Kengo Kuma projeta Museu da Literatura Infantil em Tóquio

O escritório japonês Kengo Kuma & Associates divulgou imagens do projeto para o Museu de Literatura Infantil Eiko Kadono, um espaço cultural onde os jovens poderão experimentar o mundo imaginário do aclamado autor de livros infantis japoneses Eiko Kadono. Localizado às margens do rio Edogawa e dentro Parque Nagisa, em Tóquio, o projeto apresenta uma série de volumes que seguem a curva da encosta onde se localizam e uma cobertura saliente que se prolonga em direção à paisagem.

Kengo Kuma projeta Museu da Literatura Infantil em Tóquio - Imagem 3 de 3
© Kengo Kuma & Associates

Escritor prolífico e vencedor do prêmio Hans Christian Andersen de 2018, Eiko Kadono é conhecido por obras como "Kiki's Delivery Service", uma história que inspirou a famosa adaptação cinematográfica de 1989 dirigida por Hayao Miyazaki. Em homenagem à autora, Kuma baseou seu projeto na cidade fictícia retratada na história. 

Kengo Kuma projeta Museu da Literatura Infantil em Tóquio - Imagem 2 de 3
© Kengo Kuma & Associates

A estrutura do pavilhão é uma homenagem às pequenas casas das histórias de Kadono, enquanto que o telhado se prolonga para fora como uma flor desabrochando, unificando a composição. Os arquitetos descrevem o projeto como um lugar onde "você pode vivenciar o mundo de Eiko Kadono com todos os cinco sentidos enquanto experiencia a rica natureza do parque". O museu tem planos de recriar a paisagem urbana fictícia de "Kiki's Delivery Service" usando a técnica de projeção mapeada. Outras instalações incluem salas de leitura e uma réplica do ateliê da autora. O projeto tem inauguração prevista para meados de 2023.

  • Localização: Parque Nagisa, Tóquio, Japão
  • Área: 1.600㎡
  • Projeto estrutural: Ejiri Engineers
  • Engenharia mecânica: Kankyo Engineering
  • Paisagismo: CROSS・POINT
  • Expografia: NOMURA Co., Ltd.

Sobre este autor
Cita: Cutieru, Andreea. "Kengo Kuma projeta Museu da Literatura Infantil em Tóquio" [Kengo Kuma Designs Children's Literature Museum in Tokyo] 02 Set 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/967410/kengo-kuma-projeta-museu-da-literatura-infantil-em-toquio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.