UNStudio vence concurso para o projeto do Museu de Arte Chungnam na Coreia do Sul

UNStudio vence concurso para o projeto do Museu de Arte Chungnam na Coreia do Sul

O UNStudio, em parceria com o escritório de arquitetura sul-coreano DA Group, acaba de ser nomeado como o grande vencedor do concurso internacional para o projeto do novo Museu de Arte Chungnam em Naepo, Coreia do Sul. A proposta vencedora foi muito bem avaliada pelo juri por seu conteúdo de caráter imersivo e interativo. Além de explorar a fundo todas as possibilidades que as novas tecnologias oferecem, o projeto desenvolvido pelo UNStudio foi concebido para ser um novo ponto de referência para a comunidade local, um lugar acolhedor e acessível capaz de engajar os moradores e os visitantes de Naepo, na costa oeste da Coreia.

Cortesia de UNStudioCortesia de UNStudioCortesia de UNStudioCortesia de UNStudio+ 7

Cortesia de UNStudio
Cortesia de UNStudio

“A arte tem o poder de aproximar pessoas, de inspirar mudanças e engajar comunidades. O Museu de Arte Chungnam será um lugar voltado para o bem estar das pessoas que aqui vivem”, disse o cofundador do UNStudio, Ben van Berkel. A proposta vencedora apresentada pelo UNStudio foi descrita pela equipe de arquitetos como um “museu de arte inteligente”, uma estrutura pensada para engajar a comunidade local através do acesso a arte e a cultura.

Dois elementos principais definem o projeto vencedor do concurso internacional para o Museu de Arte Chungnam: o “Pátio Central” e o “Boulevard Cultural”. Este último opera como uma espécie de praça estendida, um elemento responsável por articular os espaços interiores e exteriores, conectando as diferentes funções do museu com o espaço público da rua. Como um percurso imersivo, o Boulevard direciona os visitantes para o Pátio Central, integrando ainda o novo edifício com as estruturas existentes do Centro de Artes e da Biblioteca Municipal, configurando um conjunto coeso, acolhedor e acessível para toda a comunidade de Naepo.

O projeto dos espaços interiores serão desenvolvidos pela equipe da Squint/Opera, quem será responsável também pelo conteúdo digital e pelos projetos das salas de exposições. O projeto de paisagismo, por sua vez, levará a assinatura da Loos van Vliet. Para sagrar-se vencedor do concurso internacional para o Museu de Arte Chungnam, o UNStudio desbancou outros renomados escritórios de arquitetura como o BIG, o Steven Holl, o Snøhetta, a Grafton Architects e a SsD + ALA.

Cortesia de UNStudio
Cortesia de UNStudio

  • Projeto de Arquitetura: UNStudio e DA Group
  • Projeto Expositivo: Squint/Opera
  • Paisagismo: Loos van Vliet
  • Diretrizes de Conteúdo: UNSense
  • Equipe UNStudio: Ben van Berkel, Astrid Piber e Sontaya Bluangtook, Marc Salemink and Heeyoun Kim, Hyoseon Park, Alba Pelaez, Andrii Kniaz
  • Imagens: Bloomimages

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Cutieru, Andreea. "UNStudio vence concurso para o projeto do Museu de Arte Chungnam na Coreia do Sul" [UNStudio Wins Competition to Design the Chungnam Art Museum in South Korea] 29 Jul 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/965639/unstudio-vence-concurso-para-o-projeto-do-museu-de-arte-chungnam-na-coreia-do-sul> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.