A arte dos padrões: entrevista com Koen Mulder sobre tipos de tijolo e suas composições

"Bem-vindo a este estranho livro. Com todos os desenhos, ele pode parecer um manual, mas não é. O livro é tanto sobre juntas quanto sobre peças. Acima de tudo, busca a ordem que é inerente às coisas". Estas palavras fazem parte da introdução ao livro de Koen Mulder - The Thrilling Surface: The Brick Bond as a Composers Tool. Disponível em alemão, o livro de 160 páginas rigorosamente ilustradas apresenta um universo de possíveis variações de padrões que podem ser criados quando se começa a projetar.

Por esta razão, entrevistamos Koen para descobrir o que o inspirou a discutir este assunto, para entender como ele conseguiu reunir todas as informações e para visualizar o impacto que este tipo de estudo pode ter na arquitetura.

A arte dos padrões: entrevista com Koen Mulder sobre tipos de tijolo e suas composições - Imagem 2 de 15
"The Thrilling Surface: The brick bond as a composers tool". Página 32. Imagem © Koen Mulder

Fabian Dejtiar (FD): "The Thrilling Surface: The brick bond as a composers tool" fala sobre a influência das juntas de tijolos nos edifícios. O que o inspirou a escrever sobre isso?

Koen Mulder (KM): Essa não é uma pergunta tão simples. Eu trabalhei em um escritório de arquitetura que foi influenciado de forma lúdica pelo movimento arquitetônico da Escola Bossche e pela teoria das medidas e proporções de Dom Hans van der Laan. Muitas vezes brincávamos com as tabelas de medidas baseadas no Número Plástico em uma rodada de ajuste fino extra para determinar a geometria exata. Eu, também, muitas vezes achei os resultados finais bonitos e em harmonia, por outro lado eu não gostava da natureza religiosa do sistema de medição. Para sua derivação, ele define um típico "ser humano com sua experiência física, sensorial e intelectual" que, na realidade, acho que é bastante diverso. Um pouco semelhante ao Modulor de Le Corbusier, este diz respeito a uma experiência psicológica humana universal de espaço, dimensões e proporções. Para mim, isto é um completo absurdo. Esse ser humano suposto muitas vezes não está longe dos próprios preconceitos e suposições de outrora. Portanto, a partir dessa comprovação eu, arcaico cético, não acreditava em nada. Mas o sistema de medição funciona. É uma boa ferramenta que leva a estabelecer famílias de formas e espaços claramente reconhecíveis, e obriga o projetista a trabalhar com muito cuidado.

A arte dos padrões: entrevista com Koen Mulder sobre tipos de tijolo e suas composições - Imagem 3 de 15
"The Thrilling Surface: The brick bond as a composers tool". Página 33. Imagem © Koen Mulder

Encontrei algo semelhante na sistemática da alvenaria, e especialmente na relação entre empilhamento e juntas possíveis. A construção de tijolos esconde peças de dimensões e proporções quando se olha para os padrões das linhas maiores das juntas na superfície. Em maior ou menor grau, as pessoas experimentam tanto a lógica quanto as ilusões visuais disso. Um sistema dimensional baseado na junta de alvenaria, com suas soluções de quina necessárias, para mim é muito mais um jogo de coisas: os tijolos, em sua configuração mútua. As dimensões dos elementos de construção podem ser estimadas a partir da unidade modular de tijolos aplicados. Por um lado, ele cria harmonia e relações entre as formas e, por outro, ainda permanece o mistério do "o que o tijolo quer". Ele estabelece suas próprias regras. O tamanho do elemento e o tamanho do módulo (tijolo e junta) se combinam mutuamente nos padrões de assentamento. E é o próprio padrão que determina, em consulta com o projetista, sua solução de quina "correta". Na verdade, meu livro não é sobre tijolos, mas sobre a relação entre tijolos e juntas. É uma regra têxtil para a superfície arquitetônica.

A arte dos padrões: entrevista com Koen Mulder sobre tipos de tijolo e suas composições - Imagem 4 de 15
"The Thrilling Surface: The brick bond as a composers tool". Página 41. Imagem © Koen Mulder

A Escola Bossche não pensava muito em um padrão de juntas. Eles estavam apenas formulando a partir de uma ordem superior. Para mim, a beleza e mesmo as relações significativas estão nas próprias coisas. E - embora tenha começado com essas ideias sublimes - eu me deixei levar pelo jogo de tijolos.

A arte dos padrões: entrevista com Koen Mulder sobre tipos de tijolo e suas composições - Imagem 5 de 15
"The Thrilling Surface: The brick bond as a composers tool". Página 40. Imagem © Koen Mulder

FD: Neste sentido, seu livro é totalmente ilustrado com desenhos surpreendentes feitos especialmente para a ocasião. Gostaria de saber: Como foi seu processo de trabalho, qual foi seu maior desafio ali?

KM: Na verdade, não houve processo. Começou como um hobby particular, onde a relação entre o padrão de assentamento e o que eu chamo de motivo secundário continuava me fascinando. Uma ligação cruzada com suas linhas diagonais de cruzamento é um grande exemplo. Assim é algo que chamamos de ligação em cadeia nórdica (tipo de vínculo de monge) na Holanda. Estas são apenas juntas em torno de topos de paredes, mas à distância seus olhos discernem um motivo vertical em forma de corrente. 

A arte dos padrões: entrevista com Koen Mulder sobre tipos de tijolo e suas composições - Imagem 6 de 15
"The Thrilling Surface: The brick bond as a composers tool". Página 74. Imagem © Koen Mulder

Mostrei minhas primeiras coisas a outros arquitetos e percebi que aparentemente compartilhávamos a mesma obsessão entusiasmada. Isso foi um grande estímulo. Depois recebi uma pequena bolsa no início, por entrevistar muitos arquitetos holandeses amantes de tijolos. Mas a experiência foi pelo menos igualmente valiosa. A cada vez é fascinante como, enquanto joga e desenha, você descobre coisas nas quais não conseguia pensar antes. E elas abrem seus olhos, porque a partir daí você descobre exemplos no mundo real (ou muitas vezes no Google Streetview para ser honesto). Acho que essa é a diversão do projeto em poucas palavras. O bom dos tijolos é que o padrão de conexão é de segunda ordem, literalmente um efeito colateral de um movimento tridimensional para cima. Isso realmente o torna significativo. Você acha que entende algo, enquanto ainda pode enganá-lo. Considere que uma parede em padrão inglês pode se parecer com uma parede cruzada do outro lado, simplesmente mudando os vãos em uma das filas em relação ao plano horizontal. E com as curvas, é ainda mais complicado. Existem conexões, como a chinesa "2 planos e 1 lateral", uma parede de três quartos de polegada de espessura, que realmente só pode ter uma "possível" solução de quina para o projetista. E levei uma semana para descobrir isso.

A arte dos padrões: entrevista com Koen Mulder sobre tipos de tijolo e suas composições - Imagem 7 de 15
"The Thrilling Surface: The brick bond as a composers tool". Página 104. Imagem © Koen Mulder
A arte dos padrões: entrevista com Koen Mulder sobre tipos de tijolo e suas composições - Imagem 8 de 15
"The Thrilling Surface: The brick bond as a composers tool". Página 105. Imagem © Koen Mulder

FD: Que impacto você acha que seu livro tem sobre os arquitetos (especialmente os estudantes, pois entendo que você está muito envolvido no campo acadêmico)?

KM: Os estudantes acham a descoberta lúdica do significado em detalhes tremendamente divertida. Eu ensino arquitetura e engenharia de construção na TU Delft. De vez em quando começamos um clube que chamamos de "BK Brick Works", onde experimentamos juntos ou compartilhamos os resultados. Os estudantes são, em sua maioria, graduados. O livro holandês Het Zinderend Oppervlak (The Thrilling Surface) surgiu com a ajuda de 250 doadores coletivos, arquitetos que aparentemente gostaram do assunto. A demanda por pequenos financiamentos ("Por favor, você pode comprar o livro agora e recebê-lo em alguns anos?") funcionou como um ímã: os profissionais começaram a me enviar entusiasticamente suas próprias invenções.

A arte dos padrões: entrevista com Koen Mulder sobre tipos de tijolo e suas composições - Imagem 9 de 15
"The Thrilling Surface: The brick bond as a composers tool". Página 106. Imagem © Koen Mulder

Nos anos 70 e 80, surgiram muitos tijolos baratos na Holanda; marrom-acinzentados, vermelhos-acinzentados, amarelos-acinzentados, beges, com uma superfície arenosa bastante morta. Mas o tijolo por aqui parece ser uma condição necessária para que muitos incorporadores imobiliários vendam uma casa às pessoas. Fingindo permanência. Desde aquela época também começamos a isolar termicamente as casas e agora temos a estranha tradição recente em que o tijolo é uma espécie de folheado que reveste uma cavidade isolada. Curiosamente, pelo contrário, quase todas as variações de padrão desapareceram quando aquele tijolo aparente foi aliviado de sua função estrutural de chegar ao piso, e passou a ser usado como revestimento. Muita coisa foi feita em meio tijolo selvagem, porque parece autêntico e histórico, enquanto historicamente isso nunca foi feito. (A não ser pela anteriormente mencionada Escola Bossche no início dos anos 50).

A arte dos padrões: entrevista com Koen Mulder sobre tipos de tijolo e suas composições - Imagem 10 de 15
"The Thrilling Surface: The brick bond as a composers tool". Página 107. Imagem © Koen Mulder

No momento, o tijolo na Holanda corre o risco de se tornar mais um ladrilho retangular plano colado; um azulejo. Isso não seria uma coisa ruim, eu gosto de cerâmica de qualquer maneira, quando feita com muito cuidado. Seria ainda uma boa oportunidade para recuperar dimensões muito finas na superfície da fachada. Infelizmente, isto muitas vezes permanece limitado a uma imitação.

A arte dos padrões: entrevista com Koen Mulder sobre tipos de tijolo e suas composições - Imagem 11 de 15
"The Thrilling Surface: The brick bond as a composers tool". Página 110. Imagem © Koen Mulder

Acho que meu livro coincidiu muito bem com a necessidade de arquitetos por mais tato, alívio, sombreamento e massa em suas fachadas. De fato, a partir dos anos 90, houve também uma enorme revalorização da expressividade dos tijolos da Escola de Amsterdã. Eu mesmo também fui um pouco formado com os conceitos materializados de gesso e tela de galinheiro que nos foram ensinados na época. A partir daquela período, mais e mais tijolos bonitos surgiram no mercado holandês. Os tijolos abandonaram seu papel de material a granel mais barato. Mas os tijolos só vieram em um formato padrão que é ligeiramente grande demais. A arte dos padrões é agora redescoberta como o legado de nossos avós, também conhecido como o amor ao artesanato de pequena escala. Muitas vezes perdemos essa unidade entre o pequeno e o grande padrão por causa das costuras ásperas de construção in loco por conta do grande crescimento da pré-fabricação de peças de construção. E claro, como um material tátil durável com cor e brilho, a cerâmica permanece insuperável. Ela pode danificar sem ser quebrada: a marca do tempo; a erosão e a patina. Muitos arquitetos, penso eu, também compartilham um certo desgosto pela perfeição absoluta. Um pouco como a música. É muito mais emocionante quando algo é construído a partir de formas um pouco irregulares, que através do padrão e da composição despertam em nós o senso de ordem. Na verdade, acredito que com o livro eu também estou apenas surfando nessa onda. Mas, mais uma vez, um livro realmente específico pode ter mais impacto do que mais um edifício.

A arte dos padrões: entrevista com Koen Mulder sobre tipos de tijolo e suas composições - Imagem 12 de 15
"The Thrilling Surface: The brick bond as a composers tool". Página 111. Imagem © Koen Mulder

FD: Seu livro mostra que ainda há muito a ser dito sobre tijolos, o que você acha que ainda existe a ser dito? Você planeja fazer outra publicação sobre o assunto?

KM: Como o livro foi publicado apenas em holandês e alemão, eu deveria primeiro fazer uma versão em inglês. Ou uma versão dinamarquesa ou sueca, porque muitas vezes tenho a ideia de que para eles o padrão artístico é um conhecimento padrão no mercado da construção. Mas, felizmente, os desenhos do livro são compreensíveis para todos. Não pretendo fazer uma nova publicação, mas às vezes incluo novos artigos em construção em meu site www.zinderendoppervlak.nl

A arte dos padrões: entrevista com Koen Mulder sobre tipos de tijolo e suas composições - Imagem 13 de 15
"The Thrilling Surface: The brick bond as a composers tool". Página 121. Imagem © Koen Mulder

No momento, estou preocupado principalmente com aspectos muito diferentes do tijolo. No passado, a argamassa de cal era permanentemente um tanto flexível e o tijolo podia ser reutilizado, mas desde o uso da argamassa de cimento, os tijolos quebram quando desmontados. Cada vez mais estão surgindo sistemas de empilhamento a seco, o que acho muito interessante e acredito que reunir tijolos e plantas para uma cidade muito mais verde fará não apenas um ambiente sustentável, mas talvez mais importante, um ambiente esteticamente muito atraente para as pessoas. Em áreas urbanas, muitas vezes encontro durabilidade, e cuidar de um belo ambiente que você quer compartilhar com bisnetos é mais importante do que um foco exclusivo em energia incorporada. Estou envolvido na pesquisa de paredes de cais feitas com tijolos verdes; porque, mais uma vez, na Holanda, nossas construções recentes de cais usam os tijolos também como simplesmente revestimento sobre placas de aço corrugado e concreto. Eu adoraria trazer alguma funcionalidade (ecológica) extra na aplicação do tijolo. E eu acho que porque o tijolo sempre traz de volta a escala humana de objetos que você pode segurar e empilhar; ele torna o ambiente mais atraente para as pessoas. Mas isso também não poderia ser nada mais do que uma crença pessoal, é claro. Assim como meu tijolo ideal de 40x90x190 mm é provavelmente inspirado também por minha afiliação ao antigo centro da cidade de Delft.

A arte dos padrões: entrevista com Koen Mulder sobre tipos de tijolo e suas composições - Imagem 14 de 15
"The Thrilling Surface: The brick bond as a composers tool". Página 127. Imagem © Koen Mulder

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Dejtiar, Fabian. "A arte dos padrões: entrevista com Koen Mulder sobre tipos de tijolo e suas composições" ["The Art of Pattern is the Legacy of our Grandparents": Koen Mulder on the Brick Bond as a Composition Tool] 18 Set 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Daudén, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/967408/a-arte-dos-padroes-entrevista-com-koen-mulder-sobre-tipos-de-tijolo-e-suas-composicoes> ISSN 0719-8906

Mais entrevistas em nossoCanal de YouTube

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.