O que é Art Nouveau?

Emergido em um período marcado pelo desenvolvimento da indústria e pela experimentação de novos materiais, o movimento artístico Art Nouveau contrapunha-se ao historicismo, favorecendo a originalidade e a volta ao artesanato. Neste contexto, ele é retratado como uma tentativa de diálogo entre arte e indústria revalorizando a beleza e a colocando ao alcance de todos por meio da produção em série.

O que é Art Nouveau? - Imagem 2 de 11O que é Art Nouveau? - Imagem 3 de 11O que é Art Nouveau? - Imagem 4 de 11O que é Art Nouveau? - Imagem 5 de 11O que é Art Nouveau? - Mais Imagens+ 6

Em vigor no período de 1880 a 1920, o Art Nouveau nasceu na Bélgica – fora do circuito das vanguardas artísticas – e teve como máxima inspiração a natureza com as linhas sinuosas e assimétricas das flores e animais. Sua aplicação reverberou principalmente no design de interiores, de produto, tecidos, roupas, joias e acessórios. No que tange a arquitetura propriamente dita, são utilizados os considerados “materiais do mundo moderno” como ferro, vidro e cimento, aliados ao enaltecimento da racionalidade das ciências e engenharia. Traços que denotam o alinhamento com a ideia da industrialização e o fortalecimento da burguesia.

Apesar do Art Nouveau ter se desenvolvimento de diferentes formas nas regiões onde foi inserido, algumas características predominam nas obras do período como a utilização das formas orgânicas; das linhas assimétricas; a preocupação com a estética e com os elementos decorativos; presença de vitrais e mosaicos e estruturas com inspiração no Rococó e Barroco.

Dentro da arquitetura, um dos seus expoentes mais famosos é o catalão Antoni Gaudí que, apesar de relacionar o Art Nouveau com outros movimentos como o neogótico, em seus projetos é possível perceber a prevalência de forma naturais, assimétricas e arredondadas, com clara inspiração na natureza, como é o caso da Casa Batlló. Nela o arquiteto explora espacialidades, padrões e cores fluídas resultando em um volume abruptamente contrastante com o entorno rígido. Essas formas ousadas de Gaudí representam a essência do Art Nouveau, marcado por criações inovadoras e inusitadas, tanto que na tradução literal significa “arte nova”.

O que é Art Nouveau? - Imagem 8 de 11
Clássicos da Arquitetura: Casa Batlló / Antoni Gaudí © wikipedia
O que é Art Nouveau? - Imagem 11 de 11
Clássicos da Arquitetura: Casa Batlló / Antoni Gaudí © Ignasi de Solá-Morales

Além dele, outros arquitetos se tornaram representantes do movimento como o belga Victor Horta e suas casas construídas para a elite compostas por varandas de ferro cuidadosamente trabalhadas e capitéis que assumem formas semelhantes a plantas, ou o escocês Charles Mackintosh que seguiu uma vertente considerada “mais elegante” do Art Nouveau com o projeto da Escola de Arte de Glasgow de concepção mais abstrata e geométrica.

O que é Art Nouveau? - Imagem 5 de 11
Victor Horta © Creative Commons user estebanhistoria licensed under CC BY-SA 3.0
O que é Art Nouveau? - Imagem 3 de 11
Glasgow School of Art. Image © Flickr user stevecadman licensed under CC BY-SA 2.0

Apesar da duração do movimento artístico do Art Nouveau ser considerada efêmera, sua importância histórica teve um peso inversamente proporcional, compreendido hoje como um momento fundamental de transição entre o historicismo e o modernismo. Neste sentido, o movimento tornou-se um sinônimo de sofisticação e leveza no âmbito das artes e arquitetura aliando o decorativismo das formas sinuosas como o utilitarismo cotidiano.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Camilla Ghisleni. "O que é Art Nouveau?" 05 Jan 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/973703/o-que-e-art-nouveau> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.