Tecidos em interiores: possibilidades criativas como elementos arquitetônicos

Temos usado tecido para criar abrigos por milhares de anos, tornando-se uma forma arquetípica de construção. Hoje, a arquitetura contemporânea tem redescobrindo o princípio da tenda e levou seu desenvolvimento adiante, implementando novas tecnologias para gerar tecidos mais avançados e duráveis que permitem a extensão de áreas maiores. Tornando-se um setor altamente especializado na indústria da construção, várias formas têxteis tornaram-se comuns em uma ampla gama de aplicações arquitetônicas - não apenas para estruturas temporárias, mas também para edifícios permanentes. Para além da sua utilização em fachadas, estas podem ser utilizadas em interiores para criar espaços altamente funcionais com experiências sensoriais únicas.

Essencialmente, os tecidos podem ser feitos de quase qualquer tecido durável – como algodão, poliéster, chiffon de nylon, organza ou rubia – e, portanto, vêm em uma variedade de cores, padrões, translucidez e texturas. Portanto, o material oferece infinitas possibilidades de design; não apenas na forma de cortinas, mas também como elementos arquitetônicos práticos como divisórias, tetos ou até mesmo peças de luz e móveis. Com isso em mente, abaixo exploramos 8 aplicações criativas e inspiradoras de tecidos em espaços interiores.

MiNO, Migliarino Hostel / Antonio Ravalli Architetti

Privacidade em um ambiente compartilhado

Em Migliarino, Itália, os arquitetos tinham a missão de transformar uma antiga fábrica em um albergue. Para permitir uma capacidade de hospedagem flexível, o espaço teve que minimizar os elementos utilizados e, ao mesmo tempo, criar uma experiência confortável para o usuário. Portanto, o projeto apresenta uma solução alternativa para o dormitório: como um acampamento interno, cápsulas cilíndricas autônomas são colocadas e fechadas com um tecido translúcido. Sendo fácil de instalar e desmontar sem deixar de proporcionar privacidade, permitir a passagem de luz, dividindo um espaço aberto de forma visualmente apelativa, a utilização de tecido revelou-se a solução ideal.

Tecidos em interiores: possibilidades criativas como elementos arquitetônicos - Imagem 2 de 25
© Antonio Ravalli Architetti
Tecidos em interiores: possibilidades criativas como elementos arquitetônicos - Imagem 3 de 25
© Antonio Ravalli Architetti
Tecidos em interiores: possibilidades criativas como elementos arquitetônicos - Imagem 4 de 25
© Antonio Ravalli Architetti

Logan Offices / SO-IL

Flexibilidade no local de trabalho

No segundo andar de um edifício histórico, o espaço de escritórios e estúdios tenta estimular a criatividade e a colaboração entre os trabalhadores. Como grande parte da equipe trabalha por projeto, o espaço deve oferecer estações de trabalho personalizadas e flexíveis. O resultado são paredes de tecido sem costura do chão ao teto usadas para separar áreas de forma eficaz, mantendo um ambiente compartilhado. Além de captar a luz natural, o tecido translúcido branco permite uma experiência espacial distinta que não seria possível com outros materiais. Funcionando como um filtro nebuloso, as divisórias reduzem pessoas e objetos em silhuetas abstratas cuja intensidade varia conforme a luz muda ao longo do dia. E combinada com a simetria do espaço, essa ambiguidade espacial cria um ambiente de sonho que adiciona camadas de dinamismo, movimento e inspiração a um ambiente de trabalho colaborativo.

Tecidos em interiores: possibilidades criativas como elementos arquitetônicos - Imagem 5 de 25
© Iwan Baan
Tecidos em interiores: possibilidades criativas como elementos arquitetônicos - Imagem 6 de 25
© Iwan Baan
Tecidos em interiores: possibilidades criativas como elementos arquitetônicos - Imagem 7 de 25
© Iwan Baan

Kanebo Sensai / Curiosity

Promovendo o bem-estar

Um spa em Interlaken, na Suíça, explora a natureza calmante inerente dos tecidos em interiores. De painéis pendurados em camadas do teto a superfícies de tecido que brilham suavemente, o material versátil cria um espaço relaxante e confortável para os visitantes. Confeccionadas com seda koishimaru, as divisórias fragmentam o espaço ao mesmo tempo em que geram um oásis de tranquilidade cercado por uma luz serena. Ao mesmo tempo, a simplicidade do tecido (inspirado na estética japonesa) permite um interessante jogo de luz e sombra, texturas e figuras refletidas, promovendo o bem-estar e oferecendo uma fuga sensorial da vida cotidiana.

Tecidos em interiores: possibilidades criativas como elementos arquitetônicos - Imagem 8 de 25
© Nacasa & Partners
Tecidos em interiores: possibilidades criativas como elementos arquitetônicos - Imagem 9 de 25
© Nacasa & Partners
Tecidos em interiores: possibilidades criativas como elementos arquitetônicos - Imagem 10 de 25
© Nacasa & Partners

Barcelona Building Construmat Ephemeral Space / Josep Ferrando Architecture

Moldando grandes salas

Como parte de uma mostra bienal, o design dos espaços comuns e áreas temáticas incluiu os geotêxteis como principal componente de design. O geotêxtil, que funciona por tração, pende de uma altura de seis metros através de uma estrutura repetida de pórticos, criando o que parecem ondas translúcidas que moldam e regulam o espaço. Desta forma, o uso repetitivo do material é suficiente para quebrar visualmente a escala de qualquer grande sala enquanto forma uma atmosfera elegante e atraente.

Tecidos em interiores: possibilidades criativas como elementos arquitetônicos - Imagem 11 de 25
© Adrià Goula
Tecidos em interiores: possibilidades criativas como elementos arquitetônicos - Imagem 12 de 25
© Adrià Goula
Tecidos em interiores: possibilidades criativas como elementos arquitetônicos - Imagem 13 de 25
© Adrià Goula

Wengawa House / Katsutoshi Sasaki + Associates

Adaptabilidade em casa

Ao considerar a vida do idoso, é importante incorporar flexibilidade e facilidade de movimento em qualquer espaço, principalmente no lar. Por isso, os arquitetos construíram uma casa quadrada com divisórias de tecido que podem ser abertas e conectadas a outros espaços, adaptando-se a situações de mudança e mantendo uma fronteira difusa entre espaços privados ou mais coletivos. Quando fechadas, proporcionam privacidade e iluminação serena, que se move e oscila de intensidade de acordo com o movimento do vento natural.

Tecidos em interiores: possibilidades criativas como elementos arquitetônicos - Imagem 14 de 25
Courtesy of Katsutoshi Sasaki + Associates
Tecidos em interiores: possibilidades criativas como elementos arquitetônicos - Imagem 15 de 25
Courtesy of Katsutoshi Sasaki + Associates
Tecidos em interiores: possibilidades criativas como elementos arquitetônicos - Imagem 16 de 25
Courtesy of Katsutoshi Sasaki + Associates

Versatile Hanbok Creates Space / Farming Architecture

Pano de fundo simples, mas envolvente

O projeto para uma exposição de moda na Coreia do Sul usou divisórias de tecido branco como pano de fundo para a exibição de designs de moda contemporâneos. Utilizado por sua simplicidade e etéreo, o tecido branco é composto por duas camadas de organza semitranslúcida, simulando neblina e nuvens. Ao criar uma rota labiríntica, os visitantes podem deslizar entre cada partição e mergulhar na exposição. Ao mesmo tempo, as paredes semitranslúcidas captam uma ampla gama de cores de acordo com a direção da luz, contribuindo para a experiência espacial geral.

Tecidos em interiores: possibilidades criativas como elementos arquitetônicos - Imagem 17 de 25
© Kyungsub Shin
Tecidos em interiores: possibilidades criativas como elementos arquitetônicos - Imagem 18 de 25
© Kyungsub Shin
Tecidos em interiores: possibilidades criativas como elementos arquitetônicos - Imagem 19 de 25
© Kyungsub Shin

Soosoohada BAR / Design Studio Maoom

Experiência imersiva

Inspirado no reflexo da lua, o Soosoo Bar é caracterizado pela ausência de ornamentos extravagantes. Em vez disso, inclui camadas de tecido penduradas no teto criando uma experiência imersiva para os usuários. Por ser um material leve, o tecido exige pouco esforço de instalação, mas pode atender a qualquer decoração desejada – neste caso, complementa a estética do ambiente criando uma peça abstrata que fornece camadas suaves de luz (como o reflexo da lua) enquanto envolve os usuários em uma “névoa”.

Tecidos em interiores: possibilidades criativas como elementos arquitetônicos - Imagem 20 de 25
© Jun Garam
Tecidos em interiores: possibilidades criativas como elementos arquitetônicos - Imagem 21 de 25
© Jun Garam
Tecidos em interiores: possibilidades criativas como elementos arquitetônicos - Imagem 22 de 25
© Jun Garam

Sheet Lightning Cafeteria / Die Baupiloten

Difusão de luz

Em uma das cafeterias da TU Berlin, o forro do teto é composto por oito elementos luminosos têxteis em forma de lágrima. Essas “gotas de luz” são feitas com um tecido branco transparente que cria uma unidade espacial, distribuindo a luz, regulando a acústica do ambiente e podendo mudar de cor de acordo com a temperatura externa. Dessa forma, o uso do material possibilita um ambiente aconchegante e único para os alunos.

Tecidos em interiores: possibilidades criativas como elementos arquitetônicos - Imagem 23 de 25
Courtesy of Die Baupiloten
Tecidos em interiores: possibilidades criativas como elementos arquitetônicos - Imagem 24 de 25
Courtesy of Die Baupiloten
Tecidos em interiores: possibilidades criativas como elementos arquitetônicos - Imagem 25 de 25
Courtesy of Die Baupiloten

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Montjoy, Valeria. "Tecidos em interiores: possibilidades criativas como elementos arquitetônicos" [Fabrics in Interiors: Creative Possibilities as Architectural Elements ] 12 Fev 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/975283/tecidos-em-interiores-possibilidades-criativas-como-elementos-arquitetonicos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.