Palafitas de madeira: 10 exemplos de arquiteturas elevadas do solo

Casas de palafitas são edificações erguidas em estacas sobre a superfície do solo ou de um corpo d'água. Datando do Neolítico e da Idade do Bronze, uma grande variedade de moradias elevadas foram identificadas de várias formas em todo o mundo, concebidas com metodologias inovadoras. As palafitas são adequadas para regiões costeiras e climas subtropicais. Mais do que apenas uma resolução de projeto estrutural distinta, também protegem contra inundações, maximizam as vistas e permitem que os proprietários construam em terrenos rochosos, íngremes ou instáveis. Também servem para impedir a entrada de animais silvestres, fornecer ventilação por baixo e minimizar a pegada ecológica de uma casa.

Além disso, a madeira é um material de construção totalmente renovável, orgânico e com consciência ambiental. A madeira armazena dióxido de carbono por um longo tempo, tornando os edifícios de madeira significativamente mais ecologicamente respeitosos do que aqueles construídos com materiais e processos baseados em fósseis. Construída sobre palafitas, a construção à base de madeira é uma maneira excepcionalmente sustentável - e esteticamente estimulante - de construir.

As seguintes 10 casas de palafitas de madeira são exemplos do potencial criativo que esta tipologia pode trazer à arquitetura contemporânea:

Charred Cabin / DRAA

Palafitas de madeira: 10 exemplos de arquiteturas elevadas do solo - Imagem 6 de 51
Charred Cabin / DRAA. Image © Felipe Camus

Localizada na região de Olmué, a noroeste de Santiago, Chile, está a Cabana Charred projetada por DRAA. Encomendada como um refúgio de montanha para um casal de acadêmicos, a Cabana Charred foi concebida como um abrigo com uma conexão medida com o exterior, compreendida em dois momentos:

1. O nível de entrada - emoldurado por uma janela solitária - molda as atividades da sala, enquanto as áreas de cozinha e banheiro são pressionadas pelo mezanino.

2. No meio da planta baixa, uma escada de aço permite a abertura de um sótão que se diferencia por amplas janelas horizontais emoldurando as pitorescas montanhas que circundam a cabana.

O exterior da cabine é construído usando painéis SIP (Structural Insulated Panel), enquanto os módulos pré-fabricados foram dispostos e proporcionados para se destacarem do terreno íngreme sobre palafitas. Montado rapidamente por uma equipe de três pessoas, a facilidade de construção foi um componente importante do comissionamento da cabine.

Palafitas de madeira: 10 exemplos de arquiteturas elevadas do solo - Imagem 4 de 51
Charred Cabin / DRAA. Image © Felipe Camus
Palafitas de madeira: 10 exemplos de arquiteturas elevadas do solo - Imagem 5 de 51
Charred Cabin / DRAA. Image
Palafitas de madeira: 10 exemplos de arquiteturas elevadas do solo - Imagem 7 de 51
Charred Cabin / DRAA. Image

High House / DELORDINAIRE

Concluída em 2017, a High House, projetada por DELORDINAIRE, ergue-se orgulhosamente contra o cenário árido Québecois. A casa brinca com o limite entre o interior e o exterior, convidando as pessoas a se reunirem em espaços imersos na natureza. Embora as construções de palafitas elevadas sejam normalmente usadas em climas quentes e zonas inundadas, este chalé de inverno com eficiência energética usa a tipologia de palafitas para criar uma área protegida no piso térreo com um fogão ao ar livre.

Palafitas de madeira: 10 exemplos de arquiteturas elevadas do solo - Imagem 16 de 51
High House / DELORDINAIRE. Image © Olivier Blouin
Palafitas de madeira: 10 exemplos de arquiteturas elevadas do solo - Imagem 19 de 51
High House / DELORDINAIRE. Image © Olivier Blouin
Palafitas de madeira: 10 exemplos de arquiteturas elevadas do solo - Imagem 22 de 51
High House / DELORDINAIRE. Image © Olivier Blouin

Elevar a estrutura proporcionou aos residentes uma visão ininterrupta do Mont Saint Anne da área do lounge, bem como uma estética geral impressionante. Também permite que a luz do sol entre diretamente na casa a qualquer hora do dia.

Em um dia nublado ou com neve, a casa se confunde com a paisagem branca quase desaparecendo, e no dia de verão, a estrutura branca mínima se destaca contra as colinas verdes circundantes.

Palafitas de madeira: 10 exemplos de arquiteturas elevadas do solo - Imagem 17 de 51
High House / DELORDINAIRE. Image © Olivier Blouin

House by the Lake / Carlos Zwick Architekten BDA

25 Anos após a queda do Muro de Berlim, o arquiteto berlinense Carlos Zwick se apaixonou pela propriedade coberta de mato à beira do lago em Potsdam, onde atualmente fica a Casa à Beira do Lago.

A casa passiva se assenta sobre 40 palafitas diagonais de ferro, cujas 10 fundações individuais tocam respeitosamente nos terraços apenas em pontos específicos. Uma grade de aço suporta os pisos, paredes e tetos de madeira. O equilíbrio ecológico está em vigor - garantido pelos materiais de construção sustentáveis, bem como pelo sistema solar térmico no telhado.

Palafitas de madeira: 10 exemplos de arquiteturas elevadas do solo - Imagem 23 de 51
House by the Lake / Carlos Zwick Architekten BDA. Image © José Campos
Palafitas de madeira: 10 exemplos de arquiteturas elevadas do solo - Imagem 2 de 51
House by the Lake / Carlos Zwick Architekten BDA. Image © José Campos
Palafitas de madeira: 10 exemplos de arquiteturas elevadas do solo - Imagem 21 de 51
House by the Lake / Carlos Zwick Architekten BDA. Image

A uma altura de 3 metros e com uma fachada de ripas verticais de lariço, a estrutura assemelha-se a uma moderna casa na árvore. Integra-se discretamente nos velhos carvalhos e castanheiros centenários. A loggia se estende por toda a largura da casa, 8 metros acima do nível da água, o que cria a sensação de flutuar diretamente acima do lago. Nas áreas de estar, enormes janelas de correr em madeira garantem a maior proximidade possível com a natureza.

Até o grande bordo que ficava no caminho da casa permanece no lugar e agora cresce bem no meio da sala de estar.

Palafitas de madeira: 10 exemplos de arquiteturas elevadas do solo - Imagem 24 de 51
House by the Lake / Carlos Zwick Architekten BDA. Image © José Campos

Media Perra House / Santos Bolívar

Este projeto residencial - localizado no noroeste do México, no Valle de Guadalupe, Rota do Vinho - foi projetado e construído para Media Perra.

As características naturais peculiares da paisagem, a topografia íngreme e as mudanças bruscas de nível criaram desafios e oportunidades para os arquitetos Santos Bolívar. A adaptação e a ligação com as características naturais envolventes foram conceitos que levaram os arquitetos a decidirem que a rocha era um símbolo de pertencimento e que a nova casa devia relacionar-se e interagir com ela. Ao criar uma ponte (através da rocha), a proposta para a casa Media Perra passou a criar um diálogo entre a natureza e o espaço construído.

Palafitas de madeira: 10 exemplos de arquiteturas elevadas do solo - Imagem 14 de 51
Media Perra House / Santos Bolívar. Image © Miguel Ángel Mayoral Rodríguez
Palafitas de madeira: 10 exemplos de arquiteturas elevadas do solo - Imagem 12 de 51
Media Perra House / Santos Bolívar. Image © Miguel Ángel Mayoral Rodríguez
Palafitas de madeira: 10 exemplos de arquiteturas elevadas do solo - Imagem 15 de 51
Media Perra House / Santos Bolívar. Image
Palafitas de madeira: 10 exemplos de arquiteturas elevadas do solo - Imagem 51 de 51
Media Perra House / Santos Bolívar

Os arquitetos levantaram o piso principal da casa com pilares de madeira e aço, de forma a permitir que o piso térreo permanecesse mais permeável e aberto. Alcançando uma sequência e um ritmo vertical, o exterior apresenta uma humilde releitura da fachada da sua antecessora: a cervejaria Media Perra.

Palafitas de madeira: 10 exemplos de arquiteturas elevadas do solo - Imagem 29 de 51
Media Perra House / Santos Bolívar. Image © Miguel Ángel Mayoral Rodríguez

Shelters for Hotel Bjornson / Ark-shelter

O Ark-shelter Studio foi contratado para construir um conjunto de apartamentos na floresta para o Hotel Bjornson em Liptovský Mikuláš, Eslováquia. Com um briefing  para cabines duplas voltadas para um lado ao redor do edifício principal do hotel, a solução tornou-se relativamente simples.

Palafitas de madeira: 10 exemplos de arquiteturas elevadas do solo - Imagem 27 de 51
Shelters for Hotel Bjornson / Ark-shelter. Image © BoysPlayNice
Palafitas de madeira: 10 exemplos de arquiteturas elevadas do solo - Imagem 11 de 51
Shelters for Hotel Bjornson / Ark-shelter. Image © BoysPlayNice
Palafitas de madeira: 10 exemplos de arquiteturas elevadas do solo - Imagem 25 de 51
Shelters for Hotel Bjornson / Ark-shelter. Image

Entre as árvores, o projeto do apartamento foi baseado na ideia do cliente de uma casca externa com uma orientação unilateral e vistas. Todas as cabines contêm seu próprio apartamento independente composto por um quarto-sala, quarto para crianças, hall de entrada e um banheiro. Elevadas suavemente acima do solo, as cabines são orientadas para ficarem de costas uma para a outra e com vista para as cenas imperturbadas da floresta ou da pista de esqui.

É o contato imediato com a pista de esqui e a região selvagem acidentada que cria a atmosfera única do resort.

Palafitas de madeira: 10 exemplos de arquiteturas elevadas do solo - Imagem 26 de 51
Shelters for Hotel Bjornson / Ark-shelter. Image © BoysPlayNice

Cabin Kvitfjell / Lund Hagem Architects

O processo de design para Cabin Kvitfjell foi inspirado no desejo do cliente de ter "uma cabana de verão em uma paisagem de inverno". O terreno - na Noruega - está localizado no topo de um dos mais altos terrenos edificáveis dentro da estação de esqui Kvitfjell. Tem vistas panorâmicas para o sudeste, onde a topografia cai drasticamente.

Palafitas de madeira: 10 exemplos de arquiteturas elevadas do solo - Imagem 9 de 51
Cabin Kvitfjell / Lund Hagem Architects. Image © Sam Hughes
Palafitas de madeira: 10 exemplos de arquiteturas elevadas do solo - Imagem 10 de 51
Cabin Kvitfjell / Lund Hagem Architects. Image

A parte central do terreno, previamente sem vegetação, era também a parte mais plana. Embora a área limpa fornecesse o local perfeito para suportar o peso da cabana, as árvores existentes criaram um filtro natural em direção à estrada e ao resort, mais abaixo na montanha.

A cabine principal e o anexo foram construídos sobre palafitas para tocar o solo da maneira mais "leve" possível. Para continuar a desenvolver a ideia de "uma cabana de verão nas montanhas", os volumes estruturais foram envolvidos em finas venezianas verticais. Dados os grandes planos de vidro por trás dessas venezianas, as paredes externas adquiriram uma qualidade "semelhante a um véu". A planta da cabina principal tem uma forma de Y que se inclina para enquadrar as vistas deslumbrantes sobre as montanhas, tanto das áreas comuns como do quarto principal.

Palafitas de madeira: 10 exemplos de arquiteturas elevadas do solo - Imagem 28 de 51
Cabin Kvitfjell / Lund Hagem Architects. Image © Sam Hughes

House on 12 Legs / RJZS Architects

No deserto exuberante de Zebegény, um local popular para férias e caminhadas no norte da Hungria, fica a House on 12 Legs projetada por RJZS Architects. O patrimônio arquitetônico de Zebegény, foi fortemente influenciado pela geomorfologia e recursos naturais da cidade e seus arredores. O local do projeto está localizado na parte noroeste da região, entre uma área de resort com famílias e casas de férias.

Palafitas de madeira: 10 exemplos de arquiteturas elevadas do solo - Imagem 44 de 51
House on 12 Legs / RJZS Architects. Image © Balázs Dany
Palafitas de madeira: 10 exemplos de arquiteturas elevadas do solo - Imagem 46 de 51
House on 12 Legs / RJZS Architects. Image © Balázs Dany

A "casa de doze pernas" fica em uma floresta densa cheia de carvalhos jovens e acácias, com um terreno especialmente íngreme como resultado de uma chuva nas proximidades. Os principais requisitos do projeto foram os seguintes: o edifício deve mudar o mínimo possível o terreno e o ambiente, deve aproveitar a vista fantástica sobre a curva do Danúbio e também deve ser barato e simples de construir. Esses aspectos foram integrados na massa e no posicionamento do edifício.

O telhado de duas águas se abre em seu lado mais curto, de frente para o Danúbio. De pé firmemente sobre as palafitas, toda a casa é uma estrutura simples e leve de madeira. A construção exigiu apenas o corte de uma árvore e pode ser alcançado a pé por baixo. Uma série de escadas simples de madeira conduzem à estrutura de madeira, que toca o terreno em doze pontos.

Palafitas de madeira: 10 exemplos de arquiteturas elevadas do solo - Imagem 40 de 51
House on 12 Legs / RJZS Architects. Image

Stilt House / B.HOUSSAIS Architecture

Fiel ao seu nome, a Stilt House em Pleumeur-Bodou, França, foi erguida afastada do chão. A sua simplicidade, transparência e escolha de materiais (caixilharia de alumínio cinza, vidros verticais e revestimentos de madeira, parede de madeira natural) procuram criar uma sensação de elegância e leveza.

A casa é um miradouro bem envidraçado voltado para o Mar Céltico. Sua posição em relação aos limites do lote e das casas vizinhas (e sua localização atrás da rue des Plages) é estratégica, pois o monte de samambaias protege a casa de vis-à-vis, permitindo que ela se mescle discretamente na paisagem ao mesmo tempo que permite seus residentes para verem o mar em sua totalidade. É acessível através de uma escada de aço galvanizado.

Palafitas de madeira: 10 exemplos de arquiteturas elevadas do solo - Imagem 48 de 51
Stilt House / B.HOUSSAIS Architecture. Image © Pascal Léopold
Palafitas de madeira: 10 exemplos de arquiteturas elevadas do solo - Imagem 47 de 51
Stilt House / B.HOUSSAIS Architecture. Image © Pascal Léopold

As fundações são assentadas com 12 estacas aparafusadas na areia, e o solo permanece completamente permeável à água, uma vez que uma fossa de imersão reprocessa a água da chuva. A moldura e o revestimento são em painéis de douglas fir não tratado e okoumé cru, enquanto o parquet de carvalho cobre o piso. Os painéis solares pré-aquecem a água quente sanitária.

A estrutura primária é definida em aço galvanizado, para economizar matéria-prima e por razões de resistência ideal. A estrutura secundária é construída em caixilharia de madeira e inclui os ladrilhos do térreo, do segundo andar e do terraço panorâmico. Finalmente, uma grande fachada cortina com espinhos de madeira e uma concha de alumínio voltada para o mar.

Palafitas de madeira: 10 exemplos de arquiteturas elevadas do solo - Imagem 50 de 51
Stilt House / B.HOUSSAIS Architecture

Las Trancas House / Cristian Irarrázaval Andrews

A Casa Las Trancas é um ponto de partida para o desenvolvimento de um terreno virgem localizado às margens do Lago Calafquen próximo a Coñaripe, Chile.

Para esta primeira construção, houve uma grande consideração pelo conhecimento local devido às características do terreno e às dificuldades de acesso. A maioria dos materiais, técnicas e mão de obra tiveram que ser adquiridos localmente, apresentando um processo de construção tecnicamente atemporal. Além disso, a casa teve que permanecer flexível como o início de um novo desenvolvimento com um futuro indeciso e muitos usos potenciais.

Palafitas de madeira: 10 exemplos de arquiteturas elevadas do solo - Imagem 41 de 51
Las Trancas House / Cristian Irarrázaval Andrews. Image Courtesy of Cristian Irarrázaval Andrews
Palafitas de madeira: 10 exemplos de arquiteturas elevadas do solo - Imagem 32 de 51
Las Trancas House / Cristian Irarrázaval Andrews. Image Courtesy of Cristian Irarrázaval Andrews

De forma programática, o volume apresenta-se como um plano aberto que, graças a um sistema de painéis deslizantes, pode ser dividido em diferentes espaços quando necessário. Uma pesada estrutura de telhado fornece abrigo para o interior, que recua em três de seus cantos e forma um perímetro com saliências para proteção contra chuva forte e o sol.

Palafitas de madeira: 10 exemplos de arquiteturas elevadas do solo - Imagem 35 de 51
Las Trancas House / Cristian Irarrázaval Andrews. Image

Half-Tree House / Jacobschang Architecture

Esta estrutura de 34 metros quadrados está localizada em 60 acres de floresta secundária privada no Condado de Sullivan, Nova York. Está situada numa zona íngreme e isolada da propriedade, sem acesso de veículos, sem água canalizada e sem eletricidade.

Desde o início, este projeto delineou duas diretrizes formidáveis: projetar uma estrutura que pudesse ser erguida por construtores amadores de fim de semana e considerar um orçamento de construção limitado. A topografia apresentou um difícil desafio. Em um esforço para minimizar o trabalho no local e eliminar a necessidade de grandes fundações, muros de contenção e concreto bombeado, a arquitetura é elevada acima do solo e conta com o apoio das árvores.

Palafitas de madeira: 10 exemplos de arquiteturas elevadas do solo - Imagem 31 de 51
Half-Tree House / Jacobschang Architecture. Image © Noah Kalina
Palafitas de madeira: 10 exemplos de arquiteturas elevadas do solo - Imagem 36 de 51
Half-Tree House / Jacobschang Architecture. Image © Noah Kalina

As fundações de sonotubo ancoram os cantos da encosta no nível, enquanto metade do peso da estrutura é distribuída, via Garnier Limbs, para duas árvores existentes. Vigas de madeira projetadas formam o perímetro com madeira nominal padrão para todas as estruturas intermediárias. Três portas pivotantes de tubo de aço 8'x8 '- a maior despesa individual - foram fabricadas externamente e instaladas, protegidas contra intempéries e equipadas no local com vidro com isolamento duplo.

O espaço é aquecido com um fogão a lenha Jotul altamente eficiente e a energia (se necessário) é obtida de um gerador portátil. Toda a construção foi executada por seus dois proprietários, e no verdadeiro espírito de construção de celeiros da Nova Inglaterra, com uma equipe de dedicados apoiadores de fim de semana.

Palafitas de madeira: 10 exemplos de arquiteturas elevadas do solo - Imagem 38 de 51
Half-Tree House / Jacobschang Architecture. Image © Noah Kalina
Sobre este autor
Cita: Bartolini, Olivia. "Palafitas de madeira: 10 exemplos de arquiteturas elevadas do solo" [10 Wooden Stilt Houses that are Lifting Architecture off the Ground] 10 Jul 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/963635/palafitas-de-madeira-10-exemplos-de-arquiteturas-elevadas-do-solo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.