Cobertura HexBox / DTC + CodeToProduction

Cobertura HexBox  / DTC + CodeToProduction - Imagem 1 de 28Cobertura HexBox  / DTC + CodeToProduction - Imagem 2 de 28Cobertura HexBox  / DTC + CodeToProduction - Imagem 3 de 28Cobertura HexBox  / DTC + CodeToProduction - Imagem 4 de 28Cobertura HexBox  / DTC + CodeToProduction - Mais Imagens+ 23

Darlington, Austrália
  • Arquitetos: CodeToProduction, DTC
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  45
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fotógrafo
    Fotografias:Katherine Lu
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Carter Holt Harvey Plywood, KUKA|prc, Lamello AG Joining Technology, McNeel, OpenNest, Timber Plate Structures (TPS)
  • Arquitetos Responsáveis: Christopher Robeller, Eduardo De Oliveira Barata
  • Equipe De Projeto: Enrico Valentino Tagliaboschi, Felix Schmidt-Kleespies
  • Engenharia: PMI Engineers (Thomas Williams)
  • Colaboradores: Rodney Watt; Lynn Masuda
  • Construtor: Laboratório de modelagem e fabricação de projetos da Universidade de Sydney
  • Patrocinadores: Lamello SA, Carter Holt Harvey Plywood
  • Cidade: Darlington
  • País: Austrália
Mais informaçõesMenos informações
Cobertura HexBox  / DTC + CodeToProduction - Imagem 2 de 28
© Katherine Lu

Descrição enviada pela equipe de projeto. A cobertura HexBox é uma concha de madeira experimental, formada por caixas pré-fabricadas de compensado em formato de hexágono. Desde a antiguidade, as estruturas espaciais em arco, como abóbadas de alvenaria e cúpulas, têm desempenhado um papel fundamental na arquitetura, permitindo coberturas com grandes vãos, sem o uso de apoios intermediários, além de reduzirem drasticamente a quantidade de material necessário.

Cobertura HexBox  / DTC + CodeToProduction - Imagem 4 de 28
© Katherine Lu
Cobertura HexBox  / DTC + CodeToProduction - Imagem 22 de 28
Detalhes
Cobertura HexBox  / DTC + CodeToProduction - Imagem 6 de 28
© Katherine Lu

Apesar das vantagens mencionadas, a necessidade de moldar as formas é uma desvantagem avassaladora durante a fase de construção. A Cobertura HexBox atingiu seu objetivo, apresentando novas maneiras de pensar ao se utilizar estruturas de invólucros, explorando os recursos intrínsecos da madeira, bem como tirando proveito da geometria inteligente. Este modelo estrutural minimiza os apoios na fase de construção e permite um alto grau de pré-fabricação.

Cobertura HexBox  / DTC + CodeToProduction - Imagem 7 de 28
© Katherine Lu

O projeto consistiu em conceber não apenas um pavilhão que demonstrasse os avanços das construções de madeira parametrizada, mas também aproveitou a estrutura, de forma a oferecer um espaço para os alunos utilizarem o dia inteiro, protegendo-os do sol e da chuva, além de ser um respiro aos computadores. Com 1531 segmentos de madeira, totalizando 201 caixas, a estrutura do HexBox é feita exclusivamente de componentes de madeira compensada, sem a adição de qualquer tipo de fixação metálica para a estrutura de suporte de carga principal. A grande novidade foram as conexões exclusivamente de madeira entre as caixas, feitas a partir de sobras, reaproveitadas após o corte das placas principais da estrutura.

Cobertura HexBox  / DTC + CodeToProduction - Imagem 3 de 28
© Katherine Lu

Esses conectores foram inspirados nas juntas tradicionais de encaixe, um método inteligente e comum em carpintaria artesanal e marcenaria. Ao invés de utilizarmos elementos fabricados de alta precisão, a forma diagonal das cunhas permitiu a montagem das caixas, mesmo no caso de pequenas imperfeições. Além disso, essas juntas tracionam e forçam gradualmente as caixas, fechando as lacunas entre os segmentos, que podem ocorrer durante a montagem. O fechamento dessas lacunas é, de fato, crítico para a precisão geral e o desempenho da estrutura.

O projeto HexBox tira proveito de processos automatizados, como o design paramétrico e técnicas de fabricação digital. No que diz respeito à montagem, esta pode ser simplificada através de juntas integradas, onde a posição e o alinhamento das peças resultam em sua geometria. No projeto HexBox, as placas, que consistem em um módulo estrutural, foram coladas com o uso de uma nova técnica. Este método explora os conectores Lamello Tenso, permitindo que o simples e seguro adesivo PUR 1K conecte milhares de juntas de esquadria com ângulos diédricos individuais. Bem no coração de Sydney, a uma curta distância do Victoria Park, o HexBox fica no terraço do edifício brutalista Wilkinson, que abriga a Escola de Arquitetura, Design e Planejamento.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Wilkinson Building, Darlington NSW 2008, Austrália

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Cobertura HexBox / DTC + CodeToProduction" [HexBox Canopy / DTC + CodeToProduction] 06 Set 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/947062/cobertura-hexbox-dtc-plus-codetoproduction> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.