Adjaye Associates a um passo de ver seu primeiro arranha-céu construído em Manhattan

A Adjaye Associates revelou recentemente imagens do seu projeto desenvolvido para um dos últimos terrenos vazios no centro de Manhattan. Localizado em frente ao Jacob K. Javits Center, entre as ruas West 35th e 36th, este poderia ser o edifício mais alto construído pelo escritório de David Adjaye até o momento.

Segundo uma matéria publicada pela Real Estate Weekly no último dia 13 de outubro, o provável mais novo arranha-céu da cidade de Nova Iorque está sendo desenvolvido por uma equipe encabeçada pela The Peebles Corporation, quem recentemente enviou uma proposta comercial de ocupação do terreno número 418 na 11th Avenue de Manhattan à Empire State Development Corporation, responsável pelo projeto de redesenvolvimento urbano de Hudson Yards.

Adjaye Associates a um passo de ver seu primeiro arranha-céu construído em Manhattan - Imagem 3 de 4
Cortesia de Adjaye Associates/The Peebles Corporation

Caso a proposta apresentada pela The Peebles Corporation seja escolhida entre todos os projetos enviados à Empire State Development Corporation, a torre projetada pela Adjaye Associates poderia se tornar o terceiro edifício mais alto da cidade de Nova Iorque, além da maior arranha-céu de todo Hudson Yards. Alcançando uma altura máxima 457 metros, a estátua da torre concebida pela equipe de David Adjaye se projeta para fora à medida que ganha altura, criando um efeito em perspectiva no qual a torre parece estar virada de cabeça para baixo. De forma muito semelhante ao projeto desenvolvido pelo escritório de Adjaye para uma torre de 66 pavimentos em pleno distrito financeiro de Nova Iorque, o mais novo edifício em altura da Adjaye Associates procura explorar diferentes alternativas à tradicional tipologia de arranha-céu. Neste sentido, a fachada do edifício, com seus arcos invertidos, aparece revestida com faixas de pedra natural.

A mesma solução de fachada, como se a mesma estivesse “viada de cabeça para baixo”, é também incorporada no edifício de embasamento—como aparece nos renderes elaborados e divulgadas pela Patch. Pelo que se pode ver nas imagens, as fachadas do edifício parecem estar revestidas por grandes painéis de concreto ou pedra natural, criando a impressão de uma fachada pixelada quando vista à distância.

Adjaye Associates a um passo de ver seu primeiro arranha-céu construído em Manhattan - Imagem 2 de 4
Cortesia de Adjaye Associates/The Peebles Corporation

Embora em termos formais, a proposta concebida pela Adjaye Associates evidentemente traga um pouco de frescor a uma área dominada pela presença monótona e repetitiva de arranha-céus de aço e vidro, programaticamente ela poderia encontrar muitas dificuldades para ser aprovada pelo Conselho Comunitário Local. Conforme descrito no memorial do projeto, o mais novo arranha-céu de Hudson Yards abrigaria espaços para escritórios, um teatro, dois hotéis, um rinque de patinação, terraços ao ar livre, um mirante além de uma nova sede para a filial da NAACP em Mid-Manhattan—carecendo apenas de unidades residenciais. Embora o Conselho Comunitário tenha deixado muito claro a necessidade de que todos os participantes contemplem o uso residencial em suas propostas comerciais, esta exigência contraria a própria legislação da cidade de Nova Iorque.

Adjaye Associates a um passo de ver seu primeiro arranha-céu construído em Manhattan - Imagem 4 de 4
Cortesia de Adjaye Associates/The Peebles Corporation

Dito isso, caso a proposta apresentada pela The Peebles Corporation convença os empreendedores e vença a concorrência para o desenvolvimento do projeto, o arranha-céu concebido pela Adjaye Associates seria o primeiro edifício desta dimensão a ser inteiramente projetado e construído por empresas lideradas por negros na cidade de Nova Iorque. Isso porque a proposta aponta a McKissack Group como a empresa de construção preferida para assumir a tarefa de erguer a torre de Adjaye em Hudson Yards, sendo esta “a mais antiga empresa de arquitetura e construção gerida por mulheres/minorias” em todo os Estados Unidos.

A Empire State Development Corporation não divulgou nenhuma estimativa de quando pretende divulgar o resultado final da avaliação das propostas recebidas. O The Architect's Newspaper entrou em contato com a Adjaye Associates para solicitar a permissão de divulgação do material aqui apresentado.

Este artigo foi publicado originalmente pelo The Architect's Newspaper.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Hilburg, Jonathan. "Adjaye Associates a um passo de ver seu primeiro arranha-céu construído em Manhattan" [Could Adjaye Associates’ First Supertall Tower Rise in Hudson Yards?] 26 Out 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/970503/adjaye-associates-a-um-passo-de-ver-seu-primeiro-arranha-ceu-construido-em-manhattan> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.