Studio Etienne Bastormagi e Hatch contrastam a história de Beirute com instalação urbana interativa

Após a explosão devastadora que ocorreu em 4 de agosto de 2020, o Studio Etienne Bastormagi, com Nada Borgi e Sandra Richani da Hatch Architects and Planners projetaram uma instalação pública modular para o histórico Museu Sursock, uma estrutura que foi fortemente impactada pela explosão e está atualmente passando por reformas, em Beirute, Líbano. Intitulada "Diving Board", a instalação cria uma ligação entre o museu e os visitantes, abrindo a esplanada fechada da estrutura e configurando um novo espaço público intercambiável no rico distrito cultural.

Studio Etienne Bastormagi e Hatch contrastam a história de Beirute com instalação urbana interativa - Imagem 2 de 20Studio Etienne Bastormagi e Hatch contrastam a história de Beirute com instalação urbana interativa - Imagem 3 de 20Studio Etienne Bastormagi e Hatch contrastam a história de Beirute com instalação urbana interativa - Imagem 4 de 20Studio Etienne Bastormagi e Hatch contrastam a história de Beirute com instalação urbana interativa - Imagem 5 de 20Studio Etienne Bastormagi e Hatch contrastam a história de Beirute com instalação urbana interativa - Mais Imagens+ 15

Diving Board é uma intervenção de 400 m² feita de peças de espuma macias rearranjadas que se tornam uma plataforma elevada uma vez montadas. A instalação convida os transeuntes a deixar as ruas movimentadas da cidade e entrar na praça serena, desfrutando de um lugar mais inclusivo e interativo que contrasta com a identidade arquitetônica histórica do museu.

Studio Etienne Bastormagi e Hatch contrastam a história de Beirute com instalação urbana interativa - Imagem 4 de 20
Cortesia do Studio Etienne Bastormagi - em colaboração com a HATCH ARCHITECTS & PLANNERS

O Museu Nicolas Ibrahim Sursock está instalado na antiga residência do colecionador de arte libanês Nicolas Sursock, construída em 1912. A casa de Beirute Oriental possui elementos venezianos e otomanos, típicos do Líbano na virada do século. Muitos dos quartos permanecem intactos, como o Salão Árabe, onde Sursock saudou seus convidados, a madeira entalhada à mão, importada de Damasco, que compõe as paredes e o teto, e alguns dos azulejos originais da mansão. Em 1999, o edifício foi classificado como um edifício histórico de classe A pela Direção-Geral de Antiguidades. Quanto a sua função atual, o museu de arte moderna e contemporânea de Sursock foi inaugurado em 1961 e continua ativo até hoje.

Studio Etienne Bastormagi e Hatch contrastam a história de Beirute com instalação urbana interativa - Imagem 3 de 20
Cortesia do Studio Etienne Bastormagi - em colaboração com a HATCH ARCHITECTS & PLANNERS

A instalação foi projetada para o museu sob a curadoria anterior de Zeina Aridi, e sua equipe. O museu está temporariamente fechado até que os trabalhos de renovação sejam concluídos. A arquitetura, assim como muitas obras de arte que estavam em exibição, foram severamente danificadas durante a explosão, pois a construção fica a quase 800 metros do porto. Uma doação da Aliança Internacional para a Proteção do Patrimônio em Áreas de Conflito (ALIPH), com sede na Suíça, e uma doação do governo italiano de um milhão de euros, via UNESCO, foram garantidas para financiar parte da reconstrução. O Ministério da Cultura francês também forneceu uma subvenção de 500.000 euros para a obra do vitral, e o Centro Pompidou em Paris está realizando a restauração de um retrato rasgado de Nicolas Sursock pelo pintor holandês-francês Kees van Dongen, uma das 57 obras da coleção do museu danificadas pela explosão.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Stouhi, Dima. "Studio Etienne Bastormagi e Hatch contrastam a história de Beirute com instalação urbana interativa" [Studio Etienne Bastormagi and Hatch Contrasts Beirut's Historic Villa with Interactive Public Installation] 23 Mai 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/982119/studio-etienne-bastormagi-e-hatch-contrastam-a-historia-de-beirute-com-instalacao-urbana-interativa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.