Dicas para organizar a área de serviço: mais funcionalidade no cotidiano

Dicas para organizar a área de serviço: mais funcionalidade no cotidiano - Imagem 2 de 8Dicas para organizar a área de serviço: mais funcionalidade no cotidiano - Imagem 3 de 8Dicas para organizar a área de serviço: mais funcionalidade no cotidiano - Imagem 4 de 8Dicas para organizar a área de serviço: mais funcionalidade no cotidiano - Imagem 5 de 8Dicas para organizar a área de serviço: mais funcionalidade no cotidiano - Mais Imagens+ 3

Se anteriormente já discutimos o fato da área de serviço, ou lavanderia, ser um luxo dispensável na casa contemporânea. O fato inegável é que ela é um ambiente presente nos lares brasileiros. Um espaço no qual além de lavar e secar roupas, também armazenamos produtos de limpeza e outros objetos. Por se tratar de uma área, na maioria das vezes, pequena e que deve ser muito funcional, nem sempre é fácil mantê-la organizada. Por isso, apresentamos aqui algumas dicas para aqueles que pretendem tornar esse ambiente ainda mais estruturado para um melhor cotidiano.

Certamente, um projeto de arquitetura de interiores, que prevê marcenaria adequada para otimizar o espaço seria o ideal. Mas nem sempre o orçamento permite contratar um arquiteto para pensar esse ambiente - mas, caso seja possível, vale lembrar todas as possibilidades existentes como: projetar armários embaixo dos tanques, bancadas que ajudam a separar os produtos e organizar as roupas, etc. No entanto, aqui focamos em soluções mais simples para que sua área de serviço ofereça uma melhor experiência:

Cestos e Caixas

O uso de cestos e caixas é fundamental para organizar os objetos em diferentes setores: produtos para lavar roupa (sabão, amaciante, alvejante); produtos de limpeza em geral (que podem ser separados inclusive por áreas molhadas - banheiro e cozinha - e outros cômodos que precisem de produtos específicos, como para limpar um piso de madeira, por exemplo); panos; etc. Além disso, caso caiba no espaço, uma boa opção é ter dois cestos de diferentes cores para roupas sujas, assim é possível separar um para peças coloridas e outro para as roupas claras. 

Dicas para organizar a área de serviço: mais funcionalidade no cotidiano - Imagem 7 de 8
Apartamento 415N / CoDA arquitetos. Foto: © Júlia Tótoli

Prateleiras e estantes

Para guardar os produtos ou até mesmo as caixas citadas anteriormente, estantes ou prateleiras são muito eficientes. Optar por materiais como metal e plástico pode ser uma melhor opção, pois trata-se de uma área molhada da casa. No caso de adotar a madeira, é importante que ela receba tratamentos específicos ou acabamentos como uma fórmica, para que sua duração seja prolongada. A dica fundamental é pensar que as prateleiras podem ter diversos tamanhos e se encaixar de um modo que facilite o uso do espaço como, por exemplo, a instalação de uma pequena ao lado da máquina de lavar, onde caiba o sabão em pó, amaciante e até mesmo uma cestinha com os prendedores de roupa, facilitando o processo de tirar as roupas e pendurá-las no varal. 

Dicas para organizar a área de serviço: mais funcionalidade no cotidiano - Imagem 2 de 8
Apartamento 02 / Hugo Oliveira Arquitetura. Foto: © Haruo Mikami

Organizadores e Ganchos

Para liberar o espaço do chão e manter o ambiente mais organizado, ganchos e alguns organizadores podem ser fundamentais. Além de pendurar panos, os ganchos servem para pendurar vassouras, rodos e, até mesmo, tábua de passar roupa. Outra vantagem, é que eles podem ser colocados atrás da porta da lavanderia, deixando esses produtos ainda menos a vista. Já os organizadores podem ser uma boa opção para colocar buchas, sabãos ou predendores, vale lembrar que alguns deles possuem ventosas, o que facilita a instalação nas paredes e, inclusive, mudança de lugar sem deixar furos ou exigir manutenção posterior. 

Dicas para organizar a área de serviço: mais funcionalidade no cotidiano - Imagem 8 de 8
Apartamento Rosa / CoDA arquitetos. Foto: © Júlia Tótoli

Armários para área de serviço

Hoje, o mercado já possui armários de pronta entrega com dimensões apropriadas para a área de serviço . Específicos para guardar vassouras ou tábuas de passar, são mais estreitos e compridos. Facilitando sua adequação nesse espaço e criando uma imagem mais organizada. 

Dicas para organizar a área de serviço: mais funcionalidade no cotidiano - Imagem 6 de 8
Apartamento João Moura / Canoa Arquitetura + Pedro Del Guerra. Foto: © Rafaela Netto

Os GIFs utilizados são dos projetos: 
Apartamento Harmonia / a GR a u. Imagem: © Pedro Vannucchi; 
Apartamento Azul / ENTRE Arquitetos. Imagem: © Gui Rebelo – Elephant Studio.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Equipe ArchDaily Brasil. "Dicas para organizar a área de serviço: mais funcionalidade no cotidiano" 23 Out 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/969766/dicas-para-organizar-a-area-de-servico-mais-funcionalidade-no-cotidiano> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.