MVRDV desenvolve catálogo com soluções para requalificar coberturas de edifícios

Voltando a atenção para um recurso espacial ainda pouco explorado, o MVRDV produziu um catálogo com 130 ideias inovadoras para coberturas planas em Roterdã, apresentando uma potencialidade para o desenvolvimento da cidade. Encomendado pela prefeitura e desenvolvido em conjunto com o Rotterdam Rooftop Days, o Rooftop Catalogue ilustra como a requalificação de coberturas pode contribuir em questões como escassez de solo urbano e mudanças climáticas, ao passo que também aborda o lado prático de se reaproveitar esses espaços.

MVRDV desenvolve catálogo com soluções para requalificar coberturas de edifícios - Imagem 2 de 18MVRDV desenvolve catálogo com soluções para requalificar coberturas de edifícios - Imagem 3 de 18MVRDV desenvolve catálogo com soluções para requalificar coberturas de edifícios - Imagem 4 de 18MVRDV desenvolve catálogo com soluções para requalificar coberturas de edifícios - Imagem 5 de 18MVRDV desenvolve catálogo com soluções para requalificar coberturas de edifícios - Mais Imagens+ 13

MVRDV desenvolve catálogo com soluções para requalificar coberturas de edifícios - Imagem 4 de 18
Cortesia de MVRDV

Com 18,5 km² de coberturas praticamente vazias, Roterdã têm um potencial significativo quando se pensa em um ambiente urbano composto por diversas camadas, permitindo que a cidade continue a se desenvolver internamente. O catálogo destaca como as coberturas podem receber infraestrutura voltada à produção de energia renovável ou, ainda, ser ocupadas por unidades habitacionais. De superfícies arborizadas que aumentam a biodiversidade urbana a instalações esportivas, espaços de eventos e oficinas comunitárias, o catálogo apresenta uma vasta gama de programas, cada um específico para certas tipologias de construção e de coberturas, que abordam vários Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

MVRDV desenvolve catálogo com soluções para requalificar coberturas de edifícios - Imagem 6 de 18
Cortesia de MVRDV

Precisamos de um novo Código de Construção, ou melhor, um Regulamento para as Coberturas, como um guia para as associações de proprietários e corporações que tomam a iniciativa. Devemos ser capazes de empilhar os quatro elementos — água, vegetação, energia e população — uns sobre os outros, como um sanduíche. Deve ser definido em algum tipo de regulamento, que as coberturas devem ser capazes de suportar esse peso. Estruturas mais fortes são mais sustentáveis. — Winy Maas, sócio fundador do MVRDV

Há vários anos, diferentes iniciativas e eventos tornam o público mais consciente deste recurso inexplorado para a expansão do espaço público. Rotterdam Rooftop Days é um projeto que visa "mostrar como a cobertura pode contribuir para uma cidade saudável, vibrante, inclusiva, atraente e preparada para o futuro". As intervenções temporárias permitem que os moradores vivenciem a cidade de maneira diferente, enquanto contribuem para a transformação da paisagem dos telhados de Rotterdam.

MVRDV desenvolve catálogo com soluções para requalificar coberturas de edifícios - Imagem 17 de 18
Museu Depot Boijmans Van Beuningen / MVRDV. Imagem © Ossip van Duivenbode

O MVRDV promoveu a ideia de ativar coberturas em diversas ocasiões, começando com o projeto de extensão da casa Didden Village. Em 2016, o escritório criou a instalação Stairs of Kriterion, ampliando o espaço público na cobertura de um edifício importante em Rotterdam. Para o projeto de renovação da If Factory, o estúdio adicionou uma paisagem de bambus-verdes na cobertura de uma fábrica, tornando o espaço repleto de atividades e acessível através de uma escada pública. Ao mesmo tempo, a reforma da Pirâmide de Tirana valoriza ainda mais a cobertura como um espaço público. Além de ativar os telhados existentes, os arquitetos vêm projetando as coberturas de novos projetos, como o Depot Boijmans Van Beuningen, que oferece à cidade uma floresta na cobertura.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Cutieru, Andreea. "MVRDV desenvolve catálogo com soluções para requalificar coberturas de edifícios" [MVRDV Develops a Catalogue for Repurposing Rooftops] 24 Jun 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/963650/mvrdv-desenvolve-catalogo-com-solucoes-para-requalificar-coberturas-de-edificios> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.