Plano diretor na orla de Shenzhen é desenhado para prevenir inundações

Plano diretor na orla de Shenzhen é desenhado para prevenir inundações - Imagem 1 de 13
© HOPE Landscape Design

Um novo plano diretor ao longo do rio Pailao em Shenzhen propõe a regeneração da área usando a natureza e zonas ecológicas de retenção de água para mitigar o risco de inundações. Criado pelo escritório de arquitetura e urbanismo VenhoevenCS, com paisagismo de Hope Design e plano de gestão da água da Huadong Engineering, o Projeto Pailao River Blueway capitaliza a coexistência do ambiente urbano e natural, garantindo resiliência e aumentando o crescimento econômico da cidade.

Plano diretor na orla de Shenzhen é desenhado para prevenir inundações - Imagem 2 de 13Plano diretor na orla de Shenzhen é desenhado para prevenir inundações - Imagem 3 de 13Plano diretor na orla de Shenzhen é desenhado para prevenir inundações - Imagem 4 de 13Plano diretor na orla de Shenzhen é desenhado para prevenir inundações - Imagem 5 de 13Plano diretor na orla de Shenzhen é desenhado para prevenir inundações - Mais Imagens+ 8

Plano diretor na orla de Shenzhen é desenhado para prevenir inundações - Imagem 10 de 13
© HOPE Landscape Design

A rápida urbanização da área localizada abaixo do nível do mar, o aumento da intensidade das chuvas nesta parte subtropical da China e a densidade de construção e infraestrutura tornam o Bao'an vulnerável a inundações. A VenhoevenCS desenvolveu o plano diretor usando os objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU como agenda de projeto, considerando o distrito em conexão com a rede circundante de rios e bairros, baseando o projeto em pesquisas de design para áreas com risco de inundação iminente.

Plano diretor na orla de Shenzhen é desenhado para prevenir inundações - Imagem 9 de 13
© HOPE Landscape Design

Nossa proposta para o Projeto Blueway do Rio Pailao é em camadas. Organizamos o armazenamento de água solicitado mas, com a nossa abordagem integrada, o tornaremos adaptado ao clima e, ao mesmo tempo, auxiliaremos na regeneração urbana. - Ton Venhoeven e Yi Yu, VenhoevenCS.

A adaptação ao clima se traduz em uma série de elementos que organizam o armazenamento de água como lagoas, telhados verdes, wetlands, parques e contenções naturais. Com o pavimento e o asfalto substituídos por bolsões naturais, o plano de mobilidade do bairro muda, mas continua acessível. O cais de concreto do rio Pailao é substituído por margens largas que agem como esponjas na estação das chuvas. Os espaços sob os viadutos existentes são transformados em locais de socialização e atividades culturais. Uma série de pavilhões erguidos sobre palafitas para acomodar vários níveis de água conterão serviços e comércio, ajudando assim a transformar a área em um destino local.

Plano diretor na orla de Shenzhen é desenhado para prevenir inundações - Imagem 3 de 13
© HOPE Landscape Design

  • Cliente: Shenzhen Bao’an District Water Bureau
  • Arquitetura e Urbanismo: VenhoevenCS architecture+urbanism
  • Paisagismo: Shenzhen Hope Design Co.,Ltd.
  • Projeto Hídrico: HUADONG Engineering Corporation Limited (HDEC)
  • Concurso: 2021-2023
  • Área: 736.000 m2

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Cutieru, Andreea. "Plano diretor na orla de Shenzhen é desenhado para prevenir inundações" [A Riverside Masterplan in Shenzhen is Designed to Prevent Flooding] 18 Nov 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/971614/plano-diretor-na-orla-de-shenzhen-e-desenhado-para-prevenir-inundacoes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.