Atelier Marko Brajovic explora raízes de manguezais em instalação na Bienal de Veneza 2021

Concebido pelo Atelier Marko Brajovic, o projeto ROOTS - mangrove ecosystem participa da exposição Future Assembly, com curadoria do Studio Other Spaces, do artista plástico Olafur Eliasson e do arquiteto Sebastian Behmann, que responde ao tema Como vamos viver juntos? proposto por Hashim Sarkis, curador da 17ª Mostra Internacional de Arquitetura da Bienal de Veneza. O projeto conta com uma maquete de impressão 3D, desenhos à mão e vídeos, que permanecem abertos à visitação até 21 de novembro de 2021 no Giardini.

Future Assembly tem como objetivo introduzir na Bienal de Arquitetura de Veneza o sistema de valores multilateral alternativo das Nações Unidas, refletindo sobre os últimos 75 anos de multilateralismo da ONU e imaginando novos futuros sobre como podemos nos unir de forma colaborativa. O Atelier acredita que um multilateralismo futuro deve expandir-se além da visão de mundo centrada no homem para uma reunião mais do que humana.

As raízes de manguezais manifestam o sistema de conexão e comunicação que opera como um superorganismo inteligente e distribuído. Projetada pela natureza, esta rede resiliente purifica e regenera o nosso sentido de coexistência no espaço e no tempo. Fluindo simultaneamente, por meio de múltiplas dimensões conscientes e subconscientes, o interser simbiótico é a nossa casa.

Atelier Marko Brajovic explora raízes de manguezais em instalação na Bienal de Veneza 2021 - Imagem 3 de 4
Cortesia de Atelier Marko Brajovic

O processo de projeto arquitetônico generativo do modelo 3D foi inspirado no sistema de raízes de manguezais da Amazônia e projetado por meio de emulação digital de princípios naturais de crescimento.

Atelier Marko Brajovic explora raízes de manguezais em instalação na Bienal de Veneza 2021 - Imagem 4 de 4
Cortesia de Atelier Marko Brajovic

Acreditamos que o manguezal representa um mundo que abrange várias espécies que vivem juntas. Um habitat sinérgico que se beneficia de relacionamentos e mutualismo, promovendo coevolução e adaptação. É isso o que nós, humanos, temos que aprender e sincronizar nossas frequências de fluxo subconsciente com geometrias operativas naturais. — Atelier Marko Brajovic

ROOTS é um espaço para o ser humano se conectar com sua natureza interior e desenvolver a consciência coletiva ecológica.

Ficha técnica
Direção Criativa: Marko Brajovic
Direção de Projeto: Bruno Bezerra
Design do Projeto: Guilherme Giantini
Produção de conteúdo: arq. May Shinzato
Design gráfico: Barbara Helena Morais 
Com apoio adicional de: Ximena Caminos (HoneyLab)
Vídeo: Gabriel Matarazzo (Gabba Visuals)
Fotografia: Massimo Pistore (PIXU)

Confira a abrangente cobertura da Bienal de Arquitetura de Veneza 2021 realizada pelo ArchDaily. Não deixe de assistir à nossa playlist oficial no Youtube, onde apresentamos entrevistas exclusivas com arquitetas, arquitetos e curadores da Bienal.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Equipe ArchDaily Brasil. "Atelier Marko Brajovic explora raízes de manguezais em instalação na Bienal de Veneza 2021" 26 Jul 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/965409/atelier-marko-brajovic-explora-raizes-de-manguezais-em-instalacao-na-bienal-de-veneza-2021> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.