Teclados podem fazer parte e melhorar a estética de um projeto de arquitetura

Ao chegar a um ambiente escuro e desconhecido, nossas mãos tateiam a uma certa altura, até acharmos um teclado para acender as lâmpadas e, com sorte, achá-lo. É uma das muitas coisas que só realmente percebemos quando estão mal desenhadas. Ao projetar um ambiente, a decisão de locar os controladores em locais acessíveis e intuitivos exige atenção por parte dos projetistas. Teclados se enquadram na lista de objetos que queremos que sejam muito fáceis de achar quando precisamos, mas que, sem uso, preferimos que fiquem escondidos. Isso porque seu design, muitas vezes, chama mais atenção do que deveria, o que pode acabar destoando na proposta estética do ambiente. Mas nem sempre é preciso que seja assim. Há algumas opções que unem design e funcionalidade, com customizações que permitem que os controladores se encaixem em qualquer tipo de projeto. 

Teclados podem fazer parte e melhorar a estética de um projeto de arquitetura - Imagem 4 de 14
Cortesia de Lutron

Além de características estéticas, a automação residencial tem se tornado cada vez mais comum e acessível nas construções, permitindo definir o tipo de iluminação de um ambiente a partir de predefinições, controlar dispositivos ou eletrodomésticos, alterando o aspecto do ambiente com um toque. A empresa Lutron vem desenvolvendo, há três décadas, controladores de parede que buscam unir sofisticação, artesania e desempenho.

Teclados podem fazer parte e melhorar a estética de um projeto de arquitetura - Imagem 8 de 14
Cortesia de Lutron

O Alisse Wall Control é um controlador elegante, equilibrado e versátil que seleciona experiências de iluminação mágicas com o toque de um botão. Permite controlar conjuntos de lâmpadas, persianas/cortinas, temperatura e equipamentos de terceiros. Botões grandes com luz traseira facilitam encontrar e usar o teclado em condições de baixa iluminação. Estão disponíveis em várias cores e acabamentos, com texto opcional ou entalhes de ícones para facilitar a identificação.

Teclados podem fazer parte e melhorar a estética de um projeto de arquitetura - Imagem 6 de 14
Cortesia de Lutron
Teclados podem fazer parte e melhorar a estética de um projeto de arquitetura - Imagem 2 de 14
Cortesia de Lutron

Além das placas controladoras, o sistema HomeWorks conecta-se à nuvem, permitindo o controle, integração e monitoramento de um smartphone ou tablet usando o aplicativo Lutron. Isso quer dizer que, apertando um botão, o ambiente pode ser configurado para uma atmosfera relaxante, pode tornar-se completamente escuro e fechado ou responder à luz natural e se adaptar a isso.

Teclados podem fazer parte e melhorar a estética de um projeto de arquitetura - Imagem 3 de 14
Cortesia de Lutron
Teclados podem fazer parte e melhorar a estética de um projeto de arquitetura - Imagem 13 de 14
Cortesia de Lutron
Teclados podem fazer parte e melhorar a estética de um projeto de arquitetura - Imagem 14 de 14
Cortesia de Lutron

O que mais chama a atenção é a versatilidade de acabamentos e as possibilidades de combinações com os revestimentos do ambiente. Por exemplo, em um grande painel de madeira aparente, com ou sem alguma textura, os controladores em bronze passam quase despercebidos, e as três possibilidades de tonalidade permitem mimetizar com a espécie de madeira utilizada. Em paredes com pintura clara, as opções Snow White ou Bright Chrome se mesclam ao fundo, trazendo sutileza e requinte ao ambiente. Mas a opção projetual pode ser a de contrastar a textura da parede ao controlador de luz. Uma combinação que sempre trará sobriedade e sofisticação é a de compor paredes de concreto aparente ou cimento queimado a peças escuras, como Graphite e Matte Black, por exemplo.

Teclados podem fazer parte e melhorar a estética de um projeto de arquitetura - Imagem 12 de 14
Cortesia de Lutron
Teclados podem fazer parte e melhorar a estética de um projeto de arquitetura - Imagem 11 de 14
Cortesia de Lutron

Sistemas, como o Homeworks, facilitam a vida tanto de arquitetos quanto de usuários, pois permitem evidenciar partes do projeto e criar determinadas sensações através de configurações personalizadas. Ao mesmo tempo, é interessante poder ter a possibilidade de customizar e utilizar os controles de iluminação para fazer parte da estética do projeto.

Conheça mais sobre os controladores Alisse e o sistema HomeWorks.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Eduardo Souza. "Teclados podem fazer parte e melhorar a estética de um projeto de arquitetura" 26 Jul 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/963629/interruptores-podem-fazer-parte-e-melhorar-a-estetica-de-um-projeto-de-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.