Primeira etapa do projeto "1,000 Trees" do Heatherwick Studio é inaugurada em Xangai

A primeira etapa do projeto 1,000 Trees do Heatherick Studio em Xangai foi recentemente inaugurada, mostrando uma volumetria em forma de montanha. O projeto destaca os pilares estruturais, cada um sustentando uma enorme porção de terra, similar a uma floreira com vegetação. Equilibrando as exigências por um empreendimento denso mas com escala humana, o Heatherick Studio abordou o projeto como "uma extensão visual" do parque adjacente, propondo uma nova topografia definida por sua vegetação integrada.

Primeira etapa do projeto "1,000 Trees" do Heatherwick Studio é inaugurada em Xangai - Imagem 2 de 23Primeira etapa do projeto "1,000 Trees" do Heatherwick Studio é inaugurada em Xangai - Imagem 3 de 23Primeira etapa do projeto "1,000 Trees" do Heatherwick Studio é inaugurada em Xangai - Imagem 4 de 23Primeira etapa do projeto "1,000 Trees" do Heatherwick Studio é inaugurada em Xangai - Imagem 5 de 23Primeira etapa do projeto 1,000 Trees do Heatherwick Studio é inaugurada em Xangai - Mais Imagens+ 18

Primeira etapa do projeto "1,000 Trees" do Heatherwick Studio é inaugurada em Xangai - Imagem 16 de 23
© Justin Szeremeta

A incorporadora Tian An contratou o escritório para projetar o empreendimento de uso misto em um terreno de seis hectares localizado a 20 minutos do centro de Xangai, próximo ao distrito de artes M50. Ladeado por grandes torres residenciais, o lote conta com uma série de edifícios históricos e é dividido em dois por uma faixa de terra do governo chinês. As especificidades do lugar foram traduzidas em duas estruturas distintas que buscam romper com a volumetria impositiva dos empreendimentos adjacentes.

Primeira etapa do projeto "1,000 Trees" do Heatherwick Studio é inaugurada em Xangai - Imagem 4 de 23
© Justin Szeremeta

A grelha ortogonal de colunas estruturais é o traço definidor do projeto, que permite integrar a vegetação ao empreendimento. Cada pilar recebe, em seu topo, uma espécie de canteiro, ou floreira, de grandes dimensões com mais de 70 espécies vegetais. O agrupamento de colunas com alturas variadas oferece espaço para estacionamento de veículos, escritórios, lojas, uma escola, um hotel e galerias de arte. Os edifícios históricos serão integrados em fase posterior do projeto. 

Primeira etapa do projeto "1,000 Trees" do Heatherwick Studio é inaugurada em Xangai - Imagem 2 de 23
© Justin Szeremeta

Após oito anos de obras, a primeira fase do projeto foi inaugurada no dia 22 de dezembro e contou com uma celebração com queima de fogos. A segunta etapa está em construção e tem inauguração prevista para daqui dois anos. 

Primeira etapa do projeto "1,000 Trees" do Heatherwick Studio é inaugurada em Xangai - Imagem 7 de 23
© Justin Szeremeta

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Cutieru, Andreea. "Primeira etapa do projeto "1,000 Trees" do Heatherwick Studio é inaugurada em Xangai" [First Phase of Heatherwick Studio's Mixed-Use Development 1,000 Trees Opens in Shanghai] 13 Jan 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/974853/primeira-etapa-do-projeto-1000-trees-do-heatherwick-studio-e-inaugurada-em-xangai> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.