Unesco elege Copenhague como Capital Mundial da Arquitetura para 2023

Após o Rio de Janeiro em 2020, Copenhague é nomeada pela Unesco como Capital Mundial da Arquitetura para 2023 e sediará o Congresso Mundial da União Internacional de Arquitetos no mesmo ano. Em sua segunda edição, a iniciativa busca destacar o papel da arquitetura e do planejamento urbano na construção de um futuro sustentável e no enfrentamento dos desafios globais. Designada trienalmente, a cidade eleita Capital Mundial da Arquitetura se torna um fórum internacional de debate em torno de questões relacionadas ao meio ambiente urbano.

Unesco elege Copenhague como Capital Mundial da Arquitetura para 2023 - Imagem 2 de 5Unesco elege Copenhague como Capital Mundial da Arquitetura para 2023 - Imagem 3 de 5Unesco elege Copenhague como Capital Mundial da Arquitetura para 2023 - Imagem 4 de 5Unesco elege Copenhague como Capital Mundial da Arquitetura para 2023 - Imagem 5 de 5Unesco elege Copenhague como Capital Mundial da Arquitetura para 2023 - Mais Imagens

Unesco elege Copenhague como Capital Mundial da Arquitetura para 2023 - Imagem 2 de 5
Photo by Lindsay Martin on Unsplash

A capital dinamarquesa sediará o 28º Congresso Mundial da UIA, um fórum profissional que data de 1948. Sob o tema abrangente Futuros Sustentáveis - Não Deixe ninguém para Trás, Copenhague será o lar de uma série de eventos que exploram como a arquitetura e o planejamento urbano podem contribuir para alcançar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. O título definirá a agenda cultural da cidade em 2023 por meio de iniciativas voltadas para aumentar a consciência pública sobre a arquitetura sustentável.

Unesco elege Copenhague como Capital Mundial da Arquitetura para 2023 - Imagem 3 de 5
© Anders Sune Berg

Esta é uma chance para pessoas comuns e líderes mundiais verem o valor do design na vida cotidiana. Nossa parceria com a Unesco reforça o lugar da arquitetura e do design urbano no avanço dos valores culturais e influências na sociedade, tão necessários no mundo de hoje. Os arquitetos podem ver o mundo como ele é — e como ele poderia ser. — Thomas Vonier, Presidente da UIA

Primeira Capital Mundial da Arquitetura, o Rio de Janeiro deveria receber o 27º Congresso Mundial de Arquitetos; no entanto, o evento se tornou digital em função da pandemia. A edição deste ano explorou maneiras de criar um ambiente urbano mais justo e favorável sob o tema Todos os mundos. Apenas um mundo. Arquitetura 21. De acordo com a UIA, Barcelona e Pequim são candidatas ao título de 2026.

Unesco elege Copenhague como Capital Mundial da Arquitetura para 2023 - Imagem 4 de 5
Park'n 'Play by JAJA. Image © Rasmus Hjortshøj

Fundada em 1948, a União Internacional de Arquitetos (UIA) é uma organização não governamental com sede em Paris que trabalha para sustentar a troca de ideias entre arquitetos, promover novos conceitos e tecnologias, influenciar políticas públicas de construção e desenvolvimento e prestar assistência a estruturas profissionais em todo o mundo.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Cutieru, Andreea. "Unesco elege Copenhague como Capital Mundial da Arquitetura para 2023" [Copenhagen named UNESCO World Capital of Architecture for 2023 ] 02 Ago 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/966095/unesco-elege-copenhague-como-capital-mundial-da-arquitetura-para-2023> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.