Como a iluminação evoca emoções e cria atmosferas: a obra de Moriyuki Ochiai Architects

Le Corbusier disse uma vez que “a luz cria ambiência e senso de lugar, bem como a expressão de uma estrutura”. Apesar de outras tecnicalidades externas e escolhas projetuais feitas dentro dos espaços públicos, como a forma na qual o espaço é construído e o uso de cores e da materialidade, esses elementos seriam essencialmente inutilizados sem o uso adequado da iluminação.

Muitas escolhas e decisões de projeto de arquitetos atendem à iluminação geral de um determinado ambiente e à sensação e ao humor que os arquitetos pretendem que os indivíduos do público experimentem enquanto ocupam o espaço. A iluminação, portanto, deve ser integrada ao mobiliário e à arquitetura, pois a iluminação desempenha um papel decisivo na criação da atmosfera certa.A iluminação mais baixa cria uma atmosfera íntima e sofisticada, especialmente em restaurantes, bares e lounges, onde os indivíduos são mais propensos a se aproximarem.

Como a iluminação evoca emoções e cria atmosferas: a obra de Moriyuki Ochiai Architects - Imagem 2 de 24Como a iluminação evoca emoções e cria atmosferas: a obra de Moriyuki Ochiai Architects - Imagem 3 de 24Como a iluminação evoca emoções e cria atmosferas: a obra de Moriyuki Ochiai Architects - Imagem 4 de 24Como a iluminação evoca emoções e cria atmosferas: a obra de Moriyuki Ochiai Architects - Imagem 5 de 24Como a iluminação evoca emoções e cria atmosferas: a obra de Moriyuki Ochiai Architects - Mais Imagens+ 19

O escritório Moriyuki Ochiai Architects atua em arquitetura, interiores, móveis, paisagismo e design industrial, mantendo-se alinhado com o espírito japonês de Monodzukuri, que significa 'produção' ou 'fazer coisas' como o núcleo de seu trabalho. A seguir, apresentaremos seus projetos que mostram maneiras pelas quais a iluminação pode ser controlada através do uso de diferentes luminárias de teto, evocando emoções e criando atmosferas.

O Jardim de Alumínio nasceu como resultado do desafio da empresa de criar um conceito que evoca o imaginário floral do nome homônimo do estabelecimento. Em um país com recursos limitados, como o Japão, arquitetos e designers são chamados a aprimorar o espírito de Monodzukuri no processo. Inspirando-se neste contexto cultural, eles usaram um único material finito, o alumínio, como uma superfície plana simples a partir da qual um espaço tridimensional envolvente que cumpre várias funções ao mesmo tempo pode ser criado.

Como a iluminação evoca emoções e cria atmosferas: a obra de Moriyuki Ochiai Architects - Imagem 3 de 24
Jardim de Alumínio / Moriyuki Ochiai Architects. Foto © Tetsu Hiraga

Uma folha de alumínio é espalhada pelo teto, preenchendo o espaço com sua presença leve e arejada, com seus vincos tantos quanto as pétalas brilhantes e esvoaçantes que cobrem o teto, desdobrando-se num abraço florido nos visitantes. A posição e o ângulo de visão dentro de todo o espaço, bem como o reflexo de imagens e luzes, também redefinem a aparência do ambiente, permitindo que o espectador experimente outras atmosferas, transitórias e diversas.

Como a iluminação evoca emoções e cria atmosferas: a obra de Moriyuki Ochiai Architects - Imagem 11 de 24
Jardim de Alumínio / Moriyuki Ochiai Architects. Foto © Tetsu Hiraga

Na Caverna de Luz, os arquitetos projetaram o interior de um restaurante-bar em um ambiente longo e estreito, semelhante a uma caverna, onde cumes e sulcos formam vicissitudes resplandecentes, que criam artisticamente um espaço envolvido em uma explosão brilhante de luz. Fragmentos cintilantes de luz adornam a área próxima à entrada, semelhantes a fragmentos de gelo ou cristal, dando ao espaço uma atmosfera serena que lembra a luz de um dia frio de inverno.

Como a iluminação evoca emoções e cria atmosferas: a obra de Moriyuki Ochiai Architects - Imagem 22 de 24
Caverna de Luz / Moriyuki Ochiai Architects. Foto © Tetsu Hiraga

Como uma criatura viva vagando livremente, ondas luminosas de alumínio giram no ar e se entrelaçam com a treliça de madeira vermelha no limite da área dos fundos voltada para grandes janelas, e o resultado é um espaço repleto de uma sensação de movimento animado. Os vincos de luz característicos na frente e atrás da caverna ressoam com os cacos de luz, alumínio luminoso e treliça de madeira vermelha em seu caminho, alinhando cada microcosmo e se fundindo em um conjunto único. Os arquitetos procuraram criar um universo no qual se pode passear em uma caverna aconchegante e desfrutar de um cenário transformador à medida que nossos corpos são envolvidos num turbilhão de vida vibrante.

Como a iluminação evoca emoções e cria atmosferas: a obra de Moriyuki Ochiai Architects - Imagem 16 de 24
Caverna de Luz / Moriyuki Ochiai Architects. Foto © Tetsu Hiraga

No caso do Crystalscape, a Moriyuki Ochiai Architects projetou o interior de um salão de beleza. Eles se esforçaram para criar um espaço que envolvesse o corpo em tal esplendor, transformando todo o teto em um cristal luminoso, simbolizando o esplendor associado a cabelos bonitos, vibrantes e brilhantes, cheios de vitalidade. A luz refletida nas ondas de metal penetra na treliça branca e produz em todo o espaço expressões intrincadas, e em constante evolução, que permitem que os indivíduos experimentem uma atmosfera em constante mudança, pois a estrutura em camadas é percebida de maneira diferente, dependendo de sua posição relativa e linha de visão em um determinado momento.

Dentro do espaço, até mesmo pequenas mudanças de luz natural podem ser sentidas ao longo do dia e nas mudanças das estações, e ao aumentar a densidade das estruturas no corredor central, o pé direito é rebaixado para quebrar o ritmo e criar um espaço aconchegante e convidativo onde, ao passar embaixo dele, se está imerso na solidão. Os arquitetos procuraram homenagear a beleza do cabelo e replicar a experiência espacial da profundidade através do entrelaçamento repetido de camadas de treliça e metal.

Como a iluminação evoca emoções e cria atmosferas: a obra de Moriyuki Ochiai Architects - Imagem 20 de 24
Crystalscape / Moriyuki Ochiai Architects. Foto © Fumio Araki

Este artigo faz parte dos Temas do ArchDaily: Estética. Mensalmente, exploramos um tema específico através de artigos, entrevistas, notícias e projetos. Saiba mais sobre os temas do ArchDaily. Como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuições de nossos leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.

.

.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Joson, Jullia. "Como a iluminação evoca emoções e cria atmosferas: a obra de Moriyuki Ochiai Architects" [How Lighting Evokes Emotion and Creates Atmospheres: A Focus on Moriyuki Ochiai Architects] 04 Jun 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Simões, Diogo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/981941/como-a-iluminacao-evoca-emocoes-e-cria-atmosferas-a-obra-de-moriyuki-ochiai-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.