Passaportes de materiais: como dados incorporados podem transformar a arquitetura e o design

Muitas vezes, os edifícios acabam como lixo no final de seu ciclo de vida. Como o ambiente construído pode se mover em direção a uma economia circular e, por sua vez, re-imaginar como os materiais valiosos são rastreados e reciclados? Procurando resolver este problema, os "passaportes de materiais" são uma ideia que envolve repensar como os materiais são recuperados, durante a reforma e demolição, para reutilização. O resultado é que, quando um prédio está pronto para ser demolido, ele se torna um banco de armazenamento de materiais úteis.

Passaportes de materiais: como dados incorporados podem transformar a arquitetura e o design - Imagem 2 de 7Passaportes de materiais: como dados incorporados podem transformar a arquitetura e o design - Imagem 3 de 7Passaportes de materiais: como dados incorporados podem transformar a arquitetura e o design - Imagem 4 de 7Passaportes de materiais: como dados incorporados podem transformar a arquitetura e o design - Imagem 5 de 7Passaportes de materiais: como dados incorporados podem transformar a arquitetura e o design - Mais Imagens+ 2

Passaportes de materiais: como dados incorporados podem transformar a arquitetura e o design - Imagem 6 de 7
The Circular Pavilion, Encore Heureux Architects. Imagem © Cyrus Cornut

A ideia é aparentemente simples, nosso mundo físico é incorporado com dados para rastrear e organizar recursos finitos. Esta é a definição dos passaportes para os materiais, um documento que contém um inventário detalhado de todos os materiais, recursos e componentes de um produto ou edifício, bem como informações detalhadas sobre sua localização - fornecendo materiais com identidades que são independentes de seu uso atual. Atualmente existe uma enorme quantidade de componentes e produtos que se unem na arquitetura e na construção, e por sua vez, estes também apresentam um grande potencial de reaproveitamento. Olhando para o futuro, um possível mercado de materiais usados ou um banco de materiais também pode se tornar uma realidade.

Passaportes de materiais: como dados incorporados podem transformar a arquitetura e o design - Imagem 3 de 7
Alliander HQ / RAU architects. Imagem © Marcel van der Burg

O projeto da UE BAMB - Buildings As Material Banks foi criado para aplicações práticas dos passaportes de materiais. Explicando como esses passaportes podem funcionar como "depósitos" e bancos de armazenamento, Thomas Rau e Sabine Oberhuber observam que, "quando um edifício é projetado de forma que os materiais possam ser retirados novamente, ele se transforma automaticamente em uma espécie de depósito de materiais: um armazenamento de recursos, mantido seguro para uso futuro. Cada edifício é, em essência, um depósito de material, por mais desorganizado que seja - a menos que o derrubemos no minuto em que ele parar de atender às nossas necessidades temporárias. Edifícios que foram construídos para desmontagem e equipados com passaportes de materiais, são depósitos." Levando essas ideias um passo adiante, o guia BAMB Material Passport Best Practices prevê plataformas de realidade aumentada, permitindo que auditores e topógrafos percorram edifícios e visualizem os dados dos materiais sobrepostos aos componentes que estão procurando.

Passaportes de materiais: como dados incorporados podem transformar a arquitetura e o design - Imagem 5 de 7
Triodos Bank / RAU Architects. Imagem © Bert Rietberg

Existem, é claro, desafios inerentes. Como explicou a arquiteta e urbanista Andreea Cutieru, tornar a reciclagem de materiais um lugar comum no campo arquitetônico exigiria uma abordagem na adaptação dos processos e padrões da indústria. Um passaporte de materiais deve incluir informações sobre manutenção, substituições e mudanças no edifício que podem ser difíceis de garantir o rastreamento ao longo do tempo. Como muitas partes diferentes estão desenvolvendo seus próprios passaportes, atualmente falta uma abordagem unificada e também pode ser necessário haver sistemas como o blockchain para garantir que os dados do edifício abordem questões de privacidade e segurança. Mas, ao introduzir práticas econômicas circulares, os passaportes de materiais poderiam transformar o setor da construção e nossas cidades como um todo.

Passaportes de materiais: como dados incorporados podem transformar a arquitetura e o design - Imagem 4 de 7
Triodos Bank / RAU Architects. Imagem © Bert Rietberg

Provavelmente será necessário o envolvimento da indústria e do governo para tornar os passaportes de materiais um padrão na construção. Testando ideias com o setor público, já existem projetos que foram construídos neste molde. O Banco Triodos é um grande exemplo, o escritório é o primeiro edifício reconstruível em grande escala, 100% em madeira. Este edifício também serve como o primeiro banco temporário de materiais e sua emissão de CO2 é mínima. A origem e a reutilização planejada de todos os produtos, componentes e materiais são cuidadosamente documentadas para que possam ser facilmente oferecidos novos usos no futuro.

Existem também muitas ideias excelentes sendo exploradas pelo Superuse Studios, uma prática que está desenvolvendo estratégias para que as cidades conectem diferentes fluxos e integrem esses sistemas ao ambiente urbano existente. Embora eles não estejam utilizando passaportes de materiais em todos os projetos, a equipe acredita que as propriedades latentes dos materiais usados oferecem valor agregado a novos produtos e edifícios. Isso se aplica a materiais de construção, bem como suprimentos de energia, recursos humanos, água, tráfego e ciclos alimentares.

Passaportes de materiais: como dados incorporados podem transformar a arquitetura e o design - Imagem 7 de 7
Afvalbrengstation com Wessel van Geffen Architects, Den Haag, Scagliola Brakkee. Imagem Cortesia de Superuse Studios
Passaportes de materiais: como dados incorporados podem transformar a arquitetura e o design - Imagem 2 de 7
BlueCity. Imagem © Frank Hanswijk

Os passaportes de materiais têm o potencial de reformular a forma como projetamos. Em uma escala maior, as informações de vários materiais podem contribuir para instruir sobre a reutilização e reciclagem urbana. De proprietários e empreiteiros a incorporadores e arquitetos, as partes interessadas no processo precisarão continuar explorando as possibilidades dos passaportes se quisermos passar para práticas de construção mais circulares. No esforço de desacelerar o uso de recursos a um ritmo que atenda à capacidade do planeta, os passaportes de materiais oferecem um método promissor de desenhar com estratégias mais sustentáveis, além de desencadear e viabilizar novos modelos circulares de negócios e investimentos.

Este artigo é parte do Tópico do ArchDaily: Materiais Locais. Mensalmente, exploramos um tema específico através de artigos, entrevistas, notícias e projetos. Saiba mais sobre os tópicos mensais. Como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuições de nossos leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.

Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Passaportes de materiais: como dados incorporados podem transformar a arquitetura e o design" [Material Passports: How Embedded Data Can Rethink Architecture and Design] 12 Set 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/967091/passaportes-de-materiais-como-dados-incorporados-podem-transformar-a-arquitetura-e-o-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.