Arábia Saudita transformará plataforma de petróleo desativada em parque de diversões

O Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita anunciou que vai converter uma antiga plataforma de petróleo no Golfo Pérsico em parque de diversões de 150 mil metros quadrados. Chamado de THE RIG, o projeto de reabilitação será o primeiro resort do mundo construído sobre uma antiga plataforma de petróleo e contará com três hotéis, onze restaurantes, montanhas-russas e áreas para a prática de esportes radicais, como bungee jumping e paraquedismo.

Arábia Saudita transformará plataforma de petróleo desativada em parque de diversões - Imagem 2 de 6Arábia Saudita transformará plataforma de petróleo desativada em parque de diversões - Imagem 3 de 6Arábia Saudita transformará plataforma de petróleo desativada em parque de diversões - Imagem 4 de 6Arábia Saudita transformará plataforma de petróleo desativada em parque de diversões - Imagem 5 de 6Arábia Saudita transformará plataforma de petróleo desativada em parque de diversões - Mais Imagens+ 1

Além de ser considerado uma iniciativa que poderá agregar e diversificar a economia local de um país extremamente dependente do petróleo, o projeto está sendo concebido para cumprir com os mais rígidos padrões e critérios de sustentabilidade, inserindo-se perfeitamente na estratégia de desenvolvimento sustentável do país para o quinquênio 2021-2025 do Fundo de Investimento Público (FIP). Uma iniciativa que pretende “impulsionar a inovação nos setores do turismo e entretenimento da Arábia Saudita, proporcionando oportunidades de desenvolvimento promissoras para alcançar a diversificação econômica em linha com os objetivos do país para o ano de 2030.”

O FIP ainda não anunciou a data exata para o início das obras no local e tampouco uma previsão para a inauguração ou conclusão das mesmas, mas provavelmente isso tudo acontecerá em um futuro bastante próximo, já que o país está investindo alto na industria do turismo, impulsionado pelos esforços das cidades vizinhas do Golfo Pérsico, as quais esperam receber até 100 milhões de turistas anualmente até o final desta década.

Arábia Saudita transformará plataforma de petróleo desativada em parque de diversões - Imagem 2 de 6
via CNN Travel / Public Investment Fund

Para complementar estes investimentos, no início deste ano, a Foster + Partners revelou mais detalhes de seu projeto para o Hotel 12 na Ilha Saudita de Ummahat AlShaykh. Desenvolvido pela Red Sea Development Company (TRSDC), o projeto é um dos dois hotéis que deverão ser construídos na ilha, sendo o primeiro deles planejado por Kengo Kuma. O hotel foi concebido como uma série de cabanas de madeira, espalhadas pelo terreno. Os diferentes componentes do projeto serão organizados em torno de um percurso fechado; algumas estruturas assumirão a forma de palafitas, enquanto outras estarão apoiadas diretamente no chão. O premiado escritório de arquitetura de Sir Norman Foster também revelou mais imagens de outro hotel que está sendo projetado na Arábia Saudita, o qual está implantado em meio ao deserto. Chamado de Southern Dunes, o projeto faz parte do desenvolvimento turístico do The Red Sea Project o qual incluirá 40 vilas exclusivas em estrutura de madeira.

Arábia Saudita transformará plataforma de petróleo desativada em parque de diversões - Imagem 4 de 6
via CNN Travel / Public Investment Fund

Via CNN Travel e Public Investment Fund.

Este artigo é parte do Tópico do ArchDaily: Reabilitações. Mensalmente, exploramos um tema específico através de artigos, entrevistas, notícias e projetos. Saiba mais sobre os tópicos mensais. Como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuições de nossos leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Stouhi, Dima. "Arábia Saudita transformará plataforma de petróleo desativada em parque de diversões" [Saudi Arabia is Converting an Oil Rig into the World's First Offshore Extreme Amusement and Leisure Park] 27 Out 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/970912/arabia-saudita-transformara-plataforma-de-petroleo-desativada-em-parque-de-diversoes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.