Prefeitura de São Paulo disponibiliza mapa online com os sítios arqueológicos da cidade

A Prefeitura de São Paulo, através do portal online GeoSampa - iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU) - disponibilizou um mapa com todos os sítios arqueológicos da cidade. O portal mapeia locais de interesse patrimonial, de cemitérios clandestinos e artefatos indígenas a ruínas de mineração de ouro.

De acordo com a SMDU, a plataforma reúne mais de 400 registros envolvendo monumentos e acervos protegidos. Além disso, estão disponíveis para consulta 3.500 áreas tombadas por legislação especifica de preservação. Dentre as informações disponibilizadas sobre cada sítio, os usuários poderão consultar nome, local, data de instalação e o material utilizado para sua construção.

Mapa disponibilizado pelo Portal GeoSampa

Fazem parte do acervo online o Cemitério dos Aflitos, na região da Liberdade, onde foram encontradas ossadas de escravos em um terreno próximo à Igreja dos Aflitos, o Obelisco do Largo da Memória e o Marco Zero da cidade, além de várias estátuas e esculturas que pontuam a paisagem urbana de São Paulo.

Para navegar, basta abrir o mapa do GeoSampa e, na aba lateral direita, selecionar "Patrimônio Cultural" e, em seguida, "Bens arqueológicos". Ainda, é possível marcar três diferentes opções de bens: "Sítio Arqueológico", Ocorrência Arqueológica" e "Bem de interesse Arqueológico".

Referência: G1.

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Prefeitura de São Paulo disponibiliza mapa online com os sítios arqueológicos da cidade" 10 Fev 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/933361/prefeitura-de-sao-paulo-disponibiliza-mapa-online-com-os-sitios-arqueologicos-da-cidade> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.