Conselhos para escolher a cor da sua piscina

Pode-se dizer que um dos principais aspectos a serem levados em conta ao projetar uma piscina é a escolha da cor de seu revestimento. A luz, as sombras, a profundidade, o ambiente e os elementos que a envolvem são variáveis que afetam diretamente a tonalidade final da água. Os efeitos da iluminação artificial e/ou natural também são determinantes de sua estética final, portanto, se ela estiver em um espaço externo refletindo o céu, produzirá um efeito diferente do que se ficar em um espaço interno, onde o teto influenciará sua cor.

Conselhos para escolher a cor da sua piscina - Imagem 2 de 10
Vila de pedra escavada / Tsolakis Architects. Imagem © George Messaritakis

A água tem a capacidade de absorver mais facilmente os tons avermelhados, amarelos e alaranjados do que os tons azuis. Entendendo que a cor da água na piscina é determinada pelo céu, é certo que sua aparência sempre tenderá para a faixa azul. À medida que a profundidade da piscina aumenta, o tom azul se tornará mais escuro, enquanto que se a piscina tiver menos de 50 cm de profundidade, a água parecerá transparente. Hoje em dia, existem inúmeros desenhos e gamas de cores que vão desde o verde, terra, azul e branco até o cinza e preto , para citar apenas alguns exemplos, em resposta a diferentes necessidades e condições.

Conselhos para escolher a cor da sua piscina - Imagem 5 de 10
2 Casas CONESA / BAK Arquitectos. Imagem © Daniela Mac Adden

O azul é a cor mais comumente usada, uma vez que reforça o tom do céu que reflete. Geralmente está associada à água limpa do mar ou de um riacho, criando um efeito refrescante de relaxamento e tranquilidade. As variações incluem turquesa, celeste, índigo, ultramarino, entre outras.

Conselhos para escolher a cor da sua piscina - Imagem 4 de 10
Residência na paraia de St. Andrews / Woods Bagot. Imagem © Trevor Mein

Se o objetivo é criar uma atmosfera paradisíaca, um revestimento em cor de areia ou terra pode ser usado, já que o reflexo da água nas paredes pode ser visto em tons turquesa. No caso de variações nas condições climáticas da região onde está instalada, a tonalidade pode mudar, razão pela qual geralmente é recomendada para áreas com alta exposição solar. Por outro lado, se o objetivo é criar um ambiente natural, os tons verdes podem ser uma opção, acompanhados pela vegetação circundante, para obter um efeito de lago natural com tons mais escuros ou um efeito de praia caribenha com cores como o verde esmeralda.

Conselhos para escolher a cor da sua piscina - Imagem 6 de 10
Nosara Casa MARU / LOOP Design Studio. Imagem © Andrés García Lachner

O uso do branco é recomendado em áreas predominantemente ensolaradas, pois ajuda a destacar os elementos internos e externos que circundam as piscinas. Embora às vezes possa ser deslumbrante olhar para as paredes, é a cor com menos degradação devido ao efeito do sol sobre os pigmentos e o resíduo menos perceptível deixado pelo calcário na água.

Conselhos para escolher a cor da sua piscina - Imagem 3 de 10
Casa de areia / Fran Silvestre Arquitectos. Imagem © Diego Opazo
Conselhos para escolher a cor da sua piscina - Imagem 9 de 10
Casa em La Duna / Luciano Kruk. Imagem © Daniela Mac Adden

Os tons acinzentados produzem um efeito semelhante ao do mar, até mesmo imitando um oceano ou lago. Além disso, ajudam a esconder a sujeira ou poeira acumulada no interior e também podem aumentar a temperatura da água, mas não tanto quanto o preto. Este último é o mais adequado se o objetivo for manter a temperatura da água alta durante todo o ano. Embora possa ser considerado difícil de aplicar, o tom preto produz um efeito de espelho refletindo a paisagem ao redor. Deve-se notar que, dadas suas características, é o mais utilizado na construção de lagos artificiais com plantas naturais.

Conselhos para escolher a cor da sua piscina - Imagem 8 de 10
Casa Lap Pool / Aristides Dallas Architects . Imagem © Panagiotis Voumvakis
Conselhos para escolher a cor da sua piscina - Imagem 10 de 10
Aurelia - Casa Sob Uma Piscina /SHROFFLEoN. Imagem © Photographix

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Iñiguez, Agustina. "Conselhos para escolher a cor da sua piscina" [Consejos para elegir el color adecuado de tu piscina] 16 Dez 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Daudén, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/971419/conselhos-para-escolher-a-cor-da-sua-piscina> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.