Daniel Libeskind desenvolve projeto urbano em sua cidade natal na Polônia

Daniel Libeskind desenvolve projeto urbano em sua cidade natal na Polônia

Nascido na cidade polonesa de Łódź em 1946, Daniel Libeskind passou boa parte de sua infância em Israel e em 1959 migrou junto com sua família para os Estados Unidos, tornando-se cidadão americano em 1965. Mais de meio século depois de deixar o seu país de origem, Libeskind voltou a sua cidade natal e está desenvolvendo um amplo projeto de revitalização urbana que pretende mudar a cara de uma das maiores e mais importantes cidades do país. Desenvolvido em parceria com o Instituto Cultural inLodz21, o projeto pretende ressignificar 21 lotes urbanos e estruturas construídas no centro de Łódź, desde edifícios residenciais e comerciais até espaços urbanos. Visando resgatar a antiga glória da cidade e transformá-la em um novo polo cultural e industrial, o projeto inLodz21 pretende restabelecer a cidade de Łódź como um importante centro de inovação e criatividade no cenário nacional e internacional.

Cortesia de Studio LibeskindCortesia de Studio LibeskindCortesia de Studio LibeskindCortesia de Studio Libeskind+ 4

Com o principal objetivo de criar uma rede de novos espaços públicos, 21 terrenos baldios e edifícios existentes desocupados foram identificados e escolhidos para configurar um percurso que auxiliará a revitalizar toda a região central da cidade. Desta forma, o plano diretor que estabelece o projeto inLodz21 pretende abordar  muitos dos problemas sociais, ambientais e de preservação do patrimônio construído que a cidade vem enfrentando já a alguns anos.

Cortesia de Studio Libeskind
Cortesia de Studio Libeskind

O projeto Nexus21 visa criar uma série de conexões importantes ao redor de toda a cidade, revalorizando a memória, a história e a energia característica desta cidade e de seus habitantes. Cada um dos 21 projetos tem como objetivo contar uma história única, construindo uma narrativa sobre o passado, o presente e o futuro da cidade de Łódź. -- Daniel Libeskind

Cortesia de Studio Libeskind
Cortesia de Studio Libeskind

Dentre os projetos delineados no plano diretor, o novo Centro de Arquitetura de Łódź desempenhará um papel significativo, estabelecendo a primeira e mais nova porta de entrada estabelecida pelo plano diretor. A estrutura será implantada na confluência dos eixos comerciais e turísticos do centro da cidade, revelando-se como um novo marco escultural de referencia para os seus cidadãos e visitantes, o qual contará com uma série de espaços expositivos e educacionais além de um centro de eventos. Através de suas formas geométricas agudas—características das obras de Libeskind—, o novo Centro de Arquitetura de Łódź procura construir um diálogo ente a arquitetura histórica e tradicional do centro da cidade, além de incorporar uma série de aberturas zenitais e uma cobertura jardim.

Cortesia de Studio Libeskind
Cortesia de Studio Libeskind

O segundo edifício a ser construído será o novo Centro de Inovação e Moda, o qual está sendo concebido, por um lado, para celebrar a rica história e a tradição da indústria têxtil e do desenho de moda da cidade de Łódź; e por outro lado, para promover o desenvolvimento de novas tecnologias aplicadas à industria têxtil na Polônia. Além destes dois edifícios principais, um novo centro comunitário chamado de a “Casa dos Futuros” está sendo projetado como um espaço de encontro e engajamento social, um lugar onde os próprios cidadãos poderão imaginar o futuro que eles querem para a sua cidade.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Stouhi, Dima. "Daniel Libeskind desenvolve projeto urbano em sua cidade natal na Polônia" [Daniel Libeskind Revives his Polish Hometown with the Łódź Architecture Center] 14 Mai 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/961417/daniel-libeskind-desenvolve-projeto-urbano-em-sua-cidade-natal-na-polonia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.