Complexo habitacional para pessoas em situação de rua é construído com contêineres em Los Angeles

O Hilda L. Solis Care First Village (HSCFV) acaba de ser inaugurado no centro da cidade de Los Angeles. Batizado em homenagem a supervisora do condado que idealizou o projeto, o Hilda L. Solis Village é uma infraestrutura pública concebida para proporcionar moradia e cuidados com a saúde física e mental de pessoas em situação de rua que vivem no condado de Los Angeles.

“Implantado em um terreno que havia sido destinado à construção de um novo complexo carcerário, o Hilda L. Solis foi concebido como um condomínio residencial e centro de saúde para pessoas em situação de rua da grande Los Angeles”. Em comunicado oficial durante a cerimônia de inauguração, a supervisora que idealizou o projeto, Hilda L. Solis, disse: “Estou muito orgulhosa do que fomos capazes de fazer. Estamos repensando a forma de se fazer política em nosso condado, redefinindo as nossas prioridades. Em primeiro lugar devemos cuidar da saúde física e mental de nossos eleitores e deixar de planejar e construir novas penitenciárias acreditando ser uma solução para os nossos problemas.”

Desenvolvido em colaboração entre o escritório NAC Architecture e o Departamento de Obras Públicas do Condado de Los Angeles, o projeto do Hilda L. Solis contou ainda com a participação da Bernards, uma empresa local de gerenciamento de obras que emprega muitos trabalhadores da região da cidade de Los Angeles. Oferecendo moradia digna e uma ampla gama de serviços de saúde para pessoas em situação de rua, o Hilde L. Solis Village foi construído em um terreno de 16 mil metros quadrados que havia sido destinado à construção de um novo complexo carcerário, justo ao lado da Union Station, o maior centro de transporte público da cidade de Los Angeles. Ao todo, os dois edifícios principais do Hilde Solis Village contam com 264 unidades residenciais permanentes. Cada unidade está equipada com um banheiro privativo além de sistemas individuais de aquecimento e ventilação. Além disso, várias unidades móveis foram instaladas no local, disponibilizando moradias temporárias para pessoas em situação de rua, enquanto os serviços de saúde e atendimento ao público assim como um refeitório e uma lavanderia encontram-se junto à estrutra do edifício administrativo. Somado à isso, os visitantes e moradores podem usufruir de um amplo jardim paisagístico e de uso público, contando ainda com um espaço para cães uma vez que muitos dos moradores de rua costumam chegar acompanhados de seus animais de estimação.

Complexo habitacional para pessoas em situação de rua é construído com contêineres em Los Angeles - Imagem 2 de 3
The entire Hilda L. Solis Care First Village was completed in under five months, a markedly shorter construction timeline than other housing projects in the city. Image © Paul Vu

“Acredito que este projeto é uma grande oportunidade para demonstrarmos o quanto nos importamos com as pessoas que mais precisam de ajuda e de que maneira devemos investir na construção de novas infraestruturas”, explicou o vice-presidente da Bernards, Mike Funderberg. “Promover e ampliar o acesso à moradia digna para aqueles que mais necessitam assim como investir em estruturas de apoio à população em situação de rua é algo que até o dia de hoje tem ficado fora das agendas dos principais governos.”

O HSCFV foi concebido, acima de tudo, como um centro de atendimento a pessoas em situação de rua, oferecendo uma ampla gama de serviços sociais e de saúde para aqueles que mais precisam. Com um custo de apenas 86 mil dólares por unidade, as obras foram iniciadas no dia 11 de outubro de 2020 e foram concluídas menos de cinco meses depois; um cronograma sem precedentes no que se refere à construção de habitações públicas na cidade de Los Angeles. Tal rapidez no processo de construção só foi possível devido ao sistema construtivo adotado, o qual prevê a transformação de contêineres em unidades habitacionais pré-fabricadas modulares. Para desenvolver o projeto executivo, a Bernards subcontratou a VESTA Modular, uma empreiteira com ampla experiência no ramo. Ao todo foram reutilizados 66 contêineres, os quais foram pré-fabricados à distância, transportados e empilhados prontos no local, assim como as passarelas e escadas metálicas que completam o conjunto. Além do edifício principal, o HSCFV é composto por uma série de unidades modulares temporárias que foram projetadas para atender às demandas específicas do local.

Complexo habitacional para pessoas em situação de rua é construído com contêineres em Los Angeles - Imagem 3 de 3
Each permanent housing unit is equipped with its own private bath and heating and cooling system . Image © Paul Vu

Economizando cerca de $9 milhões de dólares em relação ao orçamento inicial—totalizando um investimento na casa dos 48 milhões de dólares—, a estratégia de utilizar contêineres pré-fabricados para a construção do Hilda L. Solis Care First Village sugere uma alternativa economicamente viável para a construção de edifícios de habitação social em larga escala no país, uma notícias muito bem vinda em se tratando da crise habitacional que os Estados Unidos vem enfrentando ao longo dos últimos anos.

Este artigo foi publicado originalmente pelo The Architect's Newspaper.

Sobre este autor
Cita: Reiner-Roth, Shane. "Complexo habitacional para pessoas em situação de rua é construído com contêineres em Los Angeles" [A Supportive Housing Complex in Downtown Los Angeles Rises in Repurposed Shipping Containers] 18 Ago 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/966386/complexo-habitacional-para-pessoas-em-situacao-de-rua-e-construido-com-conteineres-em-los-angeles> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.