Mesas de jantar: sua importância e possibilidades em planta

A palavra comensalidade refere-se ao ato de comer junto, dividindo uma refeição. Muito mais que uma mera função de necessidade humana essencial, sentar-se à mesa é uma prática de comunhão e trocas. Um artigo de Cody C. Delistraty compila alguns estudos sobre a importância de alimentar-se em conjunto: alunos que não comem regularmente com os pais faltam mais à escola; crianças que não jantam diariamente com a família tendem a ser mais obesos e jovens em famílias sem essa tradição acabam tendo mais problemas com drogas e álcool, além de desempenho acadêmico mais fraco. Evidentemente que todas estas questões levantadas são complexas e não devem ser reduzidas a somente um fator. Mas ter um local adequado para fazer as refeições, livre de muitas distrações, é um bom ponto de partida para ao menos um momento focado na conversa e alimentação. Estamos falando das mesas de jantar. Revisamos aqui alguns projetos para classificar as formas mais comuns de se implantar estes importantes mobiliários.

A ideia de uma sala separada do restante dos cômodos para se fazer as refeições é cada vez mais rara nas moradias contemporâneas. Christine Baumgarthuber aponta que foram os gregos os primeiros a reconhecer que comer em um ambiente isolado e confortável reforçava o status e a coesão de classe. Segundo o artigo 'No Place For Discontent': A History Of The Family Dinner In America, uma das primeiras casas americanas a ter uma sala especificamente projetada para jantar foi a de Thomas Jefferson, construída em 1772. E a sala de jantar, com a mesa de jantar no centro, começou a ser incorporada às casas ricas em todo o país, eventualmente chegando à classe média e tornando-se um mobiliário quase indispensável.

Mesas de jantar: sua importância e possibilidades em planta - Imagem 6 de 22
Weekend House in Downtown São Paulo / SPBR Arquitetos. Image © Nelson Kon

Examinando os projetos publicados no ArchDaily no último ano, observamos que as habitações contemporâneas comumente optam pela funcionalidade de se ter a mesa de refeições o mais próximo possível do preparo dos alimentos. Variando em dimensões, materiais e número de lugares, podemos categorizá-las em como se organizam em relação à organização do layout.

Instalar a mesa paralela à bancada e à pia é uma solução bastante utilizada em projetos que não contam com tanto espaço. É o caso da Stilt House, no Japão, onde a mesa ocupa um espaço exíguo entre a cozinha e a estrutura da casa. Na Weekend House in Downtown São Paulo e na Casa 1101, de H Arquitectes, entre muitos outros exemplos, a mesa de jantar é posta paralela à bancada, deixando um espaço adequado para circulação, mas aproveitando-se do curto espaço entre o as duas peças.

Mesas de jantar: sua importância e possibilidades em planta - Imagem 22 de 22
Casa 1101 / H Arquitectes. Image
Mesas de jantar: sua importância e possibilidades em planta - Imagem 7 de 22
Casa 1101 / H Arquitectes. Image © José Hevia
Mesas de jantar: sua importância e possibilidades em planta - Imagem 2 de 22
Stilt House / FT Architects. Image © Shigeo Ogawa

Outra saída bastante comum é implantar a mesa paralela à ilha da cozinha. Esta, por sua vez, funciona como uma integração efetiva entre os espaços, recebendo pia, o fogão, ou espaço de trabalho. É o caso da Brunswick Bush Shack, Syshaus Residence e Sunshine Canyon House, de Renée del Gaudio. Tal solução é geralmente interessante quando a planta é retangular, e os elementos são implantados perpendicularmente à maior medida.

Mesas de jantar: sua importância e possibilidades em planta - Imagem 19 de 22
Sunshine Canyon House / Renée del Gaudio. Image
Mesas de jantar: sua importância e possibilidades em planta - Imagem 3 de 22
Sunshine Canyon House / Renée del Gaudio. Image © David Lauer
Mesas de jantar: sua importância e possibilidades em planta - Imagem 12 de 22
Brunswick Bush Shack / Sarah Kahn Architect. Image © Tatjana Plitt

Quando a planta tem dimensões mais próximas do quadrado, muitas vezes a solução mais adequada é implantar a mesa de jantar perpendicularmente à principal bancada. Neste caso, utilizar uma bancada em L é uma solução que permite conseguir maior área de bancada e trabalho na cozinha, permitindo que a mesa ainda fique a uma distância muito curta. É assim que são resolvidos os projetos Goatbarn Lane, de Renée del Gaudio e na Te Horo Bach, na Nova Zelândia.

Mesas de jantar: sua importância e possibilidades em planta - Imagem 18 de 22
Goatbarn Lane / Renée del Gaudio. Image
Mesas de jantar: sua importância e possibilidades em planta - Imagem 9 de 22
Goatbarn Lane / Renée del Gaudio. Image © David Lauer
Mesas de jantar: sua importância e possibilidades em planta - Imagem 11 de 22
Te Horo Bach / Parsonson Architects. Image © Paul McCredie

Também perpendicularmente, mas à ilha, o projeto da Casa da Rua Madalena, de Garoa, consegue solucionar a planta irregular, implantando uma sala de estar e de jantar verticalmente à cozinha, permitindo uma boa área de circulação na planta com ângulos agudos por conta do terreno desafiador.

Mesas de jantar: sua importância e possibilidades em planta - Imagem 14 de 22
Casa da Rua Madalena / Garoa. Image © Pedro Napolitano Prata
Mesas de jantar: sua importância e possibilidades em planta - Imagem 20 de 22
Casa da Rua Madalena / Garoa. Image

Quando a planta é estreita, mas ainda se opta por uma ilha na cozinha, uma das soluções utilizadas é integrar a mesa a esta peça central. Neste caso, deve-se atentar para a altura da mesma, já que geralmente as bancadas de trabalho são cerca de 10 centímetros mais altas do que as mesas. A opção por assentos mais altos, ou reduzir a altura da peça na parte de sentar resolve esta questão, tornando-se uma solução que atinge uma integração total entre as funções. Alguns exemplos são a Casa Modelo, de Pitta Arquitetura e a Jacaranda House, de SP Studio, dentre muitos outros.

Mesas de jantar: sua importância e possibilidades em planta - Imagem 17 de 22
Casa Modelo / Pitta Arquitetura. Image
Mesas de jantar: sua importância e possibilidades em planta - Imagem 15 de 22
Casa Modelo / Pitta Arquitetura. Image © Gustavo Alkmim
Mesas de jantar: sua importância e possibilidades em planta - Imagem 13 de 22
Jacaranda House / SP Studio. Image © Christopher

Em casas brasileiras de luxo, no entanto, observamos uma configuração singular. Onde o espaço não é uma restrição necessariamente, vemos que as salas de jantar acabam se relacionando mais à parte social da casa do que à cozinha. Exemplos como a Casa C+C, a Casa Branca ou a Casa Pipa, de Bernardes Arquitetura, implantam as mesas de jantares segregadas das áreas de preparo de alimentos, separados por paredes ou painéis móveis.

Mesas de jantar: sua importância e possibilidades em planta - Imagem 21 de 22
Casa Branca / Studio MK27 - Marcio Kogan + Eduardo Chalabi. Image
Mesas de jantar: sua importância e possibilidades em planta - Imagem 5 de 22
Casa Branca / Studio MK27 - Marcio Kogan + Eduardo Chalabi. Image © Fernando Guerra | FG+SG
Mesas de jantar: sua importância e possibilidades em planta - Imagem 16 de 22
Casa C+C / Studio MK27 - Marcio Kogan + Samanta Cafardo. Image © Fernando Guerra | FG+SG

Conheça muitos outros exemplos de configurações de sala de jantar nesta pasta do My ArchDaily.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Eduardo Souza. "Mesas de jantar: sua importância e possibilidades em planta" 07 Jan 2023. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/973705/mesas-de-jantar-sua-importancia-e-possibilidades-em-planta> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.