Projeto SOLAR leva à periferia de Curitiba energia de fontes renováveis para iluminação pública

A vila 29 de Março, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), foi uma das duas regiões brasileiras contempladas pelo fundo da Action Fund Brazil para receber investimentos de combate à desigualdade climática. A Ambiens Sociedade Cooperativa, uma cooperativa local, ficou a cargo do projeto — um trabalho de um ano e três meses neste que é um dos bairros mais vulneráveis da cidade. O outro projeto foi implementado em Porto Alegre (RS).

Segundo a coordenadora do Projeto Solar - Sustentabilidade para Todos, Adriane Ferreira, é possível desenvolver este trabalho em qualquer contexto da cidade, mas há motivo para começar na CIC. “Quando há eventos extremos, como chuvas fortes e alagamentos, os primeiros afetados são as pessoas que moram em vilas com características de vulnerabilidade social. O Projeto Solar tem o objetivo de mitigar esses problemas primeiro aqui”, conta Ferreira.

Projeto SOLAR leva à periferia de Curitiba energia de fontes renováveis para iluminação pública - Imagem 2 de 4
© Maicon William/Ambiens

Foram instalados 19 painéis (17 fotovoltaicos e dois térmicos) com capacidade de geração de 7.570 quilowatts-hora ao ano. Com este sistema, foi possível iluminar 35 postes públicos em toda a 29 de Março, além de aquecer um chuveiro na sede comunitária da vila. Os moradores contam que, com ruas iluminadas à noite, eles se sentem mais seguros. “Eu não saía de casa depois das 6 [da tarde]. Agora saio, vou à igreja, tranquilo”, conta Maria da Silva, moradora. Além disso, computadores da sede usados por adultos e crianças têm energia estável para funcionar.

Com mobilidade reduzida e uma renda de apenas 100 reais por mês, Dona Maria Gonçalves não tem banheiro em casa. Poder usar o chuveiro aquecido significa aumento na qualidade de vida dela. “Eu tomava banho de caneca, aquecia com um rabo quente [ebulidor] e jogava na cabeça. Agora tá bom, chuveiro tem água quente e fria. Eu já prefiro a quentinha”, conta.

Projeto SOLAR leva à periferia de Curitiba energia de fontes renováveis para iluminação pública - Imagem 3 de 4
© Maicon William/Ambiens

Hoje o sistema off-grid, independente da rede da Copel, garante uma vida útil de cinco anos aos aparelhos. No futuro, se houver a instalação de uma unidade consumidora da rede elétrica, será possível aumentar a duração para 25 anos. “Além da maior durabilidade, será possível jogar o excedente da produção de energia solar para a rede elétrica formal”, explica Ferreira.

Fonte: Ambiens Sociedade Cooperativa

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: ArchDaily Team. "Projeto SOLAR leva à periferia de Curitiba energia de fontes renováveis para iluminação pública" 25 Abr 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/980661/projeto-solar-leva-a-periferia-de-curitiba-energia-de-fontes-renovaveis-para-iluminacao-publica> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.