Corpos, cinema e espaço: veja a programação completa do Arquiteturas Film Festival

Seguindo os temas das edições anteriores do festival que abordaram questões contemporâneas relativas ao ambiente construído, o Arquiteturas Film Festival, que acontecerá entre os dias 1 e 6 de junho em Lisboa, continua a oferecer um fórum aberto para discussão, por meio de histórias audiovisuais pessoais, coletivas e globais vindas de todos os cantos do mundo.

A 8ª edição do Arquiteturas explora o tema Bodies Out of Space através de uma excursão sobre a construção social do espaço conectado a um fio que circula dentro das suas próprias narrativas de dominação. Narrativas também sobre identidade que muitas vezes é retirada ou forçada a representar o nosso corpo. Contra algumas suposições atuais, vemos este paradigma perceptivo — um epítome da visão de nossos tempos — como fundamentalmente social, espacial e corporal. 

Corpos, cinema e espaço: veja a programação completa do Arquiteturas Film Festival - Imagem 2 de 8Corpos, cinema e espaço: veja a programação completa do Arquiteturas Film Festival - Imagem 3 de 8Corpos, cinema e espaço: veja a programação completa do Arquiteturas Film Festival - Imagem 4 de 8Corpos, cinema e espaço: veja a programação completa do Arquiteturas Film Festival - Imagem 5 de 8Corpos, cinema e espaço: veja a programação completa do Arquiteturas Film Festival - Mais Imagens+ 3

A arquitetura trabalha com poderes administrativos, econômicos, políticos e estruturais que controlam, segregam e colonizam, mapeando ativamente os territórios espaciais habitados pelos nossos corpos. Agora, para sermos justos, isto não é apenas uma interpretação sombria da disciplina, é um pedido para pensar ativamente sobre a nossa responsabilidade como espectador, enquanto percorremos este labirinto de desigualdades como descendentes diretos da exploração do espaço e dos corpos.

País convidado: Angola

Os angolanos têm vivido experiências extremas como a conquista pela independência, conflitos bélicos de longa duração, amarguras políticas e forte oscilação econômica. Cada dia se acorda numa Luanda de resistência. A confluência de tempos e de regimes é visível na arquitetura: dos sobrados escravagistas ao modernismo tropical, do Português Suave ao vale-tudo neoliberal, com arranha-céus asiáticos nas novas centralidades. Um país com escassa produção cinematográfica que é um viveiro de histórias mirabolantes a serem filmadas. Os ritmos eletrizantes são a trilha sonora da cidade. A festa nunca pára, nem nos momentos de mágoa. Alegria, um modo de luta ou de alienação?

Corpos, cinema e espaço: veja a programação completa do Arquiteturas Film Festival - Imagem 5 de 8
Cortesia de Arquiteturas Film Festival

As vozes do cinema angolano, que se tornam cada vez mais proeminentes, têm curadoria da jornalista, escritora e produtora Marta Lança (BUALA). Conheça os filmes do país convidado aqui.

Ciclo de Debates África Habitat

O Ciclo de Debates Africa Habitat, organizado em parceria com a Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, traz reflexões relacionadas com os temas tratados nos filmes do país convidado. Centra-se nas formas de intervenção socio-urbanística e habitacional nas margens urbanas, trazendo olhares e ideias para a melhoria da qualidade do habitat dos grupos de menores recursos. No atual contexto de urbanização acelerada, globalização e aumento das desigualdades socio-espaciais, é urgente refletir sobre o impacto destas intervenções e a construção de cidades mais inclusivas. Os debates acontecem no café do Cinema São Jorge.

Corpos, cinema e espaço: veja a programação completa do Arquiteturas Film Festival - Imagem 8 de 8
Cortesia de Arquiteturas Film Festival

Exposição Mukandas da N’Guimbi

Mukandas da N’Guimbi (Recados da Terra, em kimbundu) apresenta criações originais de dois artistas angolanos, Lino Damião e Nelo Teixeira. Com uma diversidade de técnicas, os trabalhos abordam a temática da arquitetura e do espaço urbano e interpretam as experiências e vivências dos artistas em bairros informais da sua cidade-natal, Luanda.

O Arquiteturas Film Festival apresentará, ao todo, 36 filmes divididos em 22 sessões, de países como Portugal, Itália, Israel, Alemanha, França, Bélgica, Países Baixos, Polónia, Ucrânia e Canadá. O júri, que irá premiar os filmes nas categorias de Prêmio Novos Talentos, Melhor Ficção, Melhor Filme Experimental e Prêmio do Público, será composto pela antropóloga visual Inês Ponte, a artista plástica Fernanda Fragateiro, a realizadora Fernanda Polacow, o realizador Richard John Seymour e o arquiteto e fundador da Galeria Antecâmara, Pedro Campos Costa.

Corpos, cinema e espaço: veja a programação completa do Arquiteturas Film Festival - Imagem 6 de 8
Cortesia de Arquiteturas Film Festival

O festival é concebido pela Do You Mean Architecture e pelo projeto portuense INSTITUTO, numa co-produção celebrada com a EGEAC e o Cinema São Jorge. A produção do festival conta ainda com parceiros como a Ordem dos Arquitetos de Lisboa e Vale do Tejo, o projeto África Habitat, sediado na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa e o Instituto Cultural Romeno. A oitava edição é também apoiada pela Embaixada de Angola.

Corpos, cinema e espaço: veja a programação completa do Arquiteturas Film Festival - Imagem 3 de 8
Cortesia de Arquiteturas Film Festival

Veja a programação completa do Arquiteturas Film Festival

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Corpos, cinema e espaço: veja a programação completa do Arquiteturas Film Festival" 26 Mai 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/962079/corpos-cinema-e-espaco-veja-a-programacao-completa-do-arquiteturas-film-festival> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.