BIG e A-Lab divulgam projeto para novo distrito de inovação na Noruega

O Grupo Bjarke Ingels e A-Lab revelaram o projeto para a Cidade da Ciência de Oslo, um novo distrito de inovação na capital norueguesa que visa criar uma estrutura física para o ambiente de inovação norueguês de cerca de 150.000 cientistas, estudantes, empresários e contribuir para a transição do país para a energia renovável. O distrito pretende ser uma área com emissão zero que opera com energia renovável e princípios econômicos circulares, assim como soluções de emissão zero durante o desenvolvimento e operação.

BIG e A-Lab divulgam projeto para novo distrito de inovação na Noruega - Imagem 2 de 21BIG e A-Lab divulgam projeto para novo distrito de inovação na Noruega - Imagem 3 de 21BIG e A-Lab divulgam projeto para novo distrito de inovação na Noruega - Imagem 4 de 21BIG e A-Lab divulgam projeto para novo distrito de inovação na Noruega - Imagem 5 de 21BIG e A-Lab divulgam projeto para novo distrito de inovação na Noruega - Mais Imagens+ 16

O local já abriga 300 empresas iniciantes, cerca de 7.500 pesquisadores e 10.000 funcionários de hospitais, além de 30.000 alunos. O novo masterplan de 1,4 milhões de m² será adicionado ao lote como um primeiro passo para expandir os espaços de inovação de Oslo em 22% até 2045, aumentando sua população para aproximadamente 1,6 milhão.

BIG e A-Lab divulgam projeto para novo distrito de inovação na Noruega - Imagem 7 de 21
Cortesia de BIG - Bjark Ingels Group

A Cidade da Ciência de Oslo visa promover uma abordagem holística de planejamento, onde o uso eficiente da terra e a densificação andam de mãos dadas, aumentando a quantidade de biomassa na região. O plano diretor contará com edifícios ecológicos, soluções de adaptação climática com a ajuda de novos corredores verdes, plantio extensivo de árvores em toda a vizinhança, mobilidade sem emissões, eficiência energética e princípios circulares.

BIG e A-Lab divulgam projeto para novo distrito de inovação na Noruega - Imagem 4 de 21
Cortesia de BIG - Bjark Ingels Group

Nosso projeto para a Cidade da Ciência de Oslo procura fortalecer e desenvolver as comunidades e bairros existentes, enquanto expande a diversidade da área através de novos espaços para viver, trabalhar e compartilhar conhecimento. Para manifestar a identidade do complexo, os elementos do plano diretor estão conectados em um loop contínuo de edifícios e espaços multifuncionais acolhedores que se abrem para as ruas e criam um ambiente urbano envolvente. -- Bjarke Ingels

BIG e A-Lab divulgam projeto para novo distrito de inovação na Noruega - Imagem 2 de 21
Cortesia de BIG - Bjark Ingels Group

O plano apresenta quatro áreas temáticas baseadas em atividades existentes e futuras: saúde e ciências da vida, que incluem o maior edifício da Noruega para pesquisa e ensino, que estará completo em 2026 e uma expansão do cluster do Câncer de Oslo; Clima, Energia e Meio Ambiente, estabelecendo um campus e um centro de energia para pesquisa e inovação entre os principais institutos de pesquisa, energia e água do país. Digitalização e Ciência Computacional, promovendo colaborações entre organizações de informática, universidades e consórcios de pesquisa que exploram inteligência artificial, aprendizado de máquinas e robótica; e Democracia e Inclusão, onde novos conhecimentos serão desenvolvidos sobre as ameaças e soluções para fortalecer a democracia e as instituições democráticas.

BIG e A-Lab divulgam projeto para novo distrito de inovação na Noruega - Imagem 5 de 21
Cortesia de BIG - Bjark Ingels Group

O distrito de inovação foi desenvolvido pelo BIG, A-lab, especialista em mobilidade CIVITAS, comunidade de design COMTE BUREAU e conselheiros Dr. Tim Moonen da BUSINESS OF CITIES e Leo Grünfeld da MENON ECONOMICS.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Stouhi, Dima. "BIG e A-Lab divulgam projeto para novo distrito de inovação na Noruega" [BIG and A-Lab Unveil Design of New Innovation District in Norway] 13 Dez 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/973004/big-e-a-lab-divulgam-projeto-para-novo-distrito-de-inovacao-na-noruega> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.