Último edifício projetado por Oscar Niemeyer é inaugurado na França

Último edifício projetado por Oscar Niemeyer é inaugurado na França - Imagem 1 de 4
© Stéphane Aboudaram, WE ARE CONTENT(S), 2022

O Château La Coste acaba de inaugurar um pavilhão projetado por Oscar Niemeyer, a última obra concebida pelo arquiteto antes de falecer em 2012. Localizado em meio a um vinhedo, a estrutura curva conta com um espaço de galeria envidraçada, acompanhado por um auditório de 80 lugares dentro de um volume cilíndrico. Destacando a conexão do pavilhão com a paisagem, um espelho d'água traz uma nova dimensão ao projeto através da interação da luz e reflexos.

Último edifício projetado por Oscar Niemeyer é inaugurado na França - Imagem 2 de 4
© Stéphane Aboudaram, WE ARE CONTENT(S), 2022

O Château La Coste é um vinhedo na França que abriga mais de 40 obras de arte e arquitetura espalhadas por um terreno de 500 acres. A cada ano, desde sua abertura em 2011, arquitetos e artistas são convidados a visitar o lugar e criar uma obra site specific. Entre os arquitetos que já criaram obras permanentes para o Château La Coste estão Frank Gehry, Jean Nouvel, Tadao Ando e Richard Rogers. Niemeyer foi convidado a projetar uma obra para o local em 2010, mas a construção do projeto só foi concluída recentemente.

Último edifício projetado por Oscar Niemeyer é inaugurado na França - Imagem 3 de 4
© Stéphane Aboudaram, WE ARE CONTENT(S), 2022

O pavilhão deveria ser uma construção leve e adaptada tanto à paisagem quanto à vegetação. A estrutura se assenta perfeitamente neste cenário e será um prazer passear por ela. — Oscar Niemeyer

O mais recente acréscimo à coleção de obras de arquitetura do Château La Coste é um exemplo dos conhecidos elementos empregados por Niemeyer, como a justaposição de sólidos e volumes transparentes ou o uso da água. Localizado dentro da plantação, o visitante chega ao pavilhão através de um caminho ondulado entre as vinhas. No interior, um mural de cerâmica vermelha inspirado em um desenho de Niemeyer adorna a única parede opaca da galeria.

Último edifício projetado por Oscar Niemeyer é inaugurado na França - Imagem 4 de 4
© Stéphane Aboudaram, WE ARE CONTENT(S), 2022
Sobre este autor
Cita: Cutieru, Andreea. "Último edifício projetado por Oscar Niemeyer é inaugurado na França" [Château La Coste Inaugurates Pavilion Designed by the Late Oscar Niemeyer] 25 Abr 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/979859/ultimo-edificio-projetado-por-oscar-niemeyer-e-inaugurado-na-franca> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.