Levando conforto a qualquer lugar: uma conversa sobre saunas móveis

As saunas são inseparáveis da cultura dos países nórdicos e estão aumentando em popularidade por conta de seus muitos benefícios para a saúde física e mental. Seus projetos costumam ser bastante arquetípicos, combinando eficiência e sobriedade.

Conversamos com Jakob Gate, cofundador da Native Narrative & Scandinavian Sauna, que tem desenvolvido projetos de sauna que combinam a flexibilidade de ser transportado para qualquer lugar, com a expertise e tradição do design escandinavo. Saiba mais na seguinte entrevista:

Eduardo Souza (ArchDaily): Como surgiu a ideia de desenvolver uma sauna móvel?

Jakob Gate (Scandinavian Sauna): Somos parceiros de vida e de prática e passamos muitos anos trabalhando como arquiteto (Jakob) e como gerente de projetos (Cecilie) para empresas líderes na indústria de design comercial de Londres. Eventualmente, nos sentimos insatisfeitos e, em 2016, partimos para apoiar ONGs e organizações de caridade na zona rural das Filipinas, montando nosso estúdio de arquitetura Native Narrative. Vivemos em comunidades de baixo nível socioeconômico por dois anos e projetamos e construímos 4 Centros de Aprendizagem para Crianças, bem como alguns outros edifícios para o governo local. Eventualmente, ficamos sem dinheiro, pois o trabalho que fazíamos nas Filipinas era principalmente sem vencimentos, então quando voltamos para a Escandinávia em outubro de 2018, sentimos frio e adoecemos e apenas sobrevivemos ao inverno graças às saunas. Nós dois crescemos com saunas na Dinamarca e na Suécia e temos boas lembranças de usá-las com a família e amigos. Depois de passar muitos anos na Ásia, foi ótimo se reconectar com esse aspecto de nossas culturas nativas. Como resultado, começamos a pesquisar a história e a cultura das saunas e descobrimos que o banho regular na sauna demonstrou ter muitos efeitos positivos para a saúde.

Levando conforto a qualquer lugar: uma conversa sobre saunas móveis - Imagem 13 de 16
© Jakob Gate / Scandinavian Sauna

Como nós próprios perdemos entes queridos devido à insuficiência cardíaca, aprender sobre os benefícios das saunas para a saúde foi muito encorajador. Tanto que decidimos usar nossas habilidades adquiridas através de nossa prática de arquitetura Native Narrative para projetar a sauna móvel perfeita.

Nosso primeiro cliente foi um coletivo de entusiastas do banho de inverno na Dinamarca e tivemos muitas reuniões com eles e essencialmente projetamos uma sauna de acordo com suas necessidades. Desde então, aprendemos muito e certos aspectos foram substituídos ou modificados.

ES: Você pode falar sobre o projeto e seus detalhes de construção?

Levando conforto a qualquer lugar: uma conversa sobre saunas móveis - Imagem 2 de 16
Courtesy of Native Narrative

JG: Nossas saunas são construções leves de madeira sobre um trailer de metal feito sob medida e cobertas por um telhado de aço. Além da sala de sauna, incluímos um vestiário que permite aos usuários trocarem e guardarem suas roupas e demais equipamentos, mas que também funciona como uma zona de amortecimento de temperatura tornando a sauna mais eficiente em manter o calor por mais tempo. Uma porta de vidro permite que a luz da sala de sauna principal entre no vestiário e também faz com que a unidade pareça maior. O edifício tem uma estrutura de madeira, é isolado, à prova de intempéries, o forro interior vem em vários materiais e acabamentos de cores e oferecemos variações de cores em madeira crua ou termo tratada. As bancadas são feitas de álamo com uma camada de resina e também conferem um toque mais frio à pele. Também fornecemos álamo com tratamento térmico, que é mais escuro e mais adequado para saunas públicas de uso pesado.

Levando conforto a qualquer lugar: uma conversa sobre saunas móveis - Imagem 11 de 16
© Jakob Gate / Scandinavian Sauna
Levando conforto a qualquer lugar: uma conversa sobre saunas móveis - Imagem 8 de 16
© Jakob Gate / Scandinavian Sauna

ES: Quais são as principais mudanças por se tratar de uma estrutura móvel?

JG: O peso é uma preocupação para a maioria das estruturas móveis, trabalhamos muito para fazer uma construção sólida e robusta que também seja leve. Vários de nossos modelos de sauna podem ser transportados em carros convencionais. Ajustar várias funções em um pequeno espaço e, ao mesmo tempo, mantê-lo simples é outro desafio.

Levando conforto a qualquer lugar: uma conversa sobre saunas móveis - Imagem 9 de 16
© Jakob Gate / Scandinavian Sauna
Levando conforto a qualquer lugar: uma conversa sobre saunas móveis - Imagem 15 de 16
© Jakob Gate / Scandinavian Sauna

Como todo projetista sabe, uma solução de design simples nem sempre é fácil de se conseguir e leva tempo para ser desenvolvida. Fizemos inúmeras versões e protótipos e melhoramos muitos aspectos diferentes.

Ao ouvir o feedback dos clientes, aprendemos muito e fizemos mudanças. Pensamos nas nossas saunas um pouco como a indústria automotiva, todos os anos surge um modelo melhor. Embora não esperemos um ano e apenas atualizemos nosso design ou façamos modificações sob medida para cada produção ou novo pedido do cliente. Além disso, gostaríamos de enfatizar não apenas a nossa capacidade, mas também a nossa vontade de produzir versões sob medida de nossas saunas para clientes que gostam de algo especial ou pessoal como parte de sua experiência na sauna.

Levando conforto a qualquer lugar: uma conversa sobre saunas móveis - Imagem 4 de 16
© Jakob Gate / Scandinavian Sauna

Em termos de mobilidade, muitas vezes você é livre para orientar o edifício como quiser, então o layout que fizemos está funcionando muito bem na maioria das situações. Se não for adequado, fazemos versões sob medida, espelhando a planta, adicionando ou movendo janelas, ou mesmo construindo uma sala maior, esse tipo de coisa. Pensamos nas nossas saunas como um kit semi-personalizado: o modelo básico é desenvolvido de antemão e felizmente fazemos alterações para se adequar às necessidades de cada cliente.

ES: A preocupação com detalhes e funcionalidade é visível, integrando a tradição das saunas com o design escandinavo. Como a tradição influencia seu design?

JG: As primeiras saunas foram provavelmente construídas como uma ferramenta de sobrevivência no clima severo da Escandinávia, não como uma forma de sentir prazer. Gostamos dessa abordagem utilitária e a implementamos nós mesmos em nosso processo projetual. Nosso objetivo era fazer um edifício móvel altamente prático que se encaixasse confortavelmente na natureza e ao redor de outros edifícios, com arquitetura escandinava moderna e tradicional. Você pode estacioná-la ao lado de um galpão agrícola ou celeiro e ela não parece fora do lugar. O mesmo se aplica às casas escandinavas contemporâneas puras e mínimas. Colocamos muita confiança na simplicidade, mas não apenas em termos de estética, torná-la fácil de usar é muito importante.

Levando conforto a qualquer lugar: uma conversa sobre saunas móveis - Imagem 16 de 16
© Jakob Gate / Scandinavian Sauna

Embora possa ser tentador adicionar funcionalidade, tudo o que não está diretamente adicionando à sua experiência de desfrutar do calor na natureza, não está incluído. Pensamos na sauna como uma ferramenta prática que as pessoas também acham bonita. Não queríamos que a arquitetura ocupasse o centro das atenções ou parecesse dominadora de qualquer forma, sendo um espaço tanto para olhar para dentro como para fora e para desfrutar da natureza de uma forma que não pode prescindir desta sauna. Começamos a olhar para outras saunas móveis, como as Saunas Barrel e melhoramos algumas das suas falhas de design, como o forno obstruindo a visão, falta de assentos nivelados, falta de vestiário, cabeceira baixa, integração difícil com o trailer, etc. Para nós, era importante conseguir uma sauna móvel tão boa quanto as saunas permanentes que as pessoas construíram ao longo da história na Escandinávia e em outros lugares e não fazer concessões em nome da mobilidade. Como resultado, temos um edifício tão bom quanto uma sauna permanente com o benefício da mobilidade. Vários clientes já decidiram retirar o trailer e usar a nossa sauna móvel como um edifício permanente com a opção de levá-la para a estrada de vez em quando se surgir a oportunidade.

Levando conforto a qualquer lugar: uma conversa sobre saunas móveis - Imagem 5 de 16
© Jakob Gate / Scandinavian Sauna
Levando conforto a qualquer lugar: uma conversa sobre saunas móveis - Imagem 14 de 16
© Jakob Gate / Scandinavian Sauna

ES: Como você entende o futuro de estruturas pré-fabricadas como esta? Quais são as principais vantagens para os clientes e para o mundo?

JG: Os excelentes artesãos em nossa oficina construíram mais de 1600 saunas sob medida ao longo de 17 anos, contando com muito conhecimento prático. Acreditamos que a experiência em construção é importante e faz uma diferença fundamental no resultado do produto. O fato de eles construírem as mesmas estruturas (ou muito semelhantes) repetidas vezes resulta em um produto de qualidade superior em comparação com uma sauna construída por uma pessoa muito competente fazendo uma sauna pela primeira vez.

Levando conforto a qualquer lugar: uma conversa sobre saunas móveis - Imagem 6 de 16
© Jakob Gate / Scandinavian Sauna

Mas o que está no futuro da pré-fabricação? Parece que tudo vai em direção a um grau mais alto de automação. É provável que inclua as ferramentas que usamos no momento. Provavelmente podemos esperar maior qualidade e menos desperdício. O papel do artesão provavelmente evoluirá de fundamentalmente um fabricante para mais como um professor; fornecendo informações e corrigindo o comportamento das máquinas, supervisionando os resultados.

Uma maior eficiência pode reduzir os preços e aumentar a qualidade, o que é benéfico para os clientes. Somos pessoas fundamentalmente curiosas e esperamos evoluir como empresa e isso inclui nossos métodos de fabricação.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Souza, Eduardo. "Levando conforto a qualquer lugar: uma conversa sobre saunas móveis" [Taking Comfort Anywhere: A Conversation About Mobile Saunas] 27 Nov 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/971539/levando-conforto-a-qualquer-lugar-uma-conversa-sobre-saunas-moveis> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.