Novo relatório do IPCC destaca impactos e vulnerabilidades ligados às mudanças climáticas

Após um extenso relatório sobre os impactos das mudanças climáticas publicado no ano passado, a segunda parte do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), órgão das Nações Unidas para avaliar a ciência relacionada às mudanças climáticas, aborda os impactos atuais e previstos das mudanças climáticas sobre ecossistemas, biodiversidade e comunidades humanas em todo o mundo, além de planos de ação sobre como o mundo natural e as sociedades podem se adaptar a essas mudanças antes de atingir um estado "irreversível".

Novo relatório do IPCC destaca impactos e vulnerabilidades ligados às mudanças climáticas - Imagem 2 de 6Novo relatório do IPCC destaca impactos e vulnerabilidades ligados às mudanças climáticas - Imagem 3 de 6Novo relatório do IPCC destaca impactos e vulnerabilidades ligados às mudanças climáticas - Imagem 4 de 6Novo relatório do IPCC destaca impactos e vulnerabilidades ligados às mudanças climáticas - Imagem 5 de 6Novo relatório do IPCC destaca impactos e vulnerabilidades ligados às mudanças climáticas - Mais Imagens+ 1

Em agosto do ano passado, o IPCC divulgou a primeira parte do sexto relatório de avaliação (AR6) que explicou as razões por trás das mudanças climáticas e pediu ações imediatas e em larga escala para reduzir as emissões de gases de efeito estufa para evitar que o limite de 1,5 graus Celsius seja ultrapassado. O relatório alertou para consequências prejudiciais se o aquecimento global for além dessa taxa, destacando "riscos irreversíveis" que reduzirão qualquer oportunidade de garantia de um futuro sustentável para os seres vivos. O relatório deste ano, intitulado Mudanças Climáticas 2022: Impactos, Adaptação e Vulnerabilidade, revela que, embora os esforços de adaptação estejam sendo observados em todos os setores, o progresso implementado até agora é muito baixo, pois as ações tomadas não são suficientes. .

Novo relatório do IPCC destaca impactos e vulnerabilidades ligados às mudanças climáticas - Imagem 5 de 6
via Shutterstock por ArboursAbroad. ImageVista aérea do incêndio florestal de Almeda no sul do Oregon

Além de uma extensa avaliação das condições do mundo natural, o relatório também aborda o ambiente construído e o impacto que as mudanças climáticas têm sobre ele. Aproximadamente, 3,3 a 3,6 bilhões de pessoas “vivem em contextos altamente vulneráveis às mudanças climáticas”. Cidades e povoados construídos à beira-mar, que abrigam quase 11% da população global, são os mais afetados pelas mudanças climáticas, pois enfrentam os maiores riscos associados ao clima. Como as atividades econômicas geralmente também se concentram perto do mar, cerca de 896 milhões de pessoas vivem próximas ao litoral e estão fortemente expostas a riscos. Espera-se que, até 2050, muitas cidades litorâneas enfrentem graves perturbações em seus ecossistemas como resultado de ondas de calor, secas, inundações pluviais, ciclones tropicais, ondas de calor marinhas e terrestres e acidificação dos oceanos, tudo isso devido às mudanças climáticas.

Para diminuir os riscos nos litorais e garantir a resiliência dessas áreas, os autores sugerem uma combinação de intervenções em infraestrutura, baseadas na natureza e em aspectos socioculturais. Essas soluções incluem "desincentivar empreendimentos em áreas de alto risco (medidas de redução de vulnerabilidade e prevenção), construção e saída para o mar (proteção rígida e suave, acomodação) e movimento terrestre de pessoas e empreendimentos (retirada)". Outras soluções incluem implementar governança das áreas costeiras em vários níveis, como planejamento, garantia de mudanças comportamentais e alinhamento de recursos financeiros.

Novo relatório do IPCC destaca impactos e vulnerabilidades ligados às mudanças climáticas - Imagem 3 de 6
© Alejandro Luengo no Unsplash. ImageLitoral de Miami

Em termos de cidades e áreas urbanas, o crescimento mais rápido da vulnerabilidade urbana às mudanças climáticas foi observado em cidades onde a capacidade de adaptação é limitada, como em cidades com assentamentos informais em países de baixa e média renda. Entre 2015 e 2020, as populações urbanas aumentaram em mais de 397 milhões de pessoas, com mais de 90% vivendo em áreas menos desenvolvidas. Essas nações marginalizadas econômica e socialmente são as mais afetadas com questões como má qualidade do ar por fumaça de trânsito ou incêndios florestais, inundações com água contaminada e infraestrutura precária, para citar apenas alguns exemplos.

Novo relatório do IPCC destaca impactos e vulnerabilidades ligados às mudanças climáticas - Imagem 4 de 6
mineração a céu aberto em Augsburg, Alemanha. Imagem © Tom Hegen

Entre as muitas maneiras de evitar consequências drásticas nas cidades, algumas são possíveis por meio dos governos municipais e locais. Essas entidades podem investir e colaborar com comunidades, agências nacionais e privadas para lidar com os riscos climáticos e fornecer soluções sustentáveis. Além disso, a maneira como os assentamentos e a infraestrutura principal são planejados, projetados e mantidos define os níveis de exposição ao risco dessas áreas. O "planejamento de desenvolvimento integrado" que combina inovação e investimento em infraestrutura pode aumentar significativamente a capacidade de adaptação de assentamentos urbanos e cidades.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Stouhi, Dima. "Novo relatório do IPCC destaca impactos e vulnerabilidades ligados às mudanças climáticas" [The IPCC’s Latest Report Highlights the Impacts, Adaptations, and Vulnerabilities of Climate Change] 26 Mar 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Gagliardi, Walter) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/977828/novo-relatorio-do-ipcc-destaca-impactos-e-vulnerabilidades-ligados-as-mudancas-climaticas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.