Ideias para decorar pátios, quintais e varandas

Ideias para decorar pátios, quintais e varandas - Imagem 1 de 26
Casa Alegre / RAWI Arquitetura + Design. Foto: © Juliana Deeke

Ideias para decorar pátios, quintais e varandas - Imagem 2 de 26Ideias para decorar pátios, quintais e varandas - Imagem 3 de 26Ideias para decorar pátios, quintais e varandas - Imagem 4 de 26Ideias para decorar pátios, quintais e varandas - Imagem 5 de 26Ideias para decorar pátios, quintais e varandas - Mais Imagens+ 21

O verão está chegando e com ele a vontade de aprimorar os espaços ao ar livre de nossas casas. Seja para tomar um sol, aproveitar a brisa ou encontrar amigos, ambientes como os pátios, quintais e varandas podem ser extremamente versáteis de acordo com a forma que ocupamos. Por isso, selecionamos algumas dicas fundamentais para tirar maior proveito desses lugares.

Mais verde: jardins e hortas

Ao pensar nos espaços ao ar livre uma das primeiras ideias que surgem é aproveitá-lo para criar uma área verde. Sendo assim, é possível pensar desde como trazer a agricultura para dentro de casa até jardins verticais para aqueles que não estão no nível do solo - neste caso, saiba como montar um e quais plantas usar.

Ideias para decorar pátios, quintais e varandas - Imagem 11 de 26
Residência Casa da Árvore / ARKITITO Arquitetura. Foto: © Vivi Spaco

Tornar o espaço mais flexível através dos mobiliários

Na hora de pensar o mobiliário a principal dica é que ele seja versátil, possibilitando que o espaço não tenha apenas um uso determinado e possa abrigar mais de uma função. Por exemplo: é possível pensar em móveis empilháveis ou dobráveis, que quando não estão em uso, podem ser facilmente colocados de lado para abrir espaço para fazer exercícios de ginástica, ou ainda, em pendurar redes que oferecem um ótimo momento de descanso, mas que podem ser facilmente retiradas para abrir o espaço se necessário. E não se esqueça de checar se os materiais que compõem os móveis são duráveis e exigem pouca manutenção diante das intempéries.

Ideias para decorar pátios, quintais e varandas - Imagem 2 de 26
Casa Quatá / Canoa Arquitetura. Foto: © Manuel Sá

Diferentes ambientações num único espaço

Para aqueles que possuem uma área um pouco maior, pensar diferentes materiais e texturas é uma das alternativas para criar micro-ambientes no mesmo espaço - ao colocar um pergolado, ou um deck, por exemplo -, assim como para ampliar a experiência sinestésica do corpo, uma vez que ao trazer os mais distintos elementos como a terra, a água, o fogo, podem propiciar diferentes sensações ao longo do dia, tornando a personalidade do espaço única de acordo com o horário e estação do ano.

Ideias para decorar pátios, quintais e varandas - Imagem 7 de 26
Casa Otto / ARKITITO Arquitetura. Foto: © Manuel Sá

Cores para evitar o desconforto e moldar a percepção espacial

Caso o espaço tenha uma longa exposição ao sol é importante lembrar que cores mais claras podem ofuscar a visão tornando o ambiente bastante desconfortável. Caso o piso seja todo branco ou de tons muito claros, o fundamental é pensar modos de sombreá-lo - com guarda-sóis, plantas ou até mesmo outros mobiliários comuns que ajudam a atenuar o brilho vindo do chão. Outra dica é sempre lembrar que as cores podem alterar a forma como percebemos o espaço, sendo assim, é possível trazer maior amplitude ou tornar o espaço mais aconchegante de acordo com o modo que você pinta ele.

Ideias para decorar pátios, quintais e varandas - Imagem 20 de 26
Casa Azul / Estúdio Lava. Foto: © Lauro Rocha

A importância da iluminação

Quando a noite chega há a possibilidade de transformar completamente o espaço. Nesse sentido, são diversas as opções para trabalhar a iluminação, mas vale lembrar como varais de luz podem criar uma escala mais aconchegante ou, ainda, a possibilidade de trazer diversos tons coloridos para o espaço através do projeto lumínico.

Ideias para decorar pátios, quintais e varandas - Imagem 22 de 26
Reforma Casa Colonial na Rua 64 / Nauzet Rodríguez. Foto: © Pim Schalkwijk

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Equipe ArchDaily Brasil. "Ideias para decorar pátios, quintais e varandas" 19 Dez 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/972919/ideias-para-decorar-patios-quintais-e-varandas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.