A arquitetura dos elegantes pavilhões australianos

A arquitetura do espaço interno abraça o externo. Da mundialmente famosa Sydney Opera House às cabanas aborígines no deserto, a arquitetura australiana surge a partir dos elementos básicos enquanto aprende com eles. Os abrigos vernáculos, celeiros, galpões e varandas frequentemente eram convertidos em centros comunitários ou locais de reunião. Esse começo humilde se transformaria ao longo dos séculos seguintes, conforme as pessoas começassem a construir o "sonho australiano". Seja usando a construção tradicional em taipa ou fabricando formas totalmente novas, os arquitetos começaram a capitalizar os métodos de construção históricos e reinterpretá-los.

A arquitetura dos elegantes pavilhões australianos  - Imagem 2 de 11A arquitetura dos elegantes pavilhões australianos  - Imagem 3 de 11A arquitetura dos elegantes pavilhões australianos  - Imagem 4 de 11A arquitetura dos elegantes pavilhões australianos  - Imagem 5 de 11A arquitetura dos elegantes pavilhões australianos  - Mais Imagens+ 6

A arquitetura dos elegantes pavilhões australianos  - Imagem 8 de 11
© Ben Hosking

Este movimento produziu híbridos multiculturais dinâmicos, espaços que são tanto derivados como importados da natureza. Em resposta ao crescimento populacional, às mudanças climáticas e à crescente demanda por espaço público, os arquitetos começaram a criar novas soluções de projeto que são celebradas em todo o mundo. A arquitetura dos pavilhões de exposição é uma dessas tipologias em transformação. Essas estruturas independentes situam-se na condição limiar entre os volumes formais e a paisagem australiana. Os desenhos contemporâneos dos pavilhões incluem espaços para exibição, recreação e reflexão. Os seguintes pavilhões australianos exploram a abordagem espacial única do país e as diversas culturas de projeto.

Crescent House / Andrew Burns Architect

A arquitetura dos elegantes pavilhões australianos  - Imagem 7 de 11
© Brett Boardman

'Crescent House' foi o primeiro de uma série anual de pavilhões temporários a serem instalados na Sherman Contemporary Art Foundation em Paddington, Sydney. O objetivo do programa 'Fugitive Structures' é envolver um amplo público com o pensamento arquitetônico. Dois arcos são posicionados dentro de uma forma retilínea aparentemente simples. Os arcos se dividem, criando um par de pontas infinitamente agudas e um limiar para o espaço exterior. Essa combinação de fragilidade e robustez busca gerar uma atmosfera particular.

In Absence Pavilion / Edition Office + Yhonnie Scarce

A arquitetura dos elegantes pavilhões australianos  - Imagem 10 de 11
© Ben Hosking

In Absence é a quinta Comissão Anual de Arquitetura de NGV, e convida o público a entender melhor a falácia e o legado contínuo da premissa de Terra Nullius, que declarou a Austrália como um vazio à espera de domínio, ao revelar e celebrar mais de 3.000 gerações de desenho, indústria e agricultura indígenas. No contexto local, a forma exterior elementar da torre exerce uma presença tangível no jardim da National Gallery of Victoria para todos os que se aventuram nela.

HexBox Canopy / DTC + CodeToProduction

A arquitetura dos elegantes pavilhões australianos  - Imagem 3 de 11
© Katherine Lu

O HexBox Canopy é uma concha de madeira segmentada experimental, que consiste em caixas pré-fabricadas em forma de hexágono feitas de placas de madeira compensada. Desde a antiguidade, as estruturas espaciais em arco, como abóbadas de alvenaria e cúpulas, têm desempenhado um papel fundamental na arquitetura, permitindo a cobertura de vãos amplos sem o uso de suportes intermediários, além de reduzir drasticamente a quantidade de material necessário.

80Hz / Thomas Wing-Evans

A arquitetura dos elegantes pavilhões australianos  - Imagem 5 de 11
© Thomas Wing-Evans

O arquiteto britânico Thomas Wing-Evans criou um pavilhão de som interativo em colaboração com o DX Lab para a Biblioteca Estadual de New South Wales, na Austrália, transformando as pinturas da coleção da biblioteca em música. Localizado no exterior da Mitchell Reading Room, no CBD de Sydney, o pavilhão do Wing-Evans apresenta uma estrutura curva de madeira preta revestida com telhas de alumínio anodizado fosco.

Green Ladder / VTN Architects

A arquitetura dos elegantes pavilhões australianos  - Imagem 4 de 11
© Brett Boardman

Com a arquitetura verde em mente, a ideia do “Green Ladder” é uma combinação de escadas de bambu - um equipamento popular feito de bambu - material tradicional no Vietnã. As unidades de bambu foram montadas no Vietnã e transferidas para a Austrália. Os elementos estruturais são ligados entre si para criar uma estrutura em forma de grade porosa, porém robusta, apoiando as floreiras inseridas entre eles. O pavilhão atua como um elo físico conectando os visitantes e a natureza. Em última análise, torna-se mais do que forma, função e beleza, e sim, um catalisador entre a natureza e o homem.

Brompton Pavilion / Craig Tan Architects

A arquitetura dos elegantes pavilhões australianos  - Imagem 11 de 11
© Jaime Diaz-Berrio

Localizado em uma antiga fazenda de galinhas em Cranbourne South, Victoria, Austrália, o Brompton Pavilion é um pavilhão de exibição residencial diferente de qualquer outro. Com uma visão inovadora inaugurada pelos investidores residenciais Wolfdene, o pavilhão surgiu da estreita colaboração com a Oculus Landscape Architects e a Clear Graphic Design. Concebido como uma ‘lente para a paisagem’, o pavilhão tem como objetivo ativar o local e envolver a comunidade da região.

GASP! Stage 2 / Room11

A arquitetura dos elegantes pavilhões australianos  - Imagem 6 de 11
© Ben Hosking

O Glenorchy Arts and Sculpture Park, GASP!, é a primeira incursão do Room 11 na arquitetura pública. Ao longo do rio Derwent em Glenorchy, Tasmânia, Room 11 construiu uma passarela pública colorida que conecta habilmente espaços anteriormente marginalizados, mas surpreendentemente bonitos da costa. A avifauna abundante e a superfície sedosa do rio podem ser inspecionados de perto enquanto se caminha no arco suave que conecta uma escola existente, um playground, um grande centro de treinamento e um clube de remo.

Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "A arquitetura dos elegantes pavilhões australianos " [Straight to the Pool Room: Australia’s Elegant New Pavilions] 08 Jan 2022. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/973514/a-arquitetura-dos-elegantes-pavilhoes-australianos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.