Edifício brutalista de Marcel Breuer será transformado em hotel sustentável

O Pirelli Tire Building, projetado por Marcel Breuer em 1969, está sendo transformado em um hotel segundo projeto desenvolvido pela Becker and Becker. Desocupado desde 1999, o antigo edifício de escritórios da Armstrong Rubber Co. nos Estados Unidos foi recentemente vendido à empresa de construção do também arquiteto Bruce Redman Becker, que em 2020 deu início ao projeto que pretende transformar este ícone brutalista em um hotel boutique de energia zero com capacidade para 165 quartos. Apropriando-se da estrutra existente de um dos edifícios brutalistas mais significativos construídos nos Estado Unidos, o novo hotel sustentável da Becker and Becker pretende ser um modelo para futuros projetos de hotéis de energia zero, combinando suas características arquitetônicas únicas com novas e inovadoras soluções de reutilização adaptativa.

Edifício brutalista de Marcel Breuer será transformado em hotel sustentável - Imagem 2 de 22Edifício brutalista de Marcel Breuer será transformado em hotel sustentável - Imagem 3 de 22Edifício brutalista de Marcel Breuer será transformado em hotel sustentável - Imagem 4 de 22Edifício brutalista de Marcel Breuer será transformado em hotel sustentável - Imagem 5 de 22Edifício brutalista de Marcel Breuer será transformado em hotel sustentável - Mais Imagens+ 17

Implantado junto a principal rodovia que atravessa a cidade de New Haven, Connecticut, o edifício da Pirelli Tire foi construído segundo projeto desenvolvido por Marcel Breuer no ano de 1970. Depois de algumas décadas, a fabricante de pneus passou por uma série de turbulências e problemas financeiros, os quais finalmente resultaram no abandono gradual do icônico edifício brutalista de Breuer. Já no início dos anos 2000, parte do edifício foi demolida para a construção de um pátio de estacionamentos, apesar da mobilização da comunidade de arquitetos e preservacionistas.

Edifício brutalista de Marcel Breuer será transformado em hotel sustentável - Imagem 16 de 22
© Becker + Becker

Interiormente, este massivo edifício de concreto se apresenta fluido e permeável, com uma série de espaços sociais, áreas de encontro e vazios. Em termos práticos, estes vazios e pátios foram concebidos pelo arquiteto para minimizar o ruído provocado pelos laboratórios de pesquisa espalhados pelo edifício. A fachada escultórica, por outro lado, foi criada a partir de painéis de concreto pré-moldado, os quais oferecem sombra e proteção para as abertas, operando ainda como uma espécie de ornamentação que fortalece o caráter brutalista do edifício.

Edifício brutalista de Marcel Breuer será transformado em hotel sustentável - Imagem 4 de 22
© Becker + Becker

Com a expectativa de ser o primeiro hotel a receber a certificação Passive House nos Estados Unidos, o projeto de reabilitação ou reutilização adaptativa do edifício de Breuer transformará o Pirelli Tire em um hotel boutique de 165 quartos com restaurantes, espaços expositivos e salas de reuniões—seguindo os mais rigorosos padrões de sustentabilidade. Painéis fotovoltáicos instalados na cobertura e sobre o estacionamento deverão ser suficientes para produzir toda a energia consumida na operação do edifício, além disso, todas as adições serão construídas a partir de materiais reciclados recuperados no local.

Edifício brutalista de Marcel Breuer será transformado em hotel sustentável - Imagem 20 de 22
© Becker + Becker
Edifício brutalista de Marcel Breuer será transformado em hotel sustentável - Imagem 3 de 22
© Becker + Becker
Edifício brutalista de Marcel Breuer será transformado em hotel sustentável - Imagem 21 de 22
© Becker + Becker
Edifício brutalista de Marcel Breuer será transformado em hotel sustentável - Imagem 9 de 22
© Becker + Becker
Edifício brutalista de Marcel Breuer será transformado em hotel sustentável - Imagem 6 de 22
© Becker + Becker

A transformação do edifício Pirelli Tire de Marcel Breuer está em andamento desde o verão de 2020 e deverá ser concluída no primeiro trimestre de 2022.

 

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Stouhi, Dima. "Edifício brutalista de Marcel Breuer será transformado em hotel sustentável" [Marcel Breuer's Iconic Brutalist Building is being Transformed into an Eco-friendly Boutique Hotel ] 20 Nov 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/970774/edificio-brutalista-de-marcel-breuer-sera-transformado-em-hotel-sustentavel> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.