São Paulo: 470 anos de história e construção da capital paulista

Há 470 anos, no Pateo do Collegio, surgia a maior cidade da América Latina: São Paulo. Uma metrópole em constante movimento que, entre tantas complexidades e conflitos, apresenta uma diversidade cultural e humana que a torna profundamente rica.

São Paulo: 470 anos de história e construção da capital paulista - Imagem 3 de 13São Paulo: 470 anos de história e construção da capital paulista - Imagem 6 de 13São Paulo: 470 anos de história e construção da capital paulista - Imagem 4 de 13São Paulo: 470 anos de história e construção da capital paulista - Imagem 5 de 13São Paulo: 470 anos de história e construção da capital paulista - Mais Imagens+ 8

Para celebrar seu aniversário, convidamos vocês a explorar conosco as linhas que compõem essa metrópole pulsante e a compreender como o passado, o presente e o futuro convergem nas fundações dessa urbe multifacetada. Selecionamos uma série de artigos produzidos nos últimos meses que abordam a capital paulista a partir de roteiros e guias para conhecê-la, assim como textos que ampliam o debate sobre a cidade.

Roteiros arquitetônicos por São Paulo

Roteiro de projetos de Paulo Mendes da Rocha em São Paulo

São Paulo: 470 anos de história e construção da capital paulista - Imagem 8 de 13
© Luiza Sigulem, via CAU/SP

Nem todo cinza de São Paulo é triste. A cidade foi o caldeirão de uma das escolas mais importantes da arquitetura brasileira: brutalista. Com nomes fortes como Lina Bo Bardi e Vilanova Artigas, o movimento buscou a poesia dura do concreto. Mas o maior expoente do brutalismo paulista sem dúvidas foi Paulo Mendes da Rocha e montamos um guia de suas obras mais importantes na cidade.

Praças e parques em São Paulo: um roteiro de destinos ao ar livre

São Paulo: 470 anos de história e construção da capital paulista - Imagem 6 de 13
Jardim Botânico. Foto: Andre Machado via Unsplash

Uma cidade não é feita apenas de sua arquitetura, sua qualidade também está intrinsicamente ligada aos espaços verdes que ela proporciona, e por mais cinza que imaginamos São Paulo, ela traz diversas alternativas de parques e praças.

18 Edifícios que marcam a paisagem de São Paulo

São Paulo: 470 anos de história e construção da capital paulista - Imagem 4 de 13
© Maira Acayaba

Uma das cidades mais verticalizadas do mundo. Entre tantos edifícios, alguns se destacam e se tornam verdadeiros marcos urbanos, assim como existem outros não tão conhecidos, mas que evidenciam sua presença na escala da vizinhança.

Prefeitura de São Paulo disponibiliza mapa online com os sítios arqueológicos da cidade

São Paulo: 470 anos de história e construção da capital paulista - Imagem 5 de 13
Marco Zero de São Paulo. Imagem © Vinicius Lomaski

Confira um mapa com todos os sítios arqueológicos da cidade. Locais de interesse patrimonial, de cemitérios clandestinos e artefatos indígenas a ruínas de mineração de ouro.

Remodelando edifícios assombrados pelo passado: 7 lugares para visitar em São Paulo

São Paulo: 470 anos de história e construção da capital paulista - Imagem 12 de 13
Parque da Juventude. Foto: © Katarina Holanda

Edifícios históricos, casarões seculares e até mesmo parques localizados na capital paulista são palcos da memória de histórias de violência do Estado, assassinatos ou até mesmo assombrações. Embora eles simbolizem o passado, hoje se tornaram importantes pontos de reflexão não apenas sobre importantes aspectos que não devemos repetir no futuro, mas como agentes do presente. 

Guia de arquitetura moderna de São Paulo

São Paulo: 470 anos de história e construção da capital paulista - Imagem 13 de 13
CCSP. Foto: © Marcio De Assis

Selecionamos algumas obras amplamente conhecidas e outras menos citadas, de modo que este guia de arquitetura de São Paulo seja de interesse tanto para aqueles habituados à cidade como para aqueles que por ela passam esporadicamente, ou ainda, aqueles que nunca a visitaram, mas estão planejando conhecê-la.

Debates territoriais

O legado do Teatro e a vitória do Parque: a criação do Parque do Rio Bixiga

São Paulo: 470 anos de história e construção da capital paulista - Imagem 11 de 13
Projeto do Parque Bixiga criado por ativistas — Foto: Divulgação

Saiba mais sobre o Parque do Rio Bixiga, que será um elemento importante e enriquecedor para as dinâmicas urbanas locais, oferecendo um ambiente tranquilo para praticar esportes, participar de eventos culturais ou simplesmente relaxar em meio à natureza. Ele também se torna um farol para outras comunidades que enfrentam desafios urbanos semelhantes, em que se destaca a importância da persistência e da mobilização coletiva na busca pelo direito à cidade.

Indivisível: quadrinho narra a história negra e oriental do bairro da Liberdade em São Paulo

São Paulo: 470 anos de história e construção da capital paulista - Imagem 7 de 13
© Marília Marz

As culturas negra e oriental, sobretudo japonesa, ajudam a contribuir para o entendimento do processo de construção da identidade da Liberdade. Por meio de uma história em quadrinhos é possível se aprofundar nesse contexto histórico.

Acertos e contradições no retrofit dos centros urbanos: o caso de São Paulo

São Paulo: 470 anos de história e construção da capital paulista - Imagem 2 de 13
São Paulo. Image by joao batista Shimoto licensed under the Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported license.

Lidar com os problemas urbanos de uma metrópole de 22 milhões de habitantes definitivamente não é nada fácil, mas todas as soluções parecem partir de uma mudança na mentalidade e no entendimento sobre qual é a cidade que se deseja construir e para quem. 

Territorialidades migrantes e a vivência de mulheres latino-americanas em São Paulo

São Paulo: 470 anos de história e construção da capital paulista - Imagem 9 de 13
Integrantes do Coletivo Prende La Vela em manifestação na Avenida Paulista. Imagem Cortesia de Prende La Vela

A cidade, espaço de encontro e confronto de diferentes perspectivas, transforma suas paisagens e relações de sociabilidade ao receber fluxos migratórios e acolher de formas distintas os diferentes atores deste processo. O recorte de mulheres migrantes latino-americanas amplia o debate sobre as questões socioespaciais metropolitanas.

Arquitetura como articuladora de transformações sociais: entrevista com a ONG Fazendinhando

São Paulo: 470 anos de história e construção da capital paulista - Imagem 10 de 13
Imagem Cortesia de Fazendinhando

Provavelmente, parte de sua população e a maioria dos visitantes, jamais conheceu a realidade que existe em suas periferias. Compreender parte da história da Fazendinhando é um pequeno mergulho nos possíveis universos que a cidade engloba e nem sempre são vistos.

São Paulo: Metrópole fluvial

São Paulo: 470 anos de história e construção da capital paulista - Imagem 3 de 13
Foto da Raia Olímpica da USP. Image © Eloísa Balieiro Ikeda

Conheça o projeto que reconhece o papel dos rios como principais estruturadores urbanos e busca o redesenho da metrópole que ao longo de seu desenvolvimento deu as costas para seus cursos d’água e os transformou em leitos para esgoto e lixo.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Victor Delaqua. "São Paulo: 470 anos de história e construção da capital paulista" 25 Jan 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/975713/sao-paulo-468-anos-de-historia-e-construcao-da-capital-paulista> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.