5 Instalações projetadas por arquitetos no Salone del Mobile 2021 em Milão

Durante a primeira semana de setembro, a Design Week de Milão abriu suas portas para mais de 60 mil arquitetos, designers, artistas e artesãos de todo o mundo para explorar inovações e trocar ideias sobre design de interiores, móveis e iluminação. Paralelamente ao evento realizado na Rho Fiera, intervenções de arquitetos de renome mundial foram instaladas em toda a cidade como parte do Fuorisalone.

O programa Fuorisalone contou com o patrocínio da Câmara Municipal de Milão e teve início no mês de abril com uma edição digital sob o tema "Formas de Viver", abordando as questões que inspiram e influenciam o futuro do mobiliário e do design. Continue lendo a seguir para conhecer as 5 principais instalações externas.

5 Instalações projetadas por arquitetos no Salone del Mobile 2021 em Milão - Imagem 4 de 155 Instalações projetadas por arquitetos no Salone del Mobile 2021 em Milão - Imagem 5 de 155 Instalações projetadas por arquitetos no Salone del Mobile 2021 em Milão - Imagem 2 de 155 Instalações projetadas por arquitetos no Salone del Mobile 2021 em Milão - Imagem 6 de 155 Instalações projetadas por arquitetos no Salone del Mobile 2021 em Milão - Mais Imagens+ 10

MAD Architects e Ma Yasong

Freedom

5 Instalações projetadas por arquitetos no Salone del Mobile 2021 em Milão - Imagem 6 de 15
Freedom. Image © Romina Carpentieri

Ma Yansong e MAD Architects revelaram uma instalação de arte em grande escala intitulada “Freedom” no pátio da Università degli Studi di Milano. A instalação assume a forma de uma ave marinha amarela olhando para o céu. Os perfis metálicos são criados pela Eurostands, e são cobertos com faixas de LED que se iluminam à noite. A instalação funciona como uma metáfora da liberdade, simbolizando a aspiração das pessoas em reiniciar e renovar suas vidas após a pandemia. Ma explica o projeto, afirmando que “como seres humanos, se estamos em busca de liberdade ou conexão com outras pessoas, devemos ir além do espaço físico ou invisível que nos limita. Devemos ir além das limitações.”

5 Instalações projetadas por arquitetos no Salone del Mobile 2021 em Milão - Imagem 15 de 15
Freedom. Image © Romina Carpentieri

Peter Pichler Architecture

Vertical Chalets

5 Instalações projetadas por arquitetos no Salone del Mobile 2021 em Milão - Imagem 12 de 15
Vertical Chalets. Imagem Cortesia de Peter Pichler Architecture

Também no pátio da Università degli Studi di Milano, Peter Pichler Architecture criou uma representação em pequena escala do “Chalets Verticais”, um projeto de hospitalidade desenvolvido pelo escritório de arquitetura para a região alpina, e implementado pela primeira vez em um local próximo Kitzbühel, Áustria. A conexão entre o ser humano e a natureza foi fundamental para o desenvolvimento do projeto em escala real, ampliando os sentidos humanos com o uso de materiais simples e locais, estando aninhado na natureza. A instalação consiste em cinco chalés em miniatura criados pelo Model Maker Antonio La Colla e se inspira na arquitetura vernácula local, reinventada de forma contemporânea.

5 Instalações projetadas por arquitetos no Salone del Mobile 2021 em Milão - Imagem 13 de 15
Vertical Chalets. Imagem Cortesia de Peter Pichler Architecture

Kengo Kuma

Bamboo (竹) Ring :|| Weaving a Symphony of Lightness and Form

5 Instalações projetadas por arquitetos no Salone del Mobile 2021 em Milão - Imagem 4 de 15
Bamboo (竹) Ring :|| Weaving a Symphony of Lightness and Form. Imagem Cortesia de Kengo Kuma & OPPO

Para a Design Week de Milão 2021, Kengo Kuma Associates criou uma instalação multissensorial de bambu em colaboração com o fabricante de dispositivos inteligentes OPPO. A instalação mescla arquitetura, música, artesanato e tecnologia, entrelaçando uma série de anéis feitos de bambu e fibra de carbono sobrepostos a composições musicais da violinista japonesa Midori Komachi e Musicity.

5 Instalações projetadas por arquitetos no Salone del Mobile 2021 em Milão - Imagem 9 de 15
Bamboo (竹) Ring :|| Weaving a Symphony of Lightness and Form. Imagem Cortesia de Kengo Kuma & OPPO

Mario Cucinella Architects e SOS - School Of Sustainability

The Circular Lab 

5 Instalações projetadas por arquitetos no Salone del Mobile 2021 em Milão - Imagem 3 de 15
Circular Lab. Imagem Cortesia de MC A - Mario Cucinella Architects

A instalação do Circular Lab é um espaço criado para que as pessoas repensem os “resíduos” como materiais para o processo criativo e promovam a cultura do Design Circular. O projeto foi desenhado por MC A - Arquitetos Mario Cucinella, em colaboração com a arquiteta Martina Ruini, e a SOS - School of Sustainability, um programa de pós-graduação em design sustentável fundado por Mario Cucinella. A própria estrutura é feita com materiais reaproveitados e reciclados, como tanques IBC, filmes coloridos e borracha reciclada de tênis. Uma série de produtos de iluminação personalizados da Artemide também são aplicados nas laterais dos tanques para marcar visualmente o espaço e criar uma atmosfera acolhedora.

5 Instalações projetadas por arquitetos no Salone del Mobile 2021 em Milão - Imagem 7 de 15
Circular Lab. Imagem © Marco Menghi

Carlo Ratti

Natural Capital

5 Instalações projetadas por arquitetos no Salone del Mobile 2021 em Milão - Imagem 11 de 15
Natural Capital. Imagem Cortesia de Dima Stouhi / ArchDaily

CRA-Carlo Ratti Associati colaborou com a empresa de energia Eni para criar uma instalação no jardim botânico de Brera. A instalação é considerada uma das maiores peças de visualização de dados já produzidas, que mostra como as plantas participam da produção de oxigênio e dióxido de carbono. Uma série de bolhas flutuantes transparentes em diferentes dimensões são instaladas entre a vegetação do jardim, correspondendo à quantidade de dióxido de carbono que as árvores podem capturar e armazenar durante seu ciclo de vida. Além disso, três bolhas metálicas são exibidas no pátio da Università degli Studi di Milano como uma continuação do projeto do jardim botânico.

5 Instalações projetadas por arquitetos no Salone del Mobile 2021 em Milão - Imagem 5 de 15
Natural Capital. Imagem Cortesia de Dima Stouhi / ArchDaily

Convidamos você a conferir a cobertura abrangente do ArchDaily da Salone Del Mobile 2021 com editoriais exclusivos e entrevistas com arquitetos e curadores do evento.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Stouhi, Dima. "5 Instalações projetadas por arquitetos no Salone del Mobile 2021 em Milão" [Top 5 Architect-Designed Installations at the 2021 Salone del Mobile ] 10 Out 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/968505/5-instalacoes-projetadas-por-arquitetos-no-salone-del-mobile-2021-em-milao> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.