Zaha Hadid Architects desenvolve projeto de uso misto em Budapeste

Zaha Hadid Architects desenvolve projeto de uso misto em Budapeste - Imagem 1 de 6
© Brick Visual

O Zaha Hadid Architects acaba de revelar novas imagens de sua proposta vencedora para o projeto de um empreendimento de uso misto em Budapeste, o qual está composto por edifícios residenciais, de escritórios e áreas comerciais, espaços públicos e áreas de lazer. Concebido de forma a criar uma rede de espaços públicos integrados, o novo empreendimento chamado de Zugló, procura restabelecer o ecossistema natural ao longo do rio Rákos, reconectando a área de desenvolvimento urbano ao entorno existente.

Zaha Hadid Architects desenvolve projeto de uso misto em Budapeste - Imagem 2 de 6Zaha Hadid Architects desenvolve projeto de uso misto em Budapeste - Imagem 3 de 6Zaha Hadid Architects desenvolve projeto de uso misto em Budapeste - Imagem 4 de 6Zaha Hadid Architects desenvolve projeto de uso misto em Budapeste - Imagem 5 de 6Zaha Hadid Architects desenvolve projeto de uso misto em Budapeste - Mais Imagens+ 1

Zaha Hadid Architects desenvolve projeto de uso misto em Budapeste - Imagem 2 de 6
© Tegmark

Somado a isso, o projeto desenvolvido pelo Zaha Hadid Architects incorpora uma série de estratégias climáticas e sustentáveis, como coberturas verdes, sistemas de coleta de água da chuva entre outros. Formalmente, a proposta de desenho urbano para a nova cidade de Zugló está composto por extensas áreas verdes, as quais colaboram com a manutenção de temperaturas mais baixas nos dias mais quentes do verão. Além disso, o empreendimento contará com uma central própria de energia, minimizando possíveis perdas na rede de distribuição.

Concebido de forma a ampliar a rede de áreas verdes na região leste da capital húngara e estabelecendo uma nova centralidade no histórico distrito de Peste, oposto a Buda, o empreendimento de Zugló pretende revalorizar a orla do rio Rákos, oferencendo novas moradias, espaços de trabalho e áreas comerciais e de lazer, constituindo um conjunto harmonioso com as amplas áreas verdes e espaços comunitários acessíveis. Para além disso, os arquitetos buscaram inspiração para o projeto na arquitetura, cultura e história da capital, procurando construir pontes entre o passado e o futuro. — Gianluca Racana, Arquiteto Diretor da Zaha Hadid Architects.

Zaha Hadid Architects desenvolve projeto de uso misto em Budapeste - Imagem 3 de 6
© Tegmark

Uma vasta rede de áreas verdes definem a estrutra central do empreendimento a qual, quando concluída, dará forma ao mais novo parque urbano da capital e o terceiro maior em extensão. Ao total, cerca de 900 novas árvores serão plantadas, pequenas praças urbanas serão criadas e novos jardins e lagos permitirão aos moradores estabelecerem uma nova relação com a natureza e o entorno imediato. Além disso, o projeto desenvolvido pela ZHA configura novas e extensas áreas acessíveis e de uso exclusivo para pedestres e ciclistas como forma de estimular a micro-mobilidade em toda a região. Como parte do projeto de reurbanização do distrito, novas estradas serão criadas e antigas rodovias serão ampliadas, fortalecendo a conexão entre a área e toda a região metropolitana de Budapeste. As obras no local, planejadas para serem desenvolvidas em etapas, deverão ser iniciadas já no início do ano que vem, com previsão de conclusão para o ano de 2029.

Zaha Hadid Architects desenvolve projeto de uso misto em Budapeste - Imagem 4 de 6
© Tegmark

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Cutieru, Andreea. "Zaha Hadid Architects desenvolve projeto de uso misto em Budapeste" [Zaha Hadid Architects Reveals Designs for a Mixed-Use Development in Budapest] 30 Nov 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/972288/zaha-hadid-architects-desenvolve-projeto-de-uso-misto-em-budapeste> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.