Coleta de água da chuva pode ser obrigatória em edifícios de São Paulo

Em sessão extraordinária realizada no dia 17 de agosto, parlamentares da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovaram o Projeto de Lei 356/2015, que obriga a inclusão de sistema para captação de água de chuva nos projetos arquitetônicos do Estado de São Paulo.

O PL 356, proposto pelo deputado Marcos Damasio (PL), obriga a inserção de sistema de coleta de água pluvial para sustentabilidade e preservação do meio ambiente. A instalação seria feita no momento de reformas dos prédios existentes e obrigatório em novas construções, fazendo com que o projeto de construção já tivesse o sistema de captação de água da chuva.

“Nosso Estado vive uma crise hídrica sem precedentes em sua história, os nossos reservatórios e nossas represas estão em níveis cada vez mais baixos na época da estiagem”, afirma Damasio. “Essa crise hídrica vem se agravando nos últimos anos e essa questão da água vem preocupando muito a nossa população”, ressalta.

Ainda de acordo com o projeto, a água coletada servirá para fins diversos, como limpeza de espaços, atividades de jardinagem e reaproveitamento nas descargas de vasos sanitários. O parlamentar reforça que a reutilização é importante para economizar água. “Reutilizar as águas de chuva para limpeza, descarga de banheiros, regar plantas e jardins é muito importante não só na economia que o Estado faria na demanda por gasto de água, mas também seria muito bem utilizada economizando a água que é um bem tão precioso”, disse.

A proposta segue agora para sanção ou veto, total ou parcial, do Executivo. 

Via CicloVivo.

Sobre este autor
Cita: Marcia Sousa. "Coleta de água da chuva pode ser obrigatória em edifícios de São Paulo" 04 Set 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/967681/coleta-de-agua-da-chuva-pode-ser-obrigatoria-em-edificios-de-sao-paulo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.