3

O design da Forma irá definir o espaço urbano ao longo da King Street e Duncan Street em Toronto, criando um novo dinamismo visual e movimento no horizonte. A relação entre os edifícios circundantes, bem como o vazio entre as torres, muda à medida que os observadores se deslocam pelo local, criando um efeito que é amplificado pela seleção de materiais e geometrias da fachada. A fluidez visual resultante fica ainda mais dinâmica ao longo do dia devido ao reflexo do sol no metal.

Frank Gehry divulga imagens da sua primeira torre residencial no Canadá - Imagem 2 de 8
Cortesia de The Boundary

Como o arquiteto nasceu em Toronto, era importante que o projeto da Forma homenageasse alguns dos edifícios que foram importantes para seu crescimento, como o Old City Hall, onde a definição arquitetônica e a textura do arenito ajudaram a estabelecer um ar de seriedade. Isso inspirou o desenho da fachada e do lobby, inspirado no Group of Seven e nos laços entre a paisagem natural e a identidade do Canadá.

Sou tradicionalista de Toronto, porque me lembro do Osgoode Hall, da University Avenue, dos edifícios do Parlamento e do Royal York Hotel. Há um sentimento de Toronto que eu tive quando criança, e eu queria que isso estivesse no DNA do nosso design. Cada cidade do mundo tem a sua própria luz e a luz é modificada pelos edifícios da cidade. Eu queria que este edifício capturasse a essência de Toronto. Não é como em qualquer outro lugar. A luz é diferente. O patrimônio é diferente. É um lugar diferente. Espero que isso seja o que as pessoas vejam quando olham para cima. – Frank Gehry, Gehry Partners LLP

A seleção de materiais do lobby da torre leste oferece um contraponto ao aço inoxidável da torre com móveis e detalhes em madeira curva, complementados com revestimento de calcário nas paredes e pisos. O teto é dominado por uma instalação escultural com motivos de folhas de ácer, projetada pela equipe de design de Gehry, que pode ser vista da rua. Seguindo o mesmo vocabulário da fachada, dosséis alternados de aço inoxidável e vidro envolvem os cantos de ambas as torres no nível da rua, maximizando o espaço público e dando cobertura a potenciais futuros inquilinos comerciais.

Frank Gehry divulga imagens da sua primeira torre residencial no Canadá - Imagem 5 de 8
Cortesia de The Boundary

Os espaços internos restantes foram projetados pelo Studio Paolo Ferrari, que entregou projetos que serviram como uma metáfora para a cidade. Os interiores equilibram espaços exuberantes com outros serenos. Áreas com comodidades em toda a torre destacam a importância de uma abordagem centrada no usuário, refletindo como os futuros moradores viverão e usarão os espaços. Ao invés de concentrar as comodidades em uma área do edifício, os espaços foram agrupados por tema e estrategicamente localizados em toda a sua extensão, proporcionando espaços mais íntimos e acessíveis. As comodidades de hospitalidade e entretenimento estão agrupadas na Grand Suite no 73º andar, aproveitando as vistas panorâmicas. A Grand Suite apresenta uma cozinha de chef, salas de entretenimento interligadas e um teatro intimista.

Frank Gehry divulga imagens da sua primeira torre residencial no Canadá - Imagem 4 de 8
Cortesia de The Boundary

O Creator's Club apresenta um espaço de coworking multifuncional, que pode alternar entre de espaços privados e áreas mais abertas. Um Maker’s Studio adjacente oferece espaço para tarefas práticas, artesanato e hobbies, enquanto o estúdio de gravação à prova de som permite que criadores de conteúdo gravem podcasts ou trabalhem em vídeos de mídia social e outras criações. O Health and Wellness Retreat apresenta um spa, uma jacuzzi e uma sauna, que complementam uma academia acolhedora e animada, completa com os equipamentos mais recentes, incluindo uma sala de spin dedicada.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Stouhi, Dima. "Frank Gehry divulga imagens da sua primeira torre residencial no Canadá" [Frank Gehry Reveals New Images of his First Residential Tower in Canada] 23 Jun 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/983865/frank-gehry-divulga-imagens-da-sua-primeira-torre-residencial-no-canada> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.