Herzog & de Meuron converte usina elétrica em complexo de uso misto em San Francisco

Começou a obra do projeto de transformação, assinado por Herzog & de Meuron, de uma antiga usina de energia em um projeto de uso misto em San Fransisco, nos Estados Unidos. Projetado em colaboração com os arquitetos da Adamson Associates, com sede na Califórnia, a reutilização adaptativa da icônica Station A é parte do projeto da Estação Elétrica de Portrero, que consiste na extensão do bairro Dogpatch a partir do desenvolvimento de uma área industrial de 29 acres. O design de Herzog & de Meuron retém e reaproveita várias características do edifício industrial, enquanto adiciona uma estrutura leve com estrutura de aço no topo, dando assim uma nova vida a um dos marcos de São Francisco.

Herzog & de Meuron converte usina elétrica em complexo de uso misto em San Francisco - Imagem 3 de 4
© Herzog & de Meuron

Inicialmente destinada à demolição, a Station A, uma das estruturas históricas do bairro Dogpatch, agora está sendo reaproveitada com o apoio da comunidade local. Com base em sua experiência com projetos de reutilização adaptativa, como o Tate Modern de Londres, a Elbphilharmonie de Hamburgo ou ainda a Caixaforum de Madrid, os arquitetos suíços Herzog & de Meuron propõe uma reconsideração cuidadosa das qualidades da área industrial, atribuindo novos usos às características arquitetônicas da antiga usina.

Herzog & de Meuron converte usina elétrica em complexo de uso misto em San Francisco - Imagem 2 de 4
© Herzog & de Meuron

"A reinvenção da Power Station trará nova vida a um edifício significativo do passado, colorindo a cidade e ancorando esta área como um novo destino na orla de São Francisco ”- Jason Frantzen, sócio sênior da Herzog & de Meuron.

A transformação da Station A retém grande parte da sala da turbina, cujas fundações suportam os pavimentos adicionados. As diferentes plataformas que antes abrigavam as máquinas para a geração de energia serão transformadas em áreas de reunião com vista para um espaço semelhante a um átrio, na antiga sala da turbina. A fachada do volume superior terá beirais, e o projeto incorporará estratégias de ventilação natural, configurando assim uma transformação sustentável do edifício industrial. O andar térreo da estação conterá um saguão, um centro de conferências e espaços multifuncionais, enquanto os andares superiores serão dedicados a escritórios.

Herzog & de Meuron converte usina elétrica em complexo de uso misto em San Francisco - Imagem 4 de 4
© Herzog & de Meuron

A Power Station é o projeto de desenvolvimento mais extenso de São Francisco até o momento e contará com habitação, varejo, escritórios e áreas ao ar livre, criando um novo bairro com renda mista na orla da cidade. Outros edifícios dentro do desenvolvimento são projetados por Foster + Partners e LMS Architects.

Station A

  • Área do terreno: 4.366,5 m²
  • Área Construída: 39.948,30 m²
  • Área de Projeção: 33,22 x 131,97metros
  • Cliente: California Barrel Company LLC, San Francisco, CA, EUA
  • Consultores de projeto: Herzog & de Meuron, Basel, Suíça
  • Arquiteto Executivo: Adamson Associates, Inc., Los Angeles, CA, EUA
  • Arquitetos do Herzog & de Meuron responsáveis: Jacques Herzog, Pierre de Meuron, Jason Frantzen (Sócio Responsável), Simon Demeuse
  • Equipe do projeto Herzog & de Meuron: Maximilian Beckenbauer (associado, diretor do projeto), Ryan Cole (gerente do projeto), Marion Achach, Alessandro Arcangeli, Iwona Boguslawska, Carly Dean, Josh Ehrlich, Ahmed Fetahu, Carly Gertler, Ciarán Grogan, Josh Helin, Brandon Lawry, Richard Nelson-Chow
  • Equipe de conceito de Herzog & de Meuron: Maximilian Beckenbauer (associado, diretor de projeto), Ryan Cole (gerente de projeto), Bruno de Almeida Martins, Carla Ferrando, Brandon Lawry, David Goncalves Monteiro, Richard Nelson-Chow, Alexander Pearson, Matteo Zapparoli

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Cutieru, Andreea. "Herzog & de Meuron converte usina elétrica em complexo de uso misto em San Francisco" [Herzog & de Meuron to Convert Former San Francisco Power Plant into Mixed-Use Project] 15 Jun 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Martino, Giovana) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/963177/herzog-and-de-meuron-converte-usina-eletrica-em-complexo-de-uso-misto-em-san-francisco> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.