“Valora nuestro barrio”: 21 projetos de melhorias urbanas em Lima no Peru

A fim de aplacar as consequências do crescimento urbano informal nas regiões de Lima e Callao, a Conselho de Arquitetos do Peru Lima (CAP RL) apresentou em 19 de abril o programa "Valora Nuestro Barrio" (Valoriza Nosso Bairro). Através de 21 projetos selecionados, o programa busca melhorar a qualidade de vida dos habitantes, reconhecendo e tornando visíveis as boas práticas de melhoria urbana nos bairros propostos.

“Valora nuestro barrio”: 21 projetos de melhorias urbanas em Lima no Peru - Imagem 2 de 29“Valora nuestro barrio”: 21 projetos de melhorias urbanas em Lima no Peru - Imagem 3 de 29“Valora nuestro barrio”: 21 projetos de melhorias urbanas em Lima no Peru - Imagem 4 de 29“Valora nuestro barrio”: 21 projetos de melhorias urbanas em Lima no Peru - Imagem 5 de 29“Valora nuestro barrio”: 21 projetos de melhorias urbanas em Lima no Peru - Mais Imagens+ 24

O programa "Valora Nuestro Barrio" consiste em uma plataforma interativa de informações e postagens na internet, que busca conectar iniciativas, coletivos e aliados estratégicos a fim de promover visibilidade, apoio e oportunidades de financiamento para iniciativas e projetos de melhoria comunitária. Desta forma, a instituição CAP RL, trabalhando em conjunto com gestores e coletivos, cumpre a função de articular as diversas intervenções urbanas visando o desenvolvimento de uma cidade inclusiva e sustentável, incentivando a participação da comunidade.

“Valora nuestro barrio”: 21 projetos de melhorias urbanas em Lima no Peru - Imagem 7 de 29
Mercados Locales Resilientes: mejoramiento del espacio público de ingreso de los Mercados Mercedarias – por Know Lima. Image Cortesía de Colegio de Arquitectos de Perú Regional Lima

Os 21 projetos identificados para a melhoria dos bairros de Lima e Callao estão localizados nos distritos de: San Juan de Lurigancho (4), Villa El Salvador (4), Rimac (3), Cercado de Lima (3), Villa Maria del Triunfo (3), Comas (1), Independencia (1), El Agustino (1) e Cañete (1). Vale notar que os projetos têm uma abordagem temática urbana no espaço público e comunitário, gestão ambiental, atividades produtivas, equipamentos urbanos, serviços básicos, turismo, ecologia, patrimônio e restauro, entre outros.

“Valora nuestro barrio”: 21 projetos de melhorias urbanas em Lima no Peru - Imagem 19 de 29
Biohuerto en Lomas de Paraiso – por Colectivo Más Ciudad. Image Cortesía de Colegio de Arquitectos de Perú Regional Lima

A iniciativa "Valora Nuestro Barrio" convoca as empresas do setor de habitação e construção civil a participar com doações financeiras e materiais. Ela também convida profissionais e estudantes que desejam contribuir com seus conhecimentos e experiência para os diversos projetos sociais de melhoria dos bairros urbanos. Lourdes Giusti, diretora do CAP Regional de Lima, disse que "Valora Nuestro Barrio é um programa importante porque procura tornar visíveis as boas práticas cívicas e urbanas empreendidas pela população para melhorar seu bairro, criando um impacto positivo sobre os cidadãos, e que também pode ser replicado em outras áreas semelhantes. Hoje mais do que nunca é necessário unir forças com a iniciativa privada e os cidadãos para trabalhar juntos e reduzir as brechas sociais, tornando possível uma Lima com mais espaços públicos de qualidade para toda a população local".

“Valora nuestro barrio”: 21 projetos de melhorias urbanas em Lima no Peru - Imagem 14 de 29
Parque N1 de Flor de Amancaes – por Ama Amancaes. Image Cortesía de Colegio de Arquitectos de Perú Regional Lima

Os 21 projetos são:

1. Collique Verde Parque Huayna Capac – por Parada Libre
Distrito de Comas
O projeto, através do co-desenho participativo, busca promover a apropriação dos vizinhos sobre seus espaços públicos. Ele visa fortalecer e recuperar lugares públicos através da regeneração da vegetação e do paisagismo urbano.

“Valora nuestro barrio”: 21 projetos de melhorias urbanas em Lima no Peru - Imagem 28 de 29
Collique Verde Parque Huayna Capac - por Parada Libre. Image Cortesía de Colegio de Arquitectos de Perú Regional Lima

2. "Barrios que Cuidan" (Bairros que Cuidam) – por Espacio Común
Distrito Independencia
O projeto procura fazer evoluir o modelo da planta típica de sala de jantar-cozinha comum para um equipamento produtivo multiuso, no qual as mulheres possam aprender e praticar ofícios. Ao mesmo tempo, o espaço público é trabalhado, incentivando a melhoria das condições de vida de forma íntegra e integradora.

“Valora nuestro barrio”: 21 projetos de melhorias urbanas em Lima no Peru - Imagem 25 de 29
Barrios que cuidan - por Espacio Común. Image Cortesía de Colegio de Arquitectos de Perú Regional Lima

3. Recuperação do "Local Comunal Comité 9 AA.HH. Santa Isabel" – por Iniciativa Libre
Distrito El Agustino
O projeto busca recuperar as instalações comunitárias do Comitê 9 como um espaço coletivo multiuso. O objetivo é fortalecer a identidade comunitária e, ao mesmo tempo, proporcionar espaços abertos para educação e cultura que contribuam para a formação de novas habilidades na comunidade e para o desenvolvimento infantil.

“Valora nuestro barrio”: 21 projetos de melhorias urbanas em Lima no Peru - Imagem 24 de 29
Recuperación del local comunal Comité AA.HH. Santa Isabel - por Iniciativa Libre. Image Cortesía de Colegio de Arquitectos de Perú Regional Lima

4. Ollas Verdes La Florida – por Aquí Jugamos Todos
Distrito San Juan de Lurigancho
O projeto pretende ser a semente para o futuro de Ollas Sostenibles, buscando recuperar e implementar estes espaços comunitários ao longo do tempo, e acolhendo vizinhos de fora para dentro, através da vegetação local, ventilação e iluminação natural.

“Valora nuestro barrio”: 21 projetos de melhorias urbanas em Lima no Peru - Imagem 2 de 29
Ollas Verdes La Florida – por Aquí Jugamos Todos. Image Cortesía de Colegio de Arquitectos de Perú Regional Lima

5. Praça Santa María, lugar para a infância como vínculo social – por Has Tu Mundo Verde
Distrito San Juan de Lurigancho
O projeto, através do uso de um desenho tático e participativo focado em crianças, cuidadores e idosos (a infância como um vínculo social), procura transformar seus espaços em ambientes lúdicos, educativos e saudáveis que promovam a brincadeira como elemento chave de mudança e aprendizagem.

“Valora nuestro barrio”: 21 projetos de melhorias urbanas em Lima no Peru - Imagem 16 de 29
Plaza Santa María, lugar para la infancia como lazo social – por Haz tu mundo verde. Image Cortesía de Colegio de Arquitectos de Perú Regional Lima

6. Rota integradora Paradero Los Postes - Lomas El Mirador – por Haz Tu Mundo Verde
Distrito San Juan de Lurigancho
O projeto busca estabelecer uma definição visual da rota do Paradero Los Postes (na linha 1 do metrô de Lima) até Lomas El Mirador, de tal forma que possa servir de guia para um acesso rápido da cidade até os morros do entorno.

“Valora nuestro barrio”: 21 projetos de melhorias urbanas em Lima no Peru - Imagem 13 de 29
RUTA INTEGRADORA PARADERO LOS POSTES LOMAS EL MIRADOR – POR HAZ TU MUNDO VERDE. Image Cortesía de Colegio de Arquitectos de Perú Regional Lima

7. Projeto Niños Guerreros de Jesús – por Habitable
Distrito San Juan de Lurigancho
O projeto se concentra no desenho participativo e na construção colaborativa de uma escadaria comunitária e áreas comuns recreativas que conectam o trajeto entre o espaço público e a escola comunitária. Desta forma, busca aumentar a consciência a respeito da importância do espaço habitado, ao mesmo tempo em que promove processos democráticos de melhoria urbana.

“Valora nuestro barrio”: 21 projetos de melhorias urbanas em Lima no Peru - Imagem 17 de 29
Proyecto Niños Guerreros de Jesús – por Habitable. Image Cortesía de Colegio de Arquitectos de Perú Regional Lima

8. Mercados Locais Resilientes: Melhoria do espaço público de entrada de "Los Mercados Mercedarias" – por Know Lima
Cercado de Lima
O projeto pretende transformar os Mercados Locais de Barrios Altos, revitalizando os espaços públicos através da melhoria dos espaços comuns, promovendo a vida comunitária.

“Valora nuestro barrio”: 21 projetos de melhorias urbanas em Lima no Peru - Imagem 3 de 29
Mercados Locales Resilientes: mejoramiento del espacio público de ingreso de los Mercados Mercedarias – por Know Lima. Image Cortesía de Colegio de Arquitectos de Perú Regional Lima

9. "Cuido mi Quinta El Jaime" etapas 1 e 2 – por Habitar Cconstrucción Colectiva
Cercado de Lima
O objetivo geral do projeto é melhorar a habitabilidade, a segurança e as condições sanitárias da Quinta El Jaime. A primeira etapa do projeto consistiu na substituição das escadas antigas. A segunda etapa da reabilitação tem como objetivo melhorar a qualidade das áreas comuns da Quinta.

“Valora nuestro barrio”: 21 projetos de melhorias urbanas em Lima no Peru - Imagem 26 de 29
Cuido mi quinta El Jaime etapas 1 y 2. Image Cortesía de Colegio de Arquitectos de Perú Regional Lima

10. "Cuido mi Quinta Virgen de Fátima" etapas 1 e 2 – por Habitar Cconstrucción Colectiva
Cercado de Lima
O projeto "Cuido mi Quinta" é uma estratégia de reabilitação urbana progressiva, desenvolvida a partir da experiência anterior da associação em apoio à gestão social, ao diagnóstico participativo e ao fortalecimento das redes de vizinhança. Seu objetivo geral é melhorar as condições de habitabilidade, segurança e saneamento da Quinta Virgen de Fátima desde 2018.

“Valora nuestro barrio”: 21 projetos de melhorias urbanas em Lima no Peru - Imagem 27 de 29
Cuido mi quinta Virgen de Fátima etapas 1 y 2. Image Cortesía de Colegio de Arquitectos de Perú Regional Lima

11. A Escadaria de Las Lomas – por Ama Amancaes
Distrito del Rímac
O projeto pretende conectar uma das rotas com o maior fluxo de pedestres do bairro. A ideia é melhorar a acessibilidade desde as áreas baixas até a parte alta de Flor de Amancaes, criando espaços verdes para permanecer e contemplar. Da mesma forma, implementar a contenção contra deslizamentos de terra usando bambu como sistema de construção de baixo custo.

“Valora nuestro barrio”: 21 projetos de melhorias urbanas em Lima no Peru - Imagem 11 de 29
La Escalera de las Lomas – por Ama Amancaes. Image Cortesía de Colegio de Arquitectos de Perú Regional Lima

12. Parque N1 de Flor de Amancaes – por Ama Amancaes
Distrito del Rímac
O projeto busca proporcionar ao bairro um espaço público de congregação e recreação, onde as atividades possam se diversificar, criando um espaço aberto a pessoas de todas as idades, e incluindo jardins urbanos como parte de uma convivência com Lomas.

“Valora nuestro barrio”: 21 projetos de melhorias urbanas em Lima no Peru - Imagem 4 de 29
Parque N1 de Flor de Amancaes – por Ama Amancaes. Image Cortesía de Colegio de Arquitectos de Perú Regional Lima

13. Comuna Amancaes – por Colectivo Más Ciudad
Distrito del Rímac
O objetivo do projeto é consolidar o centro comunitário de Lomas de Amancaes como um marco em sua paisagem, proporcionando uma infra-estrutura que contenha atividades educativas e culturais antes do início do roteiro turístico através de Lomas de Amancaes. Ele procura contribuir para a proteção do frágil ecossistema local, utilizando mecanismos participativos de apropriação e conscientização dos cidadãos, fortalecendo suas estratégias atuais de turismo responsável.

“Valora nuestro barrio”: 21 projetos de melhorias urbanas em Lima no Peru - Imagem 10 de 29
Comuna Amancaes – por Colectivo Más Ciudad. Image Cortesía de Colegio de Arquitectos de Perú Regional Lima

14. Adote um Huarango – por Comando Ecológico
Distritos Villa María del Triunfo, Pachacámac y Carabayllo
O projeto visa conservar as Lomas de Lima, através do reflorestamento de espécies nativas, conscientizando a população e promovendo o interesse das autoridades e da iniciativa privada. O projeto abrange três lugares: Lomas de Lúcumo (Pachacámac), Lomas de Paraíso (Villa María) e Lomas de Primavera em Carabayllo.

“Valora nuestro barrio”: 21 projetos de melhorias urbanas em Lima no Peru - Imagem 23 de 29
Campaña: Adopta un Huarango - por Comando Ecológico. Image Cortesía de Colegio de Arquitectos de Perú Regional Lima

15. Mirante Cristo El Salvador – por UDEAL
Distritos Villa el Salvador
O projeto busca recuperar e revalorizar a imagem do Cristo Salvador, um ícone do distrito. Ao mesmo tempo, procura recuperar o espaço público circundante, aproveitando a identidade local.

“Valora nuestro barrio”: 21 projetos de melhorias urbanas em Lima no Peru - Imagem 22 de 29
Mirador Cristo El Salvador - por UDEAL. Image Cortesía de Colegio de Arquitectos de Perú Regional Lima

16. Projeto do Parque de La Amistad – por Iniciativa Libre
Distritos Villa el Salvador
O projeto pretende melhorar a qualidade de vida das crianças e moradores do bairro, através de um projeto e gestão participativa que lhes proporciona uma variedade de usos e possibilidades de experimentar o espaço público. Ao mesmo tempo, reduz a insegurança na região, fortalecendo a identidade do bairro e formando uma cidadania ativa e comprometida com sua cidade.

“Valora nuestro barrio”: 21 projetos de melhorias urbanas em Lima no Peru - Imagem 6 de 29
Proyecto del Parque de la Amistad – por Iniciativa Libre. Image Cortesía de Colegio de Arquitectos de Perú Regional Lima

17. "Juguemos en la rotonda" - um espaço colorido para as crianças de Príncipe de Asturias – por Paisajes Educativos
Distritos Villa el Salvador
O projeto visa criar espaços que permitam a exploração, o movimento e o desenvolvimento sócio-psicomotor, com foco nas crianças da primeira infância da comunidade de AA.HH. Príncipe de Asturias.

“Valora nuestro barrio”: 21 projetos de melhorias urbanas em Lima no Peru - Imagem 5 de 29
Juguemos en la rotonda espacio de color para la infancia de Príncipe de Asturias - por Paisajes Educativos. Image Cortesía de Colegio de Arquitectos de Perú Regional Lima

18. Pacha - Bio-horta Comunitária em Príncipe de Asturias – por Paisajes Educativos
Distritos Villa el Salvador
O projeto, que está sendo implementado atualmente, visa criar espaços de vida produtivos e verdes para a comunidade de AA.HH. Príncipe de Asturias.

“Valora nuestro barrio”: 21 projetos de melhorias urbanas em Lima no Peru - Imagem 29 de 29
Pacha Biohuerto Comunitario en Príncipe de Asturias – por Paisajes Educativos. Image Cortesía de Colegio de Arquitectos de Perú Regional Lima

19. Ativação do Espaço Público em Bellavista, Mirante Estratégico – por Colectivo Más Ciudad
Distritos Villa María del Triunfo
O projeto busca recuperar espaços em desuso e transformá-los em espaços ativos, onde a comunidade e os visitantes de Lomas de Paraíso possam desenvolver diversas dinâmicas sociais ao redor das colinas costeiras.

“Valora nuestro barrio”: 21 projetos de melhorias urbanas em Lima no Peru - Imagem 8 de 29
Activación del espacio público en Bellavista Mirador Estratégico – por Colectivo Más Ciudad. Image Cortesía de Colegio de Arquitectos de Perú Regional Lima

20. Bio-horta em Lomas de Paraiso – por Colectivo Más Ciudad
Distritos Villa María del Triunfo
O projeto busca criar um circuito de permacultura, através da relação entre a bio-horta e a cantina, a fim de promover o local como referência para as práticas ecológicas e de agricultura urbana.

“Valora nuestro barrio”: 21 projetos de melhorias urbanas em Lima no Peru - Imagem 21 de 29
Biohuerto en Lomas de Paraiso – por Colectivo Más Ciudad. Image Cortesía de Colegio de Arquitectos de Perú Regional Lima

21. Casa Produtiva Cañete – por Tandem Arquitectura
Cañete
O projeto visa implementar uma Casa Produtiva através da auto-construção assistida, o uso de energia passiva e processos artesanais próprios. Além disso, a casa está servindo como referência para o desenvolvimento de novos projetos de baixa renda em Pisco e Nazca.

“Valora nuestro barrio”: 21 projetos de melhorias urbanas em Lima no Peru - Imagem 9 de 29
Casa Productiva Cañete - por Tandem. Image Cortesía de Colegio de Arquitectos de Perú Regional Lima

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Masalías, Vania. "“Valora nuestro barrio”: 21 projetos de melhorias urbanas em Lima no Peru" [“Valora nuestro barrio” presenta 21 proyectos de mejoramiento urbano para la ciudad de Lima] 04 Mai 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Daudén, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/981240/valora-nuestro-barrio-21-projetos-de-melhorias-urbanas-em-lima-no-peru> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.