Foster + Partners converte antigo monastério na nova Apple Store de Roma

Foster + Partners converte antigo monastério na nova Apple Store de Roma

Na semana passada, a Apple abriu sua maior loja na Europa, localizada dentro do Palazzo Marignoli de Roma, do século 19. Projetado por Foster + Partners, Apple Via del Corso celebra o edifício histórico, revelando seus murais de 1890, afrescos e trabalhos de graffiato dos anos 1950, que ficaram escondidos da vista por décadas. O projeto cria uma justaposição entre as camadas históricas, a arte e a estética minimalista característica das lojas da Apple.

Cortesia de AppleCortesia de AppleCortesia de AppleCortesia de Apple+ 12

Cortesia de Apple
Cortesia de Apple

Localizado em um antigo convento do século 16, o Palazzo Marignoli foi construído em 1870, seguindo o projeto do arquiteto Salvatore Bianchi. De 1890 a 1955, o edifício abrigou o famoso Caffè Aragno, um ponto de encontro popular para escritores, jornalistas e figuras políticas de Roma. O projeto restaura várias obras de arte encontradas no antigo espaço do café, incorporando-as ao novo design da loja, incluindo duas grandes pinturas de teto, "Dawn" de Fabio Cipolla e "Dusk" de Ettore Ballerini. O projeto de reforma também descobriu e restaurou vários painéis de grafiato criados por Afro Basaldella, um contemporâneo de Picasso e um dos artistas mais importantes da Itália.

Cortesia de Apple
Cortesia de Apple

A alegria do projeto foi descascar e redescobrir as camadas da história em todo o edifício e revelar seu passado eclético, que vai desde os históricos tetos pintados e os afrescos de Fabio Cipolla, tanto da década de 1890 até os mais recentes grafites de Afro Basaldella. O Palazzo Marignoli viu tanto ao longo de sua história, e nos sentimos verdadeiramente privilegiados por poder fazer parte de sua mais nova fase de vida. -Stefan Behling, arquiteto responsável, Foster + Partners

O projeto recupera a fachada da Via del Corso e alinha os arcos e abóbadas do corredor central com pedra Carrara condizente com o mármore existente. A escadaria monumental que conduz ao piano foi restaurada com seus detalhes originais em mármore, enquanto a abertura zenital construída anteriormente foi descoberta. Ao conectar as diferentes divisões do primeiro pavimento encontra-se uma galeria que dá para um terraço, o qual, no projeto de remodelação, é preenchido com vinhas e oliveiras como uma referência aos terraços de telhado romanos. O pátio interno remanescente do mosteiro do século 16 é pontilhado com árvores de cânfora e oferece um refúgio da movimentada rua comercial. Suas lanternas históricas também foram restauradas usando LEDs que imitam a luz de velas que teriam fornecido no passado.

Cortesia de Apple
Cortesia de Apple

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Cutieru, Andreea. "Foster + Partners converte antigo monastério na nova Apple Store de Roma" [Foster+Partners Converts a Palazzo in Rome into a New Apple Store] 07 Jun 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Martino, Giovana) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/962772/foster-plus-partners-converte-antigo-monasterio-na-nova-apple-store-de-roma> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.