Daniel Libeskind desenvolve projeto urbano em sua cidade natal na Polônia

Nascido na cidade polonesa de Łódź em 1946, Daniel Libeskind passou boa parte de sua infância em Israel e em 1959 migrou junto com sua família para os Estados Unidos, tornando-se cidadão americano em 1965. Mais de meio século depois de deixar o seu país de origem, Libeskind voltou a sua cidade natal e está desenvolvendo um amplo projeto de revitalização urbana que pretende mudar a cara de uma das maiores e mais importantes cidades do país. Desenvolvido em parceria com o Instituto Cultural inLodz21, o projeto pretende ressignificar 21 lotes urbanos e estruturas construídas no centro de Łódź, desde edifícios residenciais e comerciais até espaços urbanos. Visando resgatar a antiga glória da cidade e transformá-la em um novo polo cultural e industrial, o projeto inLodz21 pretende restabelecer a cidade de Łódź como um importante centro de inovação e criatividade no cenário nacional e internacional.

Daniel Libeskind desenvolve projeto urbano em sua cidade natal na Polônia - Imagem 1 de 4Daniel Libeskind desenvolve projeto urbano em sua cidade natal na Polônia - Imagem 2 de 4Daniel Libeskind desenvolve projeto urbano em sua cidade natal na Polônia - Imagem 3 de 4Daniel Libeskind desenvolve projeto urbano em sua cidade natal na Polônia - Imagem 4 de 4Daniel Libeskind desenvolve projeto urbano em sua cidade natal na Polônia - Mais Imagens

Com o principal objetivo de criar uma rede de novos espaços públicos, 21 terrenos baldios e edifícios existentes desocupados foram identificados e escolhidos para configurar um percurso que auxiliará a revitalizar toda a região central da cidade. Desta forma, o plano diretor que estabelece o projeto inLodz21 pretende abordar  muitos dos problemas sociais, ambientais e de preservação do patrimônio construído que a cidade vem enfrentando já a alguns anos.

Daniel Libeskind desenvolve projeto urbano em sua cidade natal na Polônia - Imagem 2 de 4
Cortesia de Studio Libeskind

O projeto Nexus21 visa criar uma série de conexões importantes ao redor de toda a cidade, revalorizando a memória, a história e a energia característica desta cidade e de seus habitantes. Cada um dos 21 projetos tem como objetivo contar uma história única, construindo uma narrativa sobre o passado, o presente e o futuro da cidade de Łódź. -- Daniel Libeskind

Daniel Libeskind desenvolve projeto urbano em sua cidade natal na Polônia - Imagem 3 de 4
Cortesia de Studio Libeskind

Dentre os projetos delineados no plano diretor, o novo Centro de Arquitetura de Łódź desempenhará um papel significativo, estabelecendo a primeira e mais nova porta de entrada estabelecida pelo plano diretor. A estrutura será implantada na confluência dos eixos comerciais e turísticos do centro da cidade, revelando-se como um novo marco escultural de referencia para os seus cidadãos e visitantes, o qual contará com uma série de espaços expositivos e educacionais além de um centro de eventos. Através de suas formas geométricas agudas—características das obras de Libeskind—, o novo Centro de Arquitetura de Łódź procura construir um diálogo ente a arquitetura histórica e tradicional do centro da cidade, além de incorporar uma série de aberturas zenitais e uma cobertura jardim.

Daniel Libeskind desenvolve projeto urbano em sua cidade natal na Polônia - Imagem 4 de 4
Cortesia de Studio Libeskind

O segundo edifício a ser construído será o novo Centro de Inovação e Moda, o qual está sendo concebido, por um lado, para celebrar a rica história e a tradição da indústria têxtil e do desenho de moda da cidade de Łódź; e por outro lado, para promover o desenvolvimento de novas tecnologias aplicadas à industria têxtil na Polônia. Além destes dois edifícios principais, um novo centro comunitário chamado de a “Casa dos Futuros” está sendo projetado como um espaço de encontro e engajamento social, um lugar onde os próprios cidadãos poderão imaginar o futuro que eles querem para a sua cidade.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Stouhi, Dima. "Daniel Libeskind desenvolve projeto urbano em sua cidade natal na Polônia" [Daniel Libeskind Revives his Polish Hometown with the Łódź Architecture Center] 14 Mai 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/961417/daniel-libeskind-desenvolve-projeto-urbano-em-sua-cidade-natal-na-polonia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.