Primeiro "art depot" totalmente acessível do mundo é inaugurado em Roterdã

O Depot Boijmans Van Beuningen, primeiro depositório de arte totalmente acessível do mundo projerado pelo MVRDV, abriu suas portas ao público. A abertura oficial aconteceu hoje, 5 de novembro, e a partir de amanhã o público já poderá acessar as dependências do equipamento. Localizada no Museumpark no centro de Roterdã, Países Baixos, a estrutura possui salas de exposição, jardim no terraço, um restaurante e oferece uma visão dos bastidores do mundo dos museus, tornando as coleções de arte acessíveis ao público.

Primeiro "art depot" totalmente acessível do mundo é inaugurado em Roterdã - Imagem 2 de 36Primeiro "art depot" totalmente acessível do mundo é inaugurado em Roterdã - Imagem 3 de 36Primeiro "art depot" totalmente acessível do mundo é inaugurado em Roterdã - Imagem 4 de 36Primeiro "art depot" totalmente acessível do mundo é inaugurado em Roterdã - Imagem 5 de 36Primeiro art depot totalmente acessível do mundo é inaugurado em Roterdã - Mais Imagens+ 31

O edifício tem forma de cálice e é revestido com 1.664 painéis espelhados que refletem o parque, os pedestres e o horizonte da cidade. Na cobertura, 35 metros acima do solo, 75 bétulas criam  uma floresta acessível ao público com vista privilegiada para a cidade. 

Primeiro "art depot" totalmente acessível do mundo é inaugurado em Roterdã - Imagem 18 de 36
© Ossip van Duivenbode / MVRDV
Primeiro "art depot" totalmente acessível do mundo é inaugurado em Roterdã - Imagem 14 de 36
© Ossip van Duivenbode / MVRDV

Em 2014, o MVRDV venceu o concurso de projeto para o Depot, um equipamento que permite que as pessoas acompanhem o processo de restauração das obras de arte. Embora a estrutura tenha capacidade de abrigar até 151 mil peças, o projeto circular de 39,5 metros de diâmetro tem uma pegada relativamente pequena, mantendo boa parte do parque intacto. De acordo com os arquitetos, esta forma "garante que as vistas e percursos no nível do solo permaneçam livres e reduz o impacto nos reservatórios de água subterrâneos, ao passo que o amplo espaço público na cobertura oferece vistas inspiradoras da cidade."

Primeiro "art depot" totalmente acessível do mundo é inaugurado em Roterdã - Imagem 19 de 36
© Ossip van Duivenbode / MVRDV
Primeiro "art depot" totalmente acessível do mundo é inaugurado em Roterdã - Imagem 32 de 36
© Iris van den Broeke / MVRDV
Primeiro "art depot" totalmente acessível do mundo é inaugurado em Roterdã - Imagem 6 de 36
© Ossip van Duivenbode / MVRDV
Primeiro "art depot" totalmente acessível do mundo é inaugurado em Roterdã - Imagem 34 de 36
© Ossip van Duivenbode / MVRDV
Primeiro "art depot" totalmente acessível do mundo é inaugurado em Roterdã - Imagem 28 de 36
© Ossip van Duivenbode / MVRDV

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Stouhi, Dima. "Primeiro "art depot" totalmente acessível do mundo é inaugurado em Roterdã" [The World’s First Fully Accessible Art Depot Museum is Opening to the Public] 05 Nov 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/971190/primeiro-art-depot-totalmente-acessivel-do-mundo-e-inaugurado-em-roterda> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.