Stefano Boeri Architetti combina arquitetura, agricultura e estética em novo projeto em Xangai

Stefano Boeri Architetti combinou o conceito de Floresta Vertical e Fazenda da indústria agrícola em seu mais recente trabalho, intitulado "Fazenda Vertical Urbana de Brightfood". O projeto explorou uma nova forma de produção urbana nas áreas metropolitanas, combinando vegetação, produção de alimentos e estética em uma estrutura de 110 mil metros quadrados. Além de suas características ecológicas, o novo complexo agrícola urbano oferece espaços comerciais e de escritórios na vibrante cidade de Xangai.

Stefano Boeri Architetti combina arquitetura, agricultura e estética em novo projeto em Xangai - Imagem 2 de 15Stefano Boeri Architetti combina arquitetura, agricultura e estética em novo projeto em Xangai - Imagem 3 de 15Stefano Boeri Architetti combina arquitetura, agricultura e estética em novo projeto em Xangai - Imagem 4 de 15Stefano Boeri Architetti combina arquitetura, agricultura e estética em novo projeto em Xangai - Imagem 5 de 15Stefano Boeri Architetti combina arquitetura, agricultura e estética em novo projeto em Xangai - Mais Imagens+ 10

O projeto surge como uma resposta à crise planetária dos últimos anos, como resultado da expansão da urbanização, que inclui a redução da área de produção e a destruição de espaços de vida para animais e plantas. Com base nessa problemática, o escritório de arquitetura explorou uma nova forma de produção e vida urbana, propondo uma solução que atenda à demanda por alimentos nas áreas metropolitanas do mundo.

Stefano Boeri Architetti combina arquitetura, agricultura e estética em novo projeto em Xangai - Imagem 2 de 15
Cortesia de Lifang International Digital Technology Co., Ltd. Stefano Boeri Architetti

A estrutura pretende ser uma “medida anti-expansão” com o objetivo de controlar a expansão urbana. A vegetação nas varandas incluirá principalmente frutas e vegetais, cultivados em um retiro especialmente projetado de 45 graus para sul que se cruza com a rede de colunas estruturais e o contorno externo do edifício.

Stefano Boeri Architetti combina arquitetura, agricultura e estética em novo projeto em Xangai - Imagem 5 de 15
Cortesia de Lifang International Digital Technology Co., Ltd. Stefano Boeri Architetti

As condições climáticas de Xangai e a variação sazonal das safras forçaram os arquitetos a projetar 12 estufas em terraços para garantir o crescimento saudável da vegetação. As estufas serão feitas de material de membrana de ETFE, um material leve, durável, transparente e totalmente reciclável. Para mais segurança e privacidade, arbustos e pequenas árvores são plantados na fachada norte do prédio, apresentando a tradicional Floresta Vertical.

Stefano Boeri Architetti combina arquitetura, agricultura e estética em novo projeto em Xangai - Imagem 7 de 15
Cortesia de Lifang International Digital Technology Co., Ltd. Stefano Boeri Architetti

Durante a 2021 Milan Design Week, o ArchDaily teve a oportunidade de falar com Stefano Boeri, o curador do Salone del Mobile, para discutir a relação entre a cidade de Milão e o Salone, a democratização do design, bem como o qualidade ambiental em seus projetos ao redor do mundo.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Stouhi, Dima. "Stefano Boeri Architetti combina arquitetura, agricultura e estética em novo projeto em Xangai" [Stefano Boeri Architetti Combines Architecture, Agriculture, and Aesthetics in Newly Unveiled Project] 27 Set 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Martino, Giovana) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/968778/stefano-boeri-architetti-combina-arquitetura-agricultura-e-estetica-em-novo-projeto-em-xangai> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.