“Yo lo ví caer”: uma obra sobre o impacto de dois meteoritos no Uruguai

Através da construção de uma ficção, esta obra de Federico Lagomarsino se apresenta enquanto uma paisagem, com o objetivo de criar uma imagem de tudo o que acontece na sociedade contemporânea quando algum evento ou ocorrência singular ocorre, como, nesta ocasião, a queda dos dois maiores meteoritos detectados até hoje na América do Sul.

“Yo lo ví caer”: uma obra sobre o impacto de dois meteoritos no Uruguai - Imagem 3 de 10
Cortesía de Federico Lagomarsino

Desenvolvida no âmbito da residência do Portal de Luz em Pueblo Eden e Appart Paris, a visita guiada dentro do território uruguaio visava conhecer os locais de impacto dos dois supostos meteoritos e começava assim: Bem-vindas e bem-vindos ao primeiro Museu e Sítio Arqueológico Meteorito. Ao entrar, pedimos que não se desvie do caminho e siga o guia o tempo todo. Se você tiver alucinações, distorção dos sentidos, perda total da visão, queda de cabelo, descamação da pele ou outro tipo de descamação e derretimento, por favor nos avise. Vamos ao nosso primeiro ponto.

.

Os dois "meteoritos" são rochas do local com um trabalho realizado a partir de fogo e cinzas. Um deles teria caído sobre uma antiga casa unifamiliar em ruínas, cuja história e função são desconhecidas, e onde o meteorito desempenha um papel fundamental, contribuindo com significado e razão para esta arquitetura desconhecida. O outro está localizado no meio do campo, em uma cratera criada para ele.

“Yo lo ví caer”: uma obra sobre o impacto de dois meteoritos no Uruguai - Imagem 4 de 10
Cortesía de Federico Lagomarsino
“Yo lo ví caer”: uma obra sobre o impacto de dois meteoritos no Uruguai - Imagem 7 de 10
Cortesía de Federico Lagomarsino

Durante o passeio, o "guia" informa sobre os acontecimentos e as consequências que surgiram em relação aos impactos envolvendo as reações dos vizinhos e a mudança em sua vida cotidiana, a história da família que vivia na casa, a nova atração turística, as tentativas de vandalismo, os inícios da pesquisa científica, as posturas religiosas, a aproximação de grupos esotéricos, a consolidação como local de peregrinação, notícias falsas, o impacto sobre o meio ambiente e ecossistemas imediatos, o surgimento de projetos cinematográficos e documentais, teorias da astrofísica e suas projeções, as manifestações dos políticos, as reivindicações dos ativistas, os comentários nas redes sociais, o impacto sobre os mercados econômicos, os rumores e a criação de mitos.

“Yo lo ví caer”: uma obra sobre o impacto de dois meteoritos no Uruguai - Imagem 5 de 10
Cortesía de Federico Lagomarsino

Autor: Federico Lagomarsino
Hosting:
Miguel Bardeggia, Philippe Loic Jacob
Curadoria: Maria Gnecco
Assistência local: Leonardo Ortiz, Ricardo Anton, Darly García
Agradecimentos: Mirtha Bermegui, Henri Bruxelles, Gimena Calvete, Yesica De León, Karen De los Santos, Martín Reyna, Lourdes Silva, Fabián Trigo, Álvaro Zinno

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Iñiguez, Agustina. "“Yo lo ví caer”: uma obra sobre o impacto de dois meteoritos no Uruguai" [“Yo lo ví caer”: Una obra sobre el impacto de dos meteoritos en Uruguay] 12 Mai 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Daudén, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/981622/yo-lo-vi-caer-uma-obra-sobre-o-impacto-de-dois-meteoritos-no-uruguai> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.