Chile descarta projeto de Smiljan Radić e Cecilia Puga para pavilhão na Expo Dubai 2020

Em 2019, o Chile lançou uma chamada aberta para o projeto de seu pavilhão nacional na Expo 2020 Dubai. Entre 24 inscrições, o júri escolheu a proposta apresentada pelos arquitetos chilenos Smiljan Radić, Cecilia Puga e Paula Velasco.

A proposta consistia em levar para Dubai em um galpão modular composto por uma malha de elementos de madeira, originalmente construído no Chile em meados do século XX. Na altura da sua apresentação oficial em 2019, os arquitetos definiram o projecto como "uma marca primitiva no solo, como as tribos nómadas o fazem há séculos neste deserto agora globalizado [Dubai]. Esta dimensão física e cultural é necessária para adaptar o pavilhão como um espaço amigável e austero."

No entanto, devido à crise social no Chile em 2019 e a subsequente pandemia global, as autoridades locais decidiram se retirar da Expo 2020 Dubai. O país anfitrião, contudo, ofereceu um galpão para permitir a participação do país sul-americano, conforme publicado pelo Diario Financiero em junho.

Com um orçamento total de US$ 2 milhões para as 18 semanas de exposição – 8% do investimento original do Chile na Expo, segundo os organizadores – o projeto originalmente apresentado por Radić, Puga e Velasco foi descartado e em seu lugar um galpão de 600 m2 parecido com uma base de pesquisas na Antártica representará o país na Expo.

Chile descarta projeto de Smiljan Radić e Cecilia Puga para pavilhão na Expo Dubai 2020 - Imagem 2 de 2
Projeto final do pavilhão chileno na Expo 2020 Dubai. Imagem via Public

"Infelizmente, as circunstâncias da pandemia redirecionaram fundos para outras prioridades e a arquitetura não era uma delas, levando a um pavilhão sem identidade", escreveu Yves Besançon, diretor do concurso do pavilhão chileno em 2019, em uma carta publicada no Diario Financiero.

A Expo 2020 Dubai ocorrerá de 1 de outubro de 2021 a 31 de março de 2022, sob rigorosos protocolos de segurança, após um ano de atraso devido à pandemia mundial.

Via La Tercera.

Sobre este autor
Cita: Valencia, Nicolás. "Chile descarta projeto de Smiljan Radić e Cecilia Puga para pavilhão na Expo Dubai 2020" [Chile Scraps Smiljan Radic, Cecilia Puga-designed Pavilion for Expo 2020 Dubai] 24 Set 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/969025/chile-descarta-projeto-de-smiljan-radic-e-cecilia-puga-para-pavilhao-na-expo-dubai-2020> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.