Heatherwick Studio divulga proposta para o centro da cidade de Nottingham

O escritório Heatherwick Studio divulgou sua proposta de intervenção para o centro da cidade de Nottingham, Reino Unido. Um desenho que cria um novo centro arborizado e remodela o antigo centro comercial, localizado no coração da cidade, sem deixar de aproveitar seu potencial turístico. Propondo uma nova e ampla área verde que oferece aos habitantes a possibilidade de se conectar com a natureza, o projeto não só traz novos espaços de convívio, comércio e edifícios de uso misto ou residenciais, como também prevê ligações viárias do centro com outras regiões da cidade. Esse projeto representa uma redefinição de centro de cidades e a forma como se organizam. 

Heatherwick Studio divulga proposta para o centro da cidade de Nottingham - Imagem 2 de 21Heatherwick Studio divulga proposta para o centro da cidade de Nottingham - Imagem 3 de 21Heatherwick Studio divulga proposta para o centro da cidade de Nottingham - Imagem 4 de 21Heatherwick Studio divulga proposta para o centro da cidade de Nottingham - Imagem 5 de 21Heatherwick Studio divulga proposta para o centro da cidade de Nottingham - Mais Imagens+ 16

Heatherwick Studio divulga proposta para o centro da cidade de Nottingham - Imagem 7 de 21
© Deyan Design

O shopping Broadmarsh, que estava passando por uma reforma quando a pandemia chegou ao país, foi devolvido no início de 2021 à Câmara Municipal de Nottingham, que lançou uma consulta pública para propor um novo uso para o local e o para o centro da cidade. Um grupo para consultoria foi formado e o Heatherwick Studio, junto com a empresa de desenvolvimento Stories, foram contratados para projetar esse novo conceito no Broadmarsh, com base nas ideias e opiniões levantadas na consulta.

Heatherwick Studio divulga proposta para o centro da cidade de Nottingham - Imagem 4 de 21
© Deyan Design

O desafio de decidir o que fazer com o antigo shopping foi uma chance de refletirmos sobre a decadência de nossos centros urbanos. Eles deveriam aproximar as pessoas, e não apenas por conta do comércio. Como alternativa a demolir a estrutura existente, a proposta a mantém e dá a ela uma nova vida, criando um lugar que possa abrigar a diversidade e o dinamismo que não são mais encontrados em muitos centros urbanos. O objetivo é fazer a ponte entre gerações, comunidades e culturas para que o novo Broadmarsh possa refletir a verdadeira diversidade urbana. Em tempos conturbados pela Covid-19, Nottingham aproveitou essa oportunidade para criar um modelo para os centros urbanos do futuro. - Thomas Heatherwick

O novo espaço verde, localizado bem no centro do projeto, percorre diversas áreas centrais, torna-se um catalisador para um desenvolvimento sustentável mais imediato. Esse desenvolvimento da cidade é incentivado pela criação de áreas para edifícios de escritórios e edifícios de uso misto com lojas no térreo, gerando de novos postos de trabalho. Da mesma forma, o projeto propõe a construção de 750 habitações na região do Castelo de Nottingham. Parte da estrutura do shopping Broadmarsh será mantida e convertida em um espaço voltado para a comunidade, podendo receber apresentações, eventos gastronômicos e entretenimento. A proposta também aumenta o potencial turístico de Nottingham ao reformar sua rede de cavernas, criando uma nova entrada, e transformando a Severns House em um hotel.

Heatherwick Studio divulga proposta para o centro da cidade de Nottingham - Imagem 5 de 21
© Heatherwick Studio

Indo além, o Conselho e o Grupo Consultivo irá desenvolver um plano diretor para garantir o investimento necessário tanto de entidades públicas e privadas. De acordo com a Prefeitura, o plano de recuperação, que levará dez anos para ser concluído, vai gerar 750 moradias e 6 mil empregos na área. Além disso, o espaço verde e a decisão de manter a estrutura do antigo centro comercial  são alinhadas com a estratégia da cidade de se tornar a primeira cidade sem emissão de carbono no Reino Unido até 2028.

Heatherwick Studio divulga proposta para o centro da cidade de Nottingham - Imagem 9 de 21
© Heatherwick Studio

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Cutieru, Andreea. "Heatherwick Studio divulga proposta para o centro da cidade de Nottingham" [Heatherwick Studio Reveals Plans for the Redesign of Nottingham City Centre] 21 Dez 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Gagliardi, Walter) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/973572/heatherwick-studio-divulga-proposta-para-o-centro-da-cidade-de-nottingham> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.