Guia apresenta estratégias para tornar cidades caminháveis para idosos

Guia apresenta estratégias para tornar cidades caminháveis para idosos - Imagem 1 de 9
Imagem © Estúdio Asterisco

A caminhada pode ajudar a prevenir e amenizar sintomas de doenças. É uma atividade física de graça e que pode ser feita em qualquer local. Para alguns, é um meio de transporte para se deslocar ao longo do dia. Para outros, um passatempo para explorar um bairro desconhecido no fim de semana. Mas, para que seja uma atividade prazerosa, é preciso estímulo dos governantes: é o que busca a “Cartilha orientativa de desenho urbano para melhoria da caminhabilidade da população idosa”, nova publicação da USP.

Guia apresenta estratégias para tornar cidades caminháveis para idosos - Imagem 2 de 9Guia apresenta estratégias para tornar cidades caminháveis para idosos - Imagem 3 de 9Guia apresenta estratégias para tornar cidades caminháveis para idosos - Imagem 4 de 9Guia apresenta estratégias para tornar cidades caminháveis para idosos - Imagem 5 de 9Guia apresenta estratégias para tornar cidades caminháveis para idosos - Mais Imagens+ 4

Imagine uma região de tráfego em alta velocidade, com calçada precária, sem nenhum abrigo próximo para quaisquer condições climáticas, a travessia precisa ser rápida porque o tempo do semáforo é curto e outra possibilidade de atravessar seria encarar um “escadão”.

Não estamos falando de nenhuma avenida em específico, pois as grandes cidades estão repletas de situações estressantes como esta. Se já é ruim para alguém com plena mobilidade, imagine para a pessoa que vive com mobilidade reduzida.

Guia apresenta estratégias para tornar cidades caminháveis para idosos - Imagem 4 de 9
Imagem © Estúdio Asterisco

Cartilha para a mobilidade urbana de idosos

Organizado pela arquiteta e urbanista Karin Regina de Castro Marins, professora do Departamento de Engenharia de Construção Civil da Escola Politécnica (Poli) da USP, o material traz orientações para melhorar a vida dos pedestres em áreas urbanas. O foco da cartilha são os idosos, que precisam compensar as alterações físicas decorrentes do envelhecimento com infraestruturas de apoio.

Guia apresenta estratégias para tornar cidades caminháveis para idosos - Imagem 2 de 9
Imagem © Estúdio Asterisco

A publicação traz detalhadamente estratégias que os gestores públicos podem adotar para melhorar a caminhabilidade da população idosa. Imagens exemplificam boas práticas assim como exemplos a não serem seguidos.

Guia apresenta estratégias para tornar cidades caminháveis para idosos - Imagem 7 de 9
Foto de Imad Alassiry, via Unsplash

Seguir tais recomendações contribuirá não só para a qualidade de vida dos idosos como também para toda a população, que se beneficiará das melhorias no espaço público.

“A valorização da escala humana e da condição das pessoas enquanto pedestres é premissa para a sustentabilidade urbana e para a saúde no (e do) nosso planeta. O ato de caminhar agrega independência e mobilidade aos indivíduos de todas as idades, enquanto contribui para a socialização e para promover ambientes urbanos mais limpos”, afirma Karin Regina na apresentação da cartilha.

Guia apresenta estratégias para tornar cidades caminháveis para idosos - Imagem 6 de 9
Foto de Sen Lee, via Unsplash

Baixe a Cartilha orientativa de desenho urbano para melhoria da caminhabilidade da população idosa.

Via CicloVivo

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Marcia Sousa. "Guia apresenta estratégias para tornar cidades caminháveis para idosos" 02 Jul 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/983563/guia-apresenta-estrategias-para-tornar-cidades-caminhaveis-para-idosos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.