Qual a diferença entre decorador, designer de interiores e arquiteto?

Não é difícil concordar que combinar cores numa sala é uma tarefa muito diferente de pensar a insolação em um edifício, ou como este era ser implantado num terreno. A importância de cada função pode ser subjetiva para cada cliente, fazendo com que ambos exercícios sejam fundamentais para trazer qualidade à percepção espacial - fator inerente ao ofício do decorador, designer de interiores e arquiteto. Mas, afinal, quais seriam as diferenças entre as três profissões?

A confusão que pode vir a existir na hora de contratar um desses profissionais pode levar a problemas graves relacionados à atribuição legal e responsabilidade civil. Por exemplo, qualquer alteração em paredes, ampliações ou demolições é uma função para arquitetos. No caso de decoradores ou designers de interiores, é considerado uma tarefa ilegal, além de colocar a estrutura em risco - neste cenário, no caso de um acidente, o cliente não tem a quem responsabilizar legalmente.

Sendo assim, fizemos um pequeno resumo sobre o que delimita a função desses profissionais na hora de contratar seus serviços para reformular o espaço construído.  

Qual a diferença entre decorador, designer de interiores e arquiteto? - Imagem 4 de 5
Casa Raízes / Triplex Arquitetura. Foto: © Felipe Araújo

Decorador(a)

Apesar de existirem cursos de curta ou média duração, essa profissão não exige que o profissional seja formado, podendo ser inclusive autodidata. Como não existe uma regulamentação formal, não é possível saber qual é o conhecimento de cada profissional em relação a importantes fatores estruturais ou materiais, o que pode interferir diretamente na segurança e conforto do espaço. Portanto, sua função está principalmente em escolher móveis, acessórios, plantas, cores, que não alterem fisicamente o ambiente, mas sim na composição e aspecto visual, a fim de aprimorar a sensação desejada pelo cliente. Normalmente, é um trabalho a ser contratado no final de um projeto ou para espaços que já estão construídos. 

Qual a diferença entre decorador, designer de interiores e arquiteto? - Imagem 5 de 5
Loft 5 Senses / Talita Nogueira Arquitetura. Foto: © Eduardo Macarios

Designer de interiores

Seguindo normas técnicas de ergonomia e dos confortos térmico, acústico e lumínico, trata-se de um profissional capaz de captar as necessidades dos clientes para concretizá-las através de seus projetos. Sua função se exerce na criação e revisão de layouts, no desenvolvimento de mobiliários específicos e, até mesmo, exclusivos para uma obra, a criação de efeitos cênicos e aplicação de diferentes técnicas. Por se tratar de um trabalho que se limita ao ambiente interno, é o profissional que pode auxiliar o arquiteto no momento de resolver espaços do objeto construído, agregando uma maior qualidade à obra. 

Qual a diferença entre decorador, designer de interiores e arquiteto? - Imagem 2 de 5
Espaço de Ideias William Grant & Sons / Design Plus. Foto: © Vibhor Yadav

Arquiteto(a)

Após completar a graduação de, no mínimo, cinco anos em cursos aprovados pelo Ministério da Educação, o arquiteto pode exercer distintas funções devido ao conhecimento teórico, prático e técnico que recebe ao decorrer de sua formação e experiência profissional. Segundo a legislação são "profissionais generalistas, capazes de compreender e traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidade, com relação à concepção, à organização e à construção do espaço interior e exterior, abrangendo o urbanismo, a edificação, o paisagismo, bem como a conservação e a valorização do patrimônio construído, a proteção do equilíbrio do ambiente natural e a utilização racional dos recursos disponíveis" e podem exercer os mais distintos caminhos profissionais, que envolvem todas as etapas de projeto e execução das disciplinas citadas anteriormente.

Qual a diferença entre decorador, designer de interiores e arquiteto? - Imagem 3 de 5
Casa Maracanã / Terra e Tuma Arquitetos Associados. Foto: © Pedro Kok

Como podemos ver, o arquiteto é único profissional que pode transitar entre todas as funções que abarcariam a qualidade espacial. No entanto, apesar de muitos profissionais formados viverem principalmente de pequenas reformas e decoração de interiores, esta última atividade parece ser estigmatizada pela classe como um todo.

Publicado originalmente em 20 de junho de 2021, atualizado em 24 de junho de 2022.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: ArchDaily Team. "Qual a diferença entre decorador, designer de interiores e arquiteto?" 29 Jun 2022. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/962751/qual-a-diferenca-entre-decorador-designer-de-interiores-e-arquiteto> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.