Pavilhão da Finlândia na Expo 2020 Dubai evoca conexão do país com a natureza

Pavilhão da Finlândia na Expo 2020 Dubai evoca conexão do país com a natureza
© Marc Goodwin
© Marc Goodwin

O Pavilhão Finlandês para a Expo 2020 de Dubai procura evidenciar a profunda conexão do país escandinavo com a natureza e a sustentabilidade—algo que contribui e muito para com a alta qualidade de vida de seus habitantes. Intitulado “Snow Cape”, o pavilhão projetado pela JKMM Architects evoca sutilmente os cenários naturais finlandeses através de sua materialidade e atmosfera, ao mesmo tempo que incorpora muitos dos princípios de economia circular defendidos pelo país nórdico. A estrutura de acesso, onde os visitantes são recebidos, assume a forma de uma tenda, criando um importante espaço de encontro e socialização entre os povos, lembrando a herança nômade do povo Finlandês— conectando ainda com o título do pavilhão escrito em árabe.

© Marc Goodwin© Marc Goodwin© Marc Goodwin© Marc Goodwin+ 14

© Marc Goodwin
© Marc Goodwin

Uma vez no interior do pavilhão, a fachada simples e branca de tecido tensionado contrasta fortemente com as superfícies de madeira e granito, que, juntamente com pequenos espelhos d'água, ecoam a essência da atmosfera da paisagem natural finlandesa, um espaço despojado de quaisquer revestimentos desnecessários, reduzindo o uso de materiais àqueles de origem natural. O espaço expositivo apresenta um filme analógico de 53 metros de comprimento em repetição contínua, o qual procura ressaltar a importância do vínculo entre a natureza e a tecnologia na Finlândia, país eleito o mais feliz do mundo por quatro anos consecutivos.

© Marc Goodwin
© Marc Goodwin

Ao projetar o pavilhão como uma pequena ilha de natureza nórdica em meio à silenciosa paisagem de Dubai, os arquitetos foram buscar inspiração na fina camada branca da primeira neve que cobre a paisagem finlandesa no início do inverno. Em finlandês, este fenômeno é chamado de ‘Lumi’, que significa neve. De outra forma, o acesso para o pavilhão foi inspirado em uma tradicional tenda árabe, estabelecendo um lugar onde as duas culturas se encontram. Acreditamos que este será um dos mais importantes espaços de socialização para todas as pessoas que visitam a Expo. — Teemu Kurkela, fundador e sócio da JKMM Architects

Conceitos de economia circular foram fundamentais na concepção do pavilhão, sendo que a maioria dos materiais utilizados em sua construção foram adquiridos localmente, reduzindo assim o impacto ambiental relativo ao transporte. Além disso, o projeto leva em consideração a vida útil da estrutura após a conclusão do evento: o pavilhão deverá circular por pelo menos mais cinco anos, após os quais o mesmo será completamente desmontado e reciclado.

© Marc Goodwin
© Marc Goodwin

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Cutieru, Andreea. "Pavilhão da Finlândia na Expo 2020 Dubai evoca conexão do país com a natureza" [Finland's Pavilion at Expo 2020 Dubai Evokes the Country's Strong Connection with Nature] 17 Out 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/969724/pavilhao-da-finlandia-na-expo-2020-dubai-evoca-conexao-do-pais-com-a-natureza> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.